sicnot

Perfil

País

Nuno Crato diz que a sua passagem pela política é "passageira"

O ministro da Educação e Ciência, Nuno Crato, disse hoje, em Campo Maior, no Alentejo, estar "concentrado em arrumar a casa", salientando que a sua passagem pela política "é passageira".

NUNO VEIGA/ LUSA

"O que eu posso dizer é que estou concentrado em arrumar a casa, em finalizar este mandato, e sei que a minha passagem pela política é passageira, eu sou um professor", disse o ministro.

Nuno Crato falava aos jornalistas em Campo Maior, no distrito de Portalegre, após ter inaugurado um centro escolar, que contou com um investimento de cerca de oito milhões de euros, financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

"Este governo está em funções, eu tive um mandato, estou a terminar esse mandato, não está formado governo nenhum ainda", sublinhou o ministro, referindo que "não faz sentido nenhum" discutir se vai continuar a desempenhar funções governativas na próxima legislatura.

Durante o seu discurso na sessão de inauguração do Centro Escolar Comendador Rui Nabeiro, Nuno Crato referiu que está a "terminar um ciclo um bocadinho mais longo" de quatro anos e quatro meses à frente do Ministério da Educação.

Aos jornalistas e após a cerimónia, Nuno Crato destacou ainda a "colaboração muito grande" que manteve, nomeadamente com os professores e com as autarquias, ao longo do mandato, para que a educação seja melhor no futuro.

"Isso faz-se com ambição, com metas exigentes, com avaliação", disse.

O Centro Escolar Comendador Rui Nabeiro, que mereceu por parte de Nuno Crato vários elogios, acolhe desde o início do atual ano letivo 765 alunos do pré-escolar e do 1.º e 2.º ciclos do ensino básico.

O equipamento conta com cerca de quatro dezenas de salas de aulas, refeitório, pavilhão desportivo, biblioteca, salas de informática, auditório e laboratórios.

O investimento contou com uma comparticipação nacional de cerca de 1,2 milhões de euros, da qual 616 mil euros foram atribuídos pela Câmara de Campo Maior e 564 mil euros pela Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares.

Lusa

  • Salah Abdeslam deixa cadeira vazia na leitura da sua sentença
    2:05

    Mundo

    O único suspeito vivo dos ataques de Paris em 2015 foi esta segunda-feira condenado a 20 anos de prisão por um tribunal belga, num processo paralelo: um tiroteio em março de 2016, em Bruxelas. Tanto Salah Abdeslam como o cúmplice não quiseram estar na leitura da sentença. O julgamento de Salah Abdeslam pelos ataques de Paris só deverá acontecer no próximo ano, em França.

  • Beyoncé e a irmã caem no Coachella e o vídeo torna-se viral

    Cultura

    Beyoncé voltou este fim de semana a subir ao palco do Coachella, depois de ter atuado na primeira semana do festival que decorreu no deserto da Califórnia, nos EUA. A cantora norte-americana voltou a brilhar, mas foi o momento em que caiu no palco com a irmã, Solange, que acabou por se tornar viral.

    SIC

  • Cientistas querem sequenciar genomas de 15 milhões de espécies

    Mundo

    Um consórcio internacional de cientistas, que por enquanto não inclui portugueses, propõe-se sequenciar, catalogar e analisar os genomas (conjuntos de informação genética) de 15 milhões de espécies, uma tarefa que levará dez anos a fazer, foi divulgado esta segunda-feira.