sicnot

Perfil

País

Cavaco Silva recebe secretário-geral do PS, antes Costa reúne-se com BE e PAN

O Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, recebe hoje, às 16:00, o secretário-geral do PS, António Costa, que, antes de ir a Belém, terá ainda encontros com o BE e o PAN.

© Rafael Marchante / Reuters

A reunião entre António Costa e o BE, que chegou a estar marcada para quinta-feira e foi adiada a pedido do partido de Catarina Martins, irá realizar-se às 11:00, na sede dos 'bloquistas', enquanto o encontro com o PAN irá decorrer a partir das 14:30.

A audiência de Cavaco Silva a António Costa acontece seis dias depois de o chefe de Estado ter recebido em Belém o líder do PSD, Pedro Passos Coelho.

Depois do encontro com Passos Coelho, o Presidente da República fez uma comunicação ao país, na qual anunciou que encarregou o líder do PSD de desenvolver diligências para avaliar as possibilidades da constituição de uma "solução governativa que assegure a estabilidade política e a governabilidade do país".

Na comunicação, Cavaco Silva reiterou também que não se substituirá aos partidos no processo de formação do Governo, mas sublinhou que este "é o tempo do compromisso", onde a cultura da negociação deverá estar sempre presente.

No dia seguinte ao encontro, Passos Coelho e o presidente do CDS-PP, Paulo Portas, assinaram um acordo de Governo e colaboração mútua, no qual propõem ao Presidente da República um executivo de coligação entre os dois partidos, liderado pelo atual primeiro-ministro.

Na cerimónia de assinatura do acordo, o líder do PSD e atual primeiro-ministro anunciou que iria reunir-se com o secretário-geral do PS para promover "uma cultura de diálogo, de compromissos", que assegure "estabilidade para governar".

O encontro entre Passos Coelho, Paulo Portas e António Costa realizou-se na sexta-feira de manhã e, no final, o secretário-geral do PS disse ter-se tratado de uma reunião "bastante inconclusiva", alegando que PSD e CDS-PP não apresentaram qualquer proposta concreta.

No lado do PSD, Passos Coelho afirmou que os sociais-democratas e o CDS-PP querem acolher propostas do PS para obter um acordo sobre as linhas gerais do seu Programa do Governo e do Orçamento do Estado para 2016, sem traçar "linhas vermelhas".

Os três partidos marcaram, entretanto, novo encontro para terça-feira.

Também na sexta-feira, António Costa esteve reunido com o partido ecologista Os Verdes, num encontro que o líder socialista classificou como "muito produtivo" e a dirigente ecologista Heloísa Apolónia como "útil".

Na quarta-feira, o secretário-geral do PS já tinha estado já reunido com o PCP. No final, o secretário-geral comunista, Jerónimo de Sousa, reafirmou a disponibilidade para viabilizar um elenco governativo socialista e impedir novo executivo da coligação PSD/CDS-PP.

Lusa

  • À procura de um Governo estável
    3:42

    Novo Governo

    Não há avanços nas negociações para a formação do futuro Governo. Até agora, nã há notícias do documento que a coligação PSD-CDS prometeu fazer chegar ao Largo do Rato com propostas concretas para um entendimento com o PS. Nas negociações à esquerda aguarda-se pelo encontro desta segunda-feira entre socialistas e BE.

  • Rúben Lima nega crimes de corrupção no processo Cashball
    6:04

    Desporto

    Rúben Lima, um dos 8 jogadores suspeitos de terem sido aliciados por intermediários ao serviço do Sporting para beneficiar o clube de Alvalade, nega todos os crimes investigados pela Polícia Judiciária. Numa entrevista exclusiva à SIC, o jogador do Moreirense garante que não conhece nenhum dos quatro arguidos detidos no âmbito do processo Cashball.

    Exclusivo SIC

  • Partido Podemos com votação inédita em Espanha
    1:32

    Mundo

    Há uma votação inédita em Espanha. O Podemos começou esta terça-feira a decidir a continuidade do líder do partido, depois de Pablo Iglesias e a companheira terem comprado uma casa de 600 mil euros.

  • Rui Rio alerta que violações do segredo de justiça ameaçam democracia
    2:16

    País

    Rui Rio diz que não pede demissões "a cada esquina" e prefere aguardar pelas respostas do ministro Adjunto Siza Vieira, sobre o alegado conflito de interesses com os acionistas chineses da EDP. O líder do PSD esteve esta terça-feira reunido com a direção nacional da Polícia Judiciária, onde defendeu que a violação do segredo de justiça é insustentável e ameaça o regime democrático.

  • Reclusos limpam Ria Formosa
    3:01

    País

    Alguns reclusos do estabelecimento prisional de Olhão estão pela segunda vez a limpar a ilha da Armona, na Ria Formosa. São homens que beneficiam de regime aberto e, em fim de cumprimento de pena, têm com este trabalho uma amostra da liberdade que tanto aguardam.

  • A maior obra de reconversão urbana em Portugal 20 anos depois
    3:47