sicnot

Perfil

País

PAN contra venda de mais animais na Feira dos Passarinhos no Porto

O partido Pessoas-Animais-Natureza (PAN) organizou uma manifestação na segunda-feira à noite no Porto contra o regulamento da Feira dos Passarinhos que a Câmara propôs e que, mais tarde, a Assembleia Municipal aprovou.

A manifestação decorreu junto ao edifício da câmara, antes da reunião da Assembleia Municipal que aprovou o novo regulamento, que contempla a "comercialização de outros animais de companhia para além das aves" na Feira dos Passarinhos, argumentando que isso já é uma prática.

A proposta prevê ainda a mudança desta feira para as Fontainhas. Atualmente, a feira realiza-se aos domingos em frente à Cadeia da Relação, junto aos Clérigos, num espaço que a autarquia considera "desadequado".

A cabeça de lista do PAN pelo círculo do Porto nas recentes eleições legislativas nacionais, Bebiana Cunha, disse à agência Lusa que "é inaceitável alargar a venda a outros animais, porque os animais não são mercadorias".

Os ativistas do PAN presentes na manifestação empunhavam cartazes onde se liam mensagens como "Abre as gaiolas e planta árvores" e "Os animais não são coisas, diz não à venda de animais".

"Queremos um Porto que trate dignamente os animais, seguindo o exemplo de outras cidades e países", disse Bebiana Cunha, dando como exemplo positivo Sintra.

A ativista afirmou ainda que o PAN pretende "contribuir para uma política de proteção dos animais que salvaguarde a sua dignidade" e, por outro lado, declarou-se favorável à "esterilização e adoção de cães".

Lusa

  • MP investiga ministro Siza Vieira, António Costa rejeita incompatibilidades
    2:12

    País

    O Ministério Público decidiu investigar o ministro Adjunto, Pedro Siza Vieira, por alegadas incompatibilidades. O governante criou uma empresa imobiliária um dia antes de tomar posse e manteve-se como gerente durante dois meses. A lei prevê a demissão, mas o primeiro-ministro já disse que se tratou apenas de um erro e o próprio ministro alega desconhecimento da lei.

  • Chuva deixa em alerta 12 distritos do continente

    País

    Doze distritos do continente estão hoje sob aviso amarelo devido à previsão de chuva, que pode ser pontualmente forte e acompanhada por trovoadas e granizo, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

  • Parceiros sociais retomam hoje discussão sobre legislação laboral

    Economia

    Os parceiros sociais retomam esta tarde a discussão sobre as alterações à legislação laboral nas áreas do combate à precariedade, promoção da negociação coletiva e reforço da inspeção do trabalho. No encontro, marcado para as 15:00 no Conselho Económico e Social (CES), em Lisboa, o ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Vieira da Silva, deverá apresentar um novo documento com alterações face ao que foi proposto aos parceiros sociais há dois meses.

  • EUA expulsa dois diplomatas venezuelanos e dá-lhes 48 horas para deixarem o país

    Mundo

    Os Estados Unidos anunciaram, na quarta-feira, a expulsão de dois diplomatas venezuelanos, aos quais deu um prazo de 48 horas para sairem do país. A decisão é a resposta ao anúncio de Presidente da Venezuela de expulsar o encarregado de negócios e o chefe da secção política da embaixada dos Estados Unidos em Caracas, Todd Robinson e Brian Naranjo, respetivamente.