sicnot

Perfil

País

Rebelo de Sousa diz que "está ponderado o que havia a ponderar" sobre as presidenciais

Marcelo Rebelo de Sousa disse hoje na TVI que "está ponderado o que havia a ponderar" sobre uma eventual candidatura à Presidência da República, mas sem revelar se é candidato ou não ou quando tornará pública a decisão.

MIGUEL A. LOPES

Depois de no domingo ter recusado comentar uma sondagem que concluía que estava próximo da vitória logo na primeira volta caso se candidate às presidenciais de janeiro do próximo ano, justificando que era dia de falar de legislativas, hoje, o ex-presidente do PSD aceitou falar sobre as presidenciais, afirmando que, da sua parte, já "houve tempo suficiente para perceber e clarificar toda a situação politíca no plano das presindencias e das legislativas".

O professor de Direito não revelou se se candidata ou não à Presidência da República, nas eleições de janeiro de 2016, justificando até com o facto de não fazer sentido fazer um anúncio de decisão num canal de televisão, mas avançou que ponderou o que tinha a ponderar.

"Uma coisa é ter o cenário claro na cabeça, ponderado e decidido, outra coisa é falar dele, que é certamente fora da TVI. Não faria sentido confundir o comentador com o potencial ator político", afirmou.

Questionado pelo jornalista José Alberto Carvalho sobre se esta frase sigbifica que já tomou uma decisão, Marcelo Rebelo de Sousa disse que "significa que houve tempo suficiente para perceber e clarificar toda a situação política no plano das presindencias e das legislativas".

"Está percebido e está ponderado o que havia a ponderar", concluiu.

Lusa

  • As alterações na carta de condução que ajudam a poupar
    6:16
  • George H. Bush nos cuidados intensivos e mulher também hospitalizada

    Mundo

    O antigo Presidente dos Estados Unidos da América e a sua mulher estão hospitalizados em Houston, no Texas. George H. W. Bush foi admitido no sábado, devido a um problema respiratório derivado de pneumonia, enquanto Barbara Bush entrou esta quarta-feira no hospital, por sintomas de fadiga e tosse.

  • Nevão provocou corte de energia no centro dos EUA
    1:37

    Mundo

    Uma tempestade de neve no centro dos Estados Unidos da América provocou cortes no abastecimento de eletricidade, atrasos em voos e dificuldades na circulação rodoviária. Em Espanha, a descida das temperaturas levou à emissão de avisos em 30 províncias de norte a sul do país e deixou 27.700 alunos sem aulas em Valência.

  • Cadela sobrevive após engolir faca de cozinha

    Mundo

    Na Escócia, uma história de sobrevivência, no mínimo, bicuda. Uma cadela engoliu uma faca de cozinha com mais de 20 centímetros, manteve-a dentro de si durante algumas semanas mas sobreviveu, depois de ser operada de urgência..