sicnot

Perfil

País

Livre/Tempo de Avançar vai convocar Congresso devido ao resultado das legislativas

O Grupo de Contacto do Livre/Tempo de Avançar anunciou hoje que vai pedir à Mesa da Assembleia a convocação de um Congresso, órgão máximo do partido, em consequência do resultado das eleições legislativas de domingo.

ANDR\303\211 KOSTERS

"O Grupo de Contacto reuniu ontem [segunda-feira] ao final da tarde e princípio da noite e, enquanto órgão executivo do LIVRE/Tempo de avançar, reconhece esta derrota, pela qual assume a responsabilidade política. Assim, vai pedir à Mesa da Assembleia que proceda à convocatória de um Congresso, órgão máximo do partido, que deverá desejavelmente ter lugar antes do final do ano", pode ler-se num comunicado dirigido aos apoiantes, divulgado no 'site' do partido.

Na nota divulgada hoje o Grupo de Contacto assume que o partido teve uma derrota nas eleições de domingo.

"Apesar de um processo muito participado, como talvez nunca tenha acontecido na democracia portuguesa, os resultados eleitorais do passado domingo exprimiram uma pesada derrota da nossa candidatura", acrescenta.

Nas eleições legislativas de domingo, o Livre/Tempo de Avançar (L/TDA) conseguiu mais de 39 mil votos, o que se traduziu em 0,72% das intenções de voto, mas que não permitiu a eleição de um deputado.

O L/TDA estabeleceu também dois "objetivos centrais" até à realização do congresso: "Sanear financeiramente o partido das despesas da campanha que acabámos de realizar e que, por não termos atingido o mínimo para a subvenção estatal, teremos de custear pelos nossos meios" e "promover as melhores condições para que todos os membros e apoiantes possam participar da reflexão que importa fazer sobre o futuro do partido".

O Grupo de Contacto do partido aproveitou ainda para agradecer o envolvimento e a dedicação dos membros e apoiantes, "em torno de um objetivo político que era crucial ter cumprido".

"Este projeto tem menos de dois anos e já contribuiu em muito para o renovar da vida política portuguesa porque contou com o empenho, a imaginação e a vontade cívica de todos vós --- e é assim também que escreverá o seu futuro", remata a nota.

Lusa

  • Marcelo já sabia da substituição do embaixador de Angola
    4:00

    País

    O Presidente da República sabia há bastante tempo da substituição do embaixador de Angola em Lisboa e já tinha aprovado o nome do futuro representante de Luanda. A revelação foi feita, esta terça-feira, por Marcelo Rebelo de Sousa, numa conversa exclusiva com a SIC no Palácio de Belém. O Presidente contou ainda que não vai enviar recados ao Governo nem aos partidos no discurso de 25 abril que vai fazer na Assembleia da República.

    Exclusivo SIC

  • "O ministro não escondeu nem tapou"
    1:20

    Economia

    Pedro Santana Lopes falou pela primeira vez sobre a auditoria feita à Santa Casa no período em que foi provedor. Esta terça-feira, na SIC Notícias, Santana Lopes desvalorizou as irregularidades e defendeu o ministro do Trabalho, da Solidariedade e da Segurança Social, Vieira da Silva.

    Pedro Santana Lopes

  • Constitucional chumba algumas normas da lei de barrigas de aluguer

    País

    O Tribunal Constitucional chumbou algumas normas do acórdão sobre as barrigas de aluguer. De acordo com o Expresso, a decisão já foi comunicada à Assembleia da República. A obrigatoriedade da regulamentação da lei ser feita pelo Parlamento e não pelo Governo terá sido unânime.

  • A história do bebé que continua a lutar pela vida depois de terem desligado as máquinas

    Mundo

    Alfie Evans sofre de uma doença cerebral degenerativa. A sua condição levou o caso à justiça e, depois de uma batalha judicial entre os pais e o hospital, os juízes determinaram que as máquinas do suporte artificial de vida fossem desligadas. Apesar de os aparelhos terem sido desligados na segunda-feira à noite, segundo os pais, a criança de 23 meses continua a lutar pela vida, respirando sozinha.

    SIC

  • O 10 de julho de 1941 na escrita de João Pinto Coelho
    15:09
  • Chegaram os brinquedos de cartão para a consola
    6:24
  • Marinha resgata 138 migrantes ao largo de Lampedusa

    País

    A fragata da Marinha portuguesa D. Francisco de Almeida resgatou esta terça-feira, ao largo da ilha de Lampedusa, em Itália, 138 migrantes, entre eles 15 mulheres e oito bebés, disse à Lusa fonte do Estado-Maior-General das Forças Armadas.

  • O recado de Donald Trump à Coreia do Norte 

    Mundo

    O Presidente norte-americano, Donald Trump, exortou Pyongyang a eliminar todo o seu arsenal nuclear, precisando o que queria dizer exatamente ao apelar para a "desnuclearização" do regime totalitário, antes de uma aguardada cimeira com o líder norte-coreano.

  • O vestido de noiva de Megan Markle
    1:17