sicnot

Perfil

País

Rebelo de Sousa diz que "está ponderado o que havia a ponderar" sobre as presidenciais

Marcelo Rebelo de Sousa disse hoje na TVI que "está ponderado o que havia a ponderar" sobre uma eventual candidatura à Presidência da República, mas sem revelar se é candidato ou não ou quando tornará pública a decisão.

MIGUEL A. LOPES

Depois de no domingo ter recusado comentar uma sondagem que concluía que estava próximo da vitória logo na primeira volta caso se candidate às presidenciais de janeiro do próximo ano, justificando que era dia de falar de legislativas, hoje, o ex-presidente do PSD aceitou falar sobre as presidenciais, afirmando que, da sua parte, já "houve tempo suficiente para perceber e clarificar toda a situação politíca no plano das presindencias e das legislativas".

O professor de Direito não revelou se se candidata ou não à Presidência da República, nas eleições de janeiro de 2016, justificando até com o facto de não fazer sentido fazer um anúncio de decisão num canal de televisão, mas avançou que ponderou o que tinha a ponderar.

"Uma coisa é ter o cenário claro na cabeça, ponderado e decidido, outra coisa é falar dele, que é certamente fora da TVI. Não faria sentido confundir o comentador com o potencial ator político", afirmou.

Questionado pelo jornalista José Alberto Carvalho sobre se esta frase sigbifica que já tomou uma decisão, Marcelo Rebelo de Sousa disse que "significa que houve tempo suficiente para perceber e clarificar toda a situação política no plano das presindencias e das legislativas".

"Está percebido e está ponderado o que havia a ponderar", concluiu.

Lusa

  • Jovem que morreu numa estância de esqui em Espanha sofreu um aneurisma
    1:26
  • Cunhado do Rei de Espanha em liberdade sem caução

    Mundo

    Inaki Urdangarin vai mesmo aguardar o desenrolar do recurso em liberdade na Suíça, onde o marido da Infanta Cristina tem residência oficial e onde terá de se apresentar às autoridades uma vez por mês, para além de estar obrigado a comunicar qualquer deslocação fora da Europa. De fora fica ainda o pagamento da caução de 200 mil euros pedida pelo Ministério Público espanhol.

  • Três letras de Zeca Afonso

    Cultura

    No dia em que se assinalam 30 anos da morte de Zeca Afonso, Raquel Marinho, jornalista da SIC e divulgadora de poesia portuguesa contemporânea, escolhe três letras do cantor e autor para dizer, em forma de homenagem.

    Raquel Marinho

  • Compensa comprar a granel?
    8:39
  • "Isto é uma mentira e tem carimbo de Estado"
    2:12

    Opinião

    O preço das botijas de gás em Portugal duplicou nos últimos 15 anos. José Gomes Ferreira esteve no Jornal da Noite, da SIC, onde explicou este aumento, lembrando que a classe política prometeu que se houvesse mais empresas a operar no mercado, os preços desciam. Contudo, José Gomes Ferreira diz que "isto é uma mentira e tem carimbo de Estado". O Diretor-Adjunto de Informação SIC explicou que como o mercado é livre, os operadores vendem aos preços mais altos que podem, deste modo os preços não variam muito entre uns e outros.

    José Gomes Ferreira