Cinco distritos de Portugal em aviso amarelo devido a previsão de chuva forte
11.10.2015 22h27
Cinco distritos de Portugal continental estão sob aviso amarelo, o terceiro mais grave numa escala de quatro, desde as 22:00 de hoje, devido à possibilidade chuva forte, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
© Rafael Marchante / Reuters
Viana do Castelo, Porto, Aveiro, Coimbra e Braga são os distritos em aviso amarelo devido à possibilidade de aguaceiros, por vezes fortes, refere um comunicado do IPMA, acrescentando que o aviso está em vigor até, pelo menos, às 06:00.
De acordo com informação anterior da mesma fonte, os efeitos da tempestade causada pelo furacão Joaquin vão continuar a sentir-se até terça-feira, embora com diminuição de intensidade.
Segunda-feira será "um dia muito parecido ao de hoje", "com períodos de chuva ou aguaceiros que por vezes podem ser fortes", mantendo-se a possibilidade de trovoadas, referiu à Lusa a meteorologista Madalena Rodrigues.
Apenas na terça-feira se prevê "uma diminuição da precipitação de norte para sul, devido ao deslocamento da depressão", conclui a meteorologista.
A depressão pós-tropical corresponde a uma fase posterior da evolução do furacão Joaquin e, por isso, já não apresenta características de severidade meteorológica tipicamente associadas aos ciclones tropicais na categoria de furacão.
Lusa
Relacionados
- 0:49
Quatro distritos sob aviso laranja devido à chuva e ventos fortes
O mau tempo mantém-se neste início de semana. Para o dia de hoje há previsão de chuva e ventos fortes. Quatro distritos estão sob aviso laranja do Instituto Português do Mar e da Atmosfera.
-
Setembro chuvoso desagrava seca em Portugal
A chuva e o frio no mês de setembro contribuíram para o desagravamento da seca meteorológica, que terminou mesmo na região noroeste de Portugal, de acordo com o boletim climatológico mensal.
-
Joaquin deve chegar sábado a Portugal como depressão extratropical
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) informou hoje, em comunicado, que prevê para sábado períodos de chuva, aumento do vento e agitação marítima provocados pela passagem da depressão extratropical Joaquin.
-
IPMA emite aviso amarelo para arquipélago da Madeira
O arquipélago da Madeira está hoje sob aviso amarelo com previsão de chuva "pontualmente forte", segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
-
Parada militar pelo 70º aniversário do partido único na Coreia do Norte
Uma imponente parada militar começou hoje na capital da Coreia do Norte Pyongyang para marcar o 70º aniversário do Partido dos Trabalhadores, partido único liderado pelo Presidente Kim Jong-Un, segundo imagens ao vivo transmitidas pela televisão oficial. O desfile partiu da praça Kim Il-Sung, na capital do país, pelas 14:30 (07:30 em Lisboa), um pouco mais tarde do que as habituais paradas, devido à forte chuva que caiu durante a noite de sexta-feira, apesar do regime nunca ter revelado a hora de início nem dado explicações sobre o alegado atraso. Envergando o seu habitual uniforme escuro, o líder norte-coreano Kim Jong-Un presidiu às cerimónias e recebeu saudações de um comandante dos guardas honorários antes de inspecionar milhares de soldados que participam na parada, transmitida em direto pelo canal televisivo oficial coreano (KCTV). Os edifícios da praça foram também enfeitados com bandeiras quer do partido, com a foice e o martelo, quer do próprio país, vermelhas e azuis. Além do percurso da parada de hoje, a praça transformou-se num mar de cor, com dezenas de milhares de homens e mulheres acenando no ar flores e bandeiras. Na edição deste ano, mais de uma centena de jornalistas e um elevado número de turistas de diversos países assistem à cerimónia, que se interpreta como uma demonstração de força e unidade do regime militarizado de Kim Jong-un. (Fotos Lusa e AP)
- 1:41
Chuva e vento regressaram ao território nacional
A chuva e o vento regressaram ao território nacional, mas sem temporal. O mau tempo deve-se à aproximação da depressão provocada pelo já extinto furacão Joaquin e deverá manter-se até segunda-feira.
-
Tempestade passou mas chuva mantém-se até terça-feira
A tempestade causada pelo furacão Joaquin já passou, mas os seus efeitos vão continuar a sentir-se hoje, com chuva e trovoadas, que só devem diminuir de intensidade na terça-feira, segundo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Na Homepage
-
-
Jornalista entre mais 20 mortos nos piores protestos da década na Nicarágua
22.04.2018 às 10h30
- 1:44
- 0:46
Cão parcialmente cego e surdo salva criança na Austrália
Na Austrália, uma história está a emocionar o mundo. Um cão parcialmente cego e surdo salvou, na semana passada, uma criança de 3 anos que estava desaparecida.
22.04.2018 às 16h50
- 0:22
- 3:42
Vaca algarvia em risco de extinção
É uma corrida contra o tempo e o risco iminente de extinção. Numa altura em que são conhecidos apenas cinco exemplares da raça bovina algarvia, a inseminação artificial parece ser a única forma de evitar o desaparecimento completo de uma raça que foi desaparecendo com as mudanças na agricultura.
22.04.2018 às 17h38
-
Insólitos da semana
Do invulgar ao surreal, confira as imagens que marcaram o lado mais insólito do ser humano, esta semana.