sicnot

Perfil

País

GNR fiscaliza uso do cinto de segurança e telemóvel na condução amanhã

A GNR anunciou hoje que vai intensificar, na quarta-feira, em todo o país, a fiscalização ao uso do cinto de segurança, das cadeirinhas para crianças e utilização do telemóvel durante a condução.

© STR New / Reuters

Segundo a Guarda Nacional Republicana, para a operação, denominada "Anjo da Guarda", vão estar mobilizados militares dos comandos territoriais e da Unid ade Nacional de Trânsito.

As ações de fiscalização vão estar direcionadas para as vias situadas no interior das localidades, estradas nacionais, regionais e municipais onde estas infrações são mais frequentes, refere a GNR, em comunicado.

A GNR registou este ano 22.864 infrações por uso do telemóvel durante a condução, 24.664 por incorreta ou não utilização do cinto de segurança e 1.764 relacionados com as cadeirinhas para crianças.

Perante estes números, a GNR sublinha que vai realizar este ano diversas "operações de cariz preventivo, com o objetivo de alertar os condutores para os riscos associados a estas infrações, principalmente da incorreta ou não utilização do cinto de segurança ou cadeirinha para crianças, que estão associadas às principais causas de agravamento das lesões provocadas em caso de acidente".

Lusa

  • "É preciso despartidarizar o sistema de Proteção Civil", diz Duarte Caldeira
    2:47
  • Homem morreu ao tentar salvar animais das chamas
    2:30
  • Arcebispo de Braga pede responsabilidades pelos incêndios
    1:40

    País

    Braga também sofreu um dos mais violentos incêndios dos últimos anos. O fogo descontrolado atravessou várias freguesias e destruiu duas empresas. A igreja, pela voz do arcebispo de Braga, pede ação e o apuramento de responsabilidades, face a esta calamidade.

  • "Estou a ficar sem água, vai ser um trabalho inglório"
    1:06