sicnot

Perfil

País

Peregrinação internacional de outubro ao santuário começa hoje

A peregrinação internacional de outubro ao Santuário de Fátima começa hoje, aguardando-se a presença de milhares de fiéis naquela que é a última grande celebração do ano ao maior templo mariano do país.

PAULO CUNHA

As cerimónias, que têm como tema "Vigiai e Orai", são presididas pelo prefeito emérito da Congregação para os Bispos e também presidente emérito da Pontifícia Comissão para a América Latina, o cardeal italiano Giovanni Battista Re.

Esta é a quinta vez que o cardeal vai estar em Fátima, destacando-se a presença no santuário por ocasião das duas últimas visitas do papa João Paulo II, em 1991 e em 2000.

Dados do santuário indicam que até ao final da manhã de domingo inscreveram-se para a peregrinação 115 grupos de 27 países, sendo de Itália o maior número de grupos, 22 no total.

A peregrinação de segunda e terça-feira, 98 anos após os acontecimentos na Cova da Iria, tem início às 18:30, na Capelinha das Aparições, com o acolhimento pelo bispo de Leiria-Fátima, António Marto, e saudação pelo presidente das celebrações.

À noite, depois da recitação do terço, decorre a procissão das velas, a que se segue a missa.

A peregrinação é retomada na terça-feira, com o terço, às 09:00, na Capelinha, e uma hora depois realiza-se a principal celebração, a missa que inclui bênção dos doentes e procissão do adeus.

Para estas cerimónias, a GNR reforçou o patrulhamento nas principais vias de acesso e na cidade de Fátima.

Lusa

  • Bruno de Carvalho manda SMS aos jogadores em nome dos jogadores. Confuso?

    Desporto

    De acordo com a imprensa desta manhã, o presidente do Sporting Clube de Portugal terá enviado mensagens escritas aos jogadores com o seguinte texto "Obrigado presidente pelas felicitações. Ainda temos muito para conquistar juntos" e assinou com o nome do jogador a quem enviou a mensagem. Uma aparente reação ao facto de nenhum dos jogadores ter respondido às mensagens escritas por Bruno de Carvalho, com incentivos e elogios antes e depois da vitória do Sporting frente ao Boavista.

  • Marcelo já sabia da substituição do embaixador de Angola
    4:00

    País

    O Presidente da República sabia há bastante tempo da substituição do embaixador de Angola em Lisboa e já tinha aprovado o nome do futuro representante de Luanda. A revelação foi feita, esta terça-feira, por Marcelo Rebelo de Sousa, numa conversa exclusiva com a SIC no Palácio de Belém. O Presidente contou ainda que não vai enviar recados ao Governo nem aos partidos no discurso de 25 abril que vai fazer na Assembleia da República.

    Exclusivo SIC

  • Chegaram os brinquedos de cartão para a consola
    6:24
  • Governo promete melhorar condições de 26 mil famílias
    1:23

    País

    O ministro do Ambiente explicou esta terça-feira, no Parlamento, as novas medidas para a habitação: reduzir os impostos para arrendamentos longos, melhorar as condições de 26 mil famílias e introduzir o arrendamento vitalício para maiores de 65 anos. Este é um investimento que vai chegar aos 1700 milhões de euros.

  • Pato em excesso de velocidade faz disparar radar numa estrada suíça
    1:31
  • O vestido de noiva de Megan Markle
    1:17