sicnot

Perfil

País

Sobe para 197 número de pessoas com sintomas de intoxicação na Universidade Nova

A Direção-geral da Saúde (DGS) elevou hoje para 197 o número de alunos e funcionários da Faculdade de Economia e Gestão da Universidade Nova de Lisboa afetados por sintomas de indisposição gastrointestinal.

(SIC/ Arquivo)

Segundo uma nota hoje divulgada pela DGS, na última semana houve 197 pessoas da Faculdade de Economia da Nova, incluindo alunos e professores, que manifestaram sintomas gastrointestinais como vómitos, diarreia e dores abdominais, apesar de não ter havido nenhum caso de hospitalização.

A água da rede pública já foi analisada no Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge (INSA) e revelou parâmetros normais.

As autoridades de saúde deslocaram-se à Faculdade e colheram igualmente amostras de alimentos que estão a ser analisadas também no INSA, mas ainda sem resultados conhecidos.

A Faculdade mantém-se a funcionar normalmente, mas foram emitidas recomendações gerais de prevenção da transmissão de doenças, como o reforço de medidas de higiene.

As autoridades de saúde pediram ainda aos doentes que não regressem às suas atividades habituais antes de desaparecerem os sintomas.

Lusa

  • Trabalhos no viaduto terminaram, mas trânsito continua condicionado em Alcântara
    1:23

    País

    Não há, para já, previsão para o restabelecimento da normalidade em Alcântara. Os trabalhos para colocar o viaduto de Alcântara na posição correta, depois do desvio registado num pilar, decorreram esta madrugada. O trânsito mantém-se por isso condicionado no sentido Cascais-Lisboa, como explicou o repórter da SIC, Paulo Varanda.

  • Costa exige a demissão de Dijsselbloem e Marcelo assina por baixo
    1:57
  • Suspeito de homicídio à porta do Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em preventiva
    1:36

    País

    O suspeito de ser o autor dos disparos que mataram um jovem junto à discoteca Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em prisão preventiva. Segundo a investigação, tudo terá começado com um mero desacato, ainda dentro da discoteca, onde a vítima e o detido foram filmados a discutir. O homem de 23 anos está indiciado por dois crimes de homicídio, um na forma tentada.

  • Romeu e Julieta nasceram no mesmo dia e no mesmo hospital

    Mundo

    Na Carolina do Sul, nos EUA, dois bebés tinham o parto marcado para 26 de março mas decidiram nascer mais cedo: exatamente no mesmo dia, apenas com uma diferença de 18 horas. Os pais não se conheciam e, curiosamente, deram o nome aos recém nascidos de Romeo e Juliet (em português, Romeu e Julieta).

  • Gelo nos polos recua para recordes mínimos

    Mundo

    A extensão de gelo polar dos oceanos Ártico e Antártico atingiu recordes mínimos a 13 de fevereiro, perdendo o equivalente a uma área maior do que o México, informou esta quarta-feira a agência espacial norte-americana NASA.