sicnot

Perfil

País

Livre/Tempo de Avançar vai convocar Congresso devido ao resultado das legislativas

O Grupo de Contacto do Livre/Tempo de Avançar anunciou hoje que vai pedir à Mesa da Assembleia a convocação de um Congresso, órgão máximo do partido, em consequência do resultado das eleições legislativas de domingo.

ANDR\303\211 KOSTERS

"O Grupo de Contacto reuniu ontem [segunda-feira] ao final da tarde e princípio da noite e, enquanto órgão executivo do LIVRE/Tempo de avançar, reconhece esta derrota, pela qual assume a responsabilidade política. Assim, vai pedir à Mesa da Assembleia que proceda à convocatória de um Congresso, órgão máximo do partido, que deverá desejavelmente ter lugar antes do final do ano", pode ler-se num comunicado dirigido aos apoiantes, divulgado no 'site' do partido.

Na nota divulgada hoje o Grupo de Contacto assume que o partido teve uma derrota nas eleições de domingo.

"Apesar de um processo muito participado, como talvez nunca tenha acontecido na democracia portuguesa, os resultados eleitorais do passado domingo exprimiram uma pesada derrota da nossa candidatura", acrescenta.

Nas eleições legislativas de domingo, o Livre/Tempo de Avançar (L/TDA) conseguiu mais de 39 mil votos, o que se traduziu em 0,72% das intenções de voto, mas que não permitiu a eleição de um deputado.

O L/TDA estabeleceu também dois "objetivos centrais" até à realização do congresso: "Sanear financeiramente o partido das despesas da campanha que acabámos de realizar e que, por não termos atingido o mínimo para a subvenção estatal, teremos de custear pelos nossos meios" e "promover as melhores condições para que todos os membros e apoiantes possam participar da reflexão que importa fazer sobre o futuro do partido".

O Grupo de Contacto do partido aproveitou ainda para agradecer o envolvimento e a dedicação dos membros e apoiantes, "em torno de um objetivo político que era crucial ter cumprido".

"Este projeto tem menos de dois anos e já contribuiu em muito para o renovar da vida política portuguesa porque contou com o empenho, a imaginação e a vontade cívica de todos vós --- e é assim também que escreverá o seu futuro", remata a nota.

Lusa

  • Cessar-fogo de 30 dias na Síria
    2:07

    Mundo

    O Conselho de Segurança das Nações Unidas chegou este sábado a acordo sobre o cessar-fogo na Síria, depois de três dias de intensas negociações para evitar o veto da Rússia. As tréguas vão durar 30 dias e permitir a entrada de ajuda humanitária em Ghouta Oriental, a região mais atingida pela guerra na Síria, nesta altura. Em apenas sete dias, os bombardeamentos do regime fizeram mais de 500 mortos.

  • Portugueses e espanhóis protestam em Salamanca contra mina de urânio
    0:38

    País

    O Bloco de esquerda desafia o Governo português a exigir às autoridades espanholas uma avaliação do impacto ambiental da mina de urânio a 40 quilómetros da fronteira portuguesa. Este caso está gerar contestação entre os ambientalistas. Várias associações portuguesas participaram este sábado numa manifestação em Salamanca. A Quercus diz-se preocupada com o impacto da mina de urânio no território português.

  • PS e PSD querem acordo sobre fundos e descentralização até ao verão
    3:07
  • Assalto a Tancos e roubo de armas da PSP podem estar relacionados
    1:24

    País

    O assalto a Tancos e o roubo de três armas da PSP, recuperadas na semana passada, podem estar relacionados. O semanário Expresso avança hoje que há suspeitos de terem participado nos dois assaltos e o grupo, ou parte dele, atua principalmente do Algarve, com possíveis ligações a outras organizações espalhadas pelo país ou até transacionais.

  • As gravações que provam que as autoridades conheciam o perfil violento de Nikolas Cruz
    1:35