sicnot

Perfil

País

Dois polícias e um inspetor de automóveis detidos por corrupção e abuso de poder

Dois polícias e um inspetor de um centro de inspeção automóvel foram detidos por suspeitas de corrupção, abuso de poder e falsificação, anunciou esta terça-feira o Comando Metropolitano de Lisboa (Cometlis) da Polícia de Segurança Pública (PSP).

(Arquivo)

(Arquivo)

SIC

Em comunicado, o Cometlis explica que as detenções ocorreram hoje de manhã, na sequência de uma investigação que já durava há cerca de um ano, a qual culminou com o cumprimento de sete mandados de busca domiciliária, três mandados de busca em centros de inspeção automóvel/oficina e três mandados de detenção.

Fonte policial disse à agência Lusa que os polícias são suspeitos de funcionarem como "intermediários na angariação" de clientes e no contacto com o terceiro detido, que trabalhava num centro de inspeção automóvel, em Lisboa, a troco de dinheiro.

O inspetor, por seu lado, "facilitava nas inspeções", também a troco de quantias monetárias "pagas por fora" pelos condutores das viaturas inspecionadas.

"A operação policial [denominada "Operação Rodas"] culminou com a detenção de três suspeitos, dois deles agentes da PSP e um inspetor de centro de inspeção automóvel", refere a nota.

Um dos polícias detidos está colocado na Direção Nacional da PSP, encontrando-se de baixa médica "há já algum tempo", enquanto o outro agente prestava serviço numa divisão policial do Comando Metropolitano de Lisboa (Cometlis).

Segundo a policial, além dos três detidos, foram, no decorrer do dia de hoje, constituídos mais "dois arguidos", acrescentando haver a possibilidade de virem a ser constituídos "dezenas de outros arguidos" no decurso da investigação.

Um dos dois centros de inspeção automóvel alvo de buscas localiza-se em Lisboa, enquanto o outro centro de inspeções e uma oficina situam-se nos arredores da capital portuguesa.

Os detidos serão presentes na quarta-feira ao Tribunal da comarca de Lisboa, no Campus da justiça, para primeiro interrogatório judicial e aplicação de eventuais medidas de coação.

A investigação esteve a cargo da Divisão de Investigação Criminal, do Cometlis.

Lusa

  • Costa de Metro de Odivelas para Lisboa para relembrar corrida entre burro e Ferrari
    2:55

    Autárquicas 2017

    António Costa começou hoje o dia de campanha em Odivelas, para uma viagem de Metro até Lisboa, em que recordou a célebre corrida entre um burro e um Ferrari que protagonizou em 1993 quando foi canditado do PS à Câmara de Loures. Foi nesta cidade, onde ontem à noite, que desferiu um violento ataque a Pedro Passos Coelho, acusando-o de transformar o PSD num partido que não é digno de um Estado democrático.

  • O aeroporto de Beja, um "elefante branco" na planície alentejana
    4:33
  • Paciente há 15 anos em estado vegetativo consegue seguir objetos e mexer a cabeça

    Mundo

    Um homem de 35 anos, que ficou em estado vegetativo após um acidente de viação há 15 anos, deu sinais de consciência depois de lhe ter sido aplicada uma nova técnica de estimulação nervosa. Cirurgiões implantaram no paciente um pequeno aparelho que estimula o nervo vago, responsável pela ligação nervosa entre o cérebro e o resto do corpo. A intervenção aconteceu em França e a descoberta foi publicada na revista científica Current Biology.