sicnot

Perfil

País

Chuvas intensas provocam inundações em Abrantes e Mação

As fortes chuvadas das últimas horas têm provocado diversas inundações nos concelhos de Abrantes e Mação, entre outros, com estradas alagadas, garagens e caves entupidas, além de cortes de estrada em alguns locais.

Abrantes foi um dos concelhos afetados.

Abrantes foi um dos concelhos afetados.

Google Maps

"Temos dezenas de ocorrências devido a inundações, essencialmente nos concelhos de Abrantes e Mação, no norte do distrito de Santarém, com estradas alagadas e caves e garagens inundadas, devido à dificuldade de escoamento das águas pluviais", disse à Lusa fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Santarém.

"Há registo de alguns bens danificados, nomeadamente em estabelecimentos comerciais, em automóveis e em casas particulares", disse a mesma fonte, tendo acrescentado que os bombeiros tiveram de socorrer algumas pessoas que ficaram "presas nas viaturas, cercadas por água".

"Em Alferrarede e no Cabrito, no concelho de Abrantes, tivemos de socorrer pessoas que estavam com dificuldades de sair das suas viaturas", disse.

Segundo a fonte do CDOS, "as condições meteorológicas vão conhecer um agravamento até cerca das 21:00", pela que, afirmou, "a prioridade é auxiliar e defender bens e pessoas, até que pare de chover e a água se dissipe".

As primeiras chamadas para pedir ajuda "coincidiram com o início das fortes chuvadas, cerca das 15:30", disse a mesma fonte, tendo reiterado pouco mais haver a fazer: "estamos a auxiliar no mais urgente e não há muito mais a fazer até que as condições meteorológicas melhorem", afirmou.

Lusa

  •  Portugal tem 54 zonas com alto risco de cheias

    País

    A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) apresentou hoje um conjunto de cartografia que identificou 54 zonas críticas de inundações em Portugal e que servirá de base à elaboração de planos de gestão de riscos até ao final deste ano.A APA identificou 22 zonas críticas de alto risco de cheias no continente, distribuídas pelas principais bacias hidrográficas, e ainda cinco zonas nos Açores e 27 na Madeira.

  • Temperatura global de 2016 foi a mais alta desde 1880

    Mundo

    A temperatura média na superfície terrestre e oceânica em 2016 foi a mais alta desde 1880, no terceiro ano consecutivo de recordes do aquecimento global, anunciou esta quarta-feira a agência dos Estados Unidos para a atmosfera e os oceanos.

  • CIA desvenda segredos de quase 50 anos de História

    Mundo

    A CIA publicou online quase 12 milhões de documentos confidenciais. Basta uma ligação à Internet para navegar por entre 50 anos de relatórios outrora secretos. Entre os milhões de páginas, estão documentos sobre um eventual assassínio de Fidel Castro, detalhes sobre os crimes de guerra nazis, relatórios sobre avistamentos de OVNI e um estudo sobre telepatia denominado "Projeto Star Gate".

  • Cadela sobrevive após engolir faca de cozinha

    Mundo

    Na Escócia, uma história de sobrevivência, no mínimo, bicuda. Uma cadela engoliu uma faca de cozinha com mais de 20 centímetros, manteve-a dentro de si durante algumas semanas mas sobreviveu, depois de ser operada de urgência..