sicnot

Perfil

País

Estado do mar dificulta operações de busca na Figueira da Foz

As buscas para recuperar o corpo de um pescador que morreu na terça-feira num naufrágio na Figueira da Foz foram retomadas esta manhã, mas o estado do mar está a dificultar as operações, indicou fonte da Autoridade Marítima.

PAULO NOVAIS

Segundo Nuno Leitão, as missões decorrem desde as 07:00 em dois locais: com mergulhadores que tentam continuar as buscas no interior do arrastão que naufragou e através de varrimentos de sonar, na parte interior do porto.

O porta-voz da Autoridade Marítima Nacional precisou que as equipas de resgate tentaram puxar o arrastão mais para o interior da bacia do porto, antevendo as condições do mar, que está "muito forte e a dificultar muito as operações de busca".

Nuno Leitão adiantou que Instituto Hidrográfico da Marinha disponibilizou um sonar lateral para realizar as buscas de varrimento na área interna do porto.

"O objetivo é detetar ecos que não façam parte do perfil da bacia, irregularidades como redes e outras estruturas" que facilitem o trabalho dos mergulhadores já que "a visibilidade é praticamente nula", adiantou.

O arrastão Olívia Ribau naufragou na terça-feira passada, cerca das 19:15, à entrada do porto da Figueira da Foz, com sete pescadores a bordo.

Dois homens foram resgatados vivos, tendo sido encontrado o corpo de um dos pescadores na terça-feira e outros dois na quinta-feira.

Os mergulhadores conseguiram recuperar mais um cadáver na sexta-feira, no interior da embarcação, estando ainda por encontrar o corpo do último dos cinco pescadores desparecidos na sequência do acidente.

Lusa

  • DIRETO: Célula terrorista preparava grande atentado na Catalunha

    Ataque em Barcelona

    Uma das vítimas mortais do atentado em Barcelona era de Lisboa e há uma outra portuguesa, a sua neta, desaparecida. A polícia procura quatro jovens e há outras quatro detenções confirmadas. Os autores dos ataques na Catalunha, que mataram 14 pessoas e feriram 140, pertenciam ao mesmo grupo. Siga aqui as últimas informações, ao minuto.

    Em atualização

  • Vídeo mostra passagem da carrinha a alta velocidade nas Ramblas
    0:33
  • O momento em que os suspeitos foram abatidos em Cambrils
    2:35

    Ataque em Barcelona

    Em Cambrils, também na Catalunha, foram mortos cinco alegados terroristas que atropelaram várias pessoas, uma morreu e seis ficaram feridas, quando escapavam a uma perseguição policial, esta madrugada. As autoridades investigam uma eventual relação entre os dois atentados. Nota: chamamos à atenção para a violência das imagens, que podem chocar os espetadores mais sensíveis.

  • Nível de ameaça terrorista em Portugal continua moderado
    1:31

    Ataque em Barcelona

    O primeiro-ministro garantiu hoje que, para já, o nível de ameaça terrorista em Portugal não vai ser alterado (o nível está no 4 em 5). Já o Presidente da República disse que não há tolerância possível e garante que há medidas preparadas caso o mesmo cenário venha a acontecer em Portugal.

  • Vento e calor provocam reacendimentos em Mação
    1:55

    País

    As temperaturas altas e o vento forte estão a provocar reacendimentos em Mação. No terreno mantêm-se cerca de 800 bombeiros, numa altura que que há receio que as chamas voltem a ficar ativas, como explica o repórter Rui Carlos Teixeira.