sicnot

Perfil

País

Operação conjunta entre Portugal e França resultou em 69 detenções

A operação conjunta de Portugal e França contra um grupo de transporte de imigrantes em situação ilegal resultou na detenção de 69 pessoas, entre as quais "nove figuras-chave" da rede criminosa que operava na União Europeia, anunciou hoje a Europol.

© Suhaib Salem / Reuters

Depois de o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) ter anunciado na passada sexta-feira que seis estrangeiros foram detidos na "operação Bouquet", realizada em conjunto com as autoridades francesas, a Europol, que apoiou a investigação, juntamente com a Eurojust, deu hoje mais detalhes sobre o esquema montado e que em Portugal envolvia não só o transporte de imigrantes como também casamentos de conveniência entre imigrantes e mulheres de nacionalidade portuguesa.

Dando conta da operação realizada pelo SEF a 01 de outubro que levou à detenção, em Portugal, de um "facilitador" que pertencia ao grupo criminoso, a Europol, o serviço europeu de polícia, explica que o esquema se baseava no transporte de imigrantes em situação ilegal -- oriundos do Industão, norte da Índia -- entre Lisboa, Paris e a fronteira belga, em viaturas próprias, além dos casamentos de conveniência envolvendo mulheres de nacionalidade portuguesa.

Entre as várias operações realizadas no quadro da investigação, a Europol destaca uma realizada na noite de 26 de setembro último em Biarritz Lá Négresse, França, que resultou na interceção de cinco veículos do grupo criminoso e na detenção de seis traficantes.

Na última sexta-feira, o SEF indicou que a investigação criminal decorria há cerca de dois anos, sob a direção do Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Lisboa, em coordenação com as autoridades francesas, visando um grupo de pessoas que se dedicam ao transporte de imigrantes em situação ilegal de vários países da União Europeia para Portugal, para aqui se regularizem, recorrendo a documentação falsa ou obtida fraudulentamente.

Lusa

  • "Já só lhes resta uma coisa: bisbilhotar comunicações privadas"
    2:57

    Caso CGD

    O primeiro-ministro diz que o PSD atingiu o grau zero da política, quando chegou à "bisbilhotice" de querer ver as mensagens trocadas entre o ministro das Finanças e António Domingues. A polémica da Caixa Geral de Depósitos voltou a marcar o debate quinzenal, com António Costa a garantir que nunca esteve em causa a entrega de declarações da administração. Já o PSD e o CDS a acusaram o Governo de violar as regras da transparência e de oprimir os direitos da oposição.

  • Compensa comprar a granel?
    8:39
  • Técnica de defesa contra aperto de mão de Donald Trump
    1:39
  • Vídeo mostra aterragem de Harrison Ford que quase causou um desastre

    Mundo

    Harrison Ford quase provocou um grave acidente quando, ao pilotar um dos seus aviões, falhou a pista de aterragem e esteve muito perto de chocar contra um um Boeing 737, com mais de 100 pessoas a bordo. O incidente com o ator norte-americano, considerado um piloto experiente, aconteceu na passada segunda-feira, dia 13, no Condado de Orange, na Califórnia, e o momento foi captado em vídeo.

  • Descoberta nova espécie de primatas em Angola

    Mundo

    Uma equipa britânica de cientistas descobriu uma nova espécie de galagos anões, um primata pertencente à família dos galonídeos - comum na África subsariana -, na floresta ameaçada da Kumbira, localizada na província do Cuanza Sul, noroeste de Angola.

  • Vestidos da princesa Diana em exposição
    1:29

    Mundo

    As roupas mais emblemáticas da princesa Diana vão estar em exposição no Palácio de Kensington, em Londres, a partir de sexta-feira. O objetivo é mostrar a evolução do estilo da princesa de Gales, considerada um dos maiores ícones de moda de sempre.