sicnot

Perfil

País

Chefe da diplomacia angolana confirma contacto de Portugal sobre ativistas detidos

O ministro das Relações Exteriores de Angola confirmou hoje, em Luanda, que foi contactado pelo seu homólogo português sobre a situação dos 15 ativistas detidos desde junho, tendo partilhado a posição de que se trata de um assunto interno.

Em declarações à agência Lusa, Georges Chikoti disse que já falou com Rui Machete sobre o assunto, tendo o mesmo considerado que "Angola está no direito de exercer a sua justiça devidamente".

"De maneiras que o assunto está nas mãos da Justiça e tudo vai correr nos termos da lei", disse o governante angolano.

Segundo o chefe da diplomacia angolana, a Justiça está a aplicar a rigor a lei, até que o assunto seja concluído pelos tribunais.

"Algumas da acusações são graves, então vamos ouvir o que é que o poder judicial vai dizer. Tem que ser os juízes a julgarem o caso e depois ouvirmos o que será a conclusão do processo", frisou.

Em causa está a prisão preventiva aplicada a estes jovens há praticamente quatro meses, quando o crime de que estão acusados formalmente pelo Ministério Público, desde 16 de setembro - atos preparatórios para uma rebelião e um atentado contra o Presidente angolano - admite liberdade condicional, até serem julgados.

Entre os 15 jovens angolanos detidos encontra-se o 'rapper' e ativista Luaty Beirão, que também tem nacionalidade portuguesa, em greve de fome há 25 dias.

Lusa

  • Luís Pina indiciado por quatro crimes de tentativa de homicídio
    2:24
  • Ministro "mais descansado" com relatório sobre Almaraz, ambientalistas contestam
    2:01

    País

    O ministro do Ambiente diz estar mais descansado depois de conhecer o relatório técnico que considera o armazém de resíduos nucleares em Almaraz uma solução adequada. Já as associações ambientalistas e os partidos criticam o parecer positivo à construção e querem ouvir os ministros do Ambiente e dos Negócios Estrangeiros no Parlamento.

  • Marcelo recebido por multidão na Ovibeja
    2:52
  • Líderes europeus unidos para iniciar saída do Reino Unido
    2:08
  • 100 dias de Trump em 04'30''
    4:33

    Pequenas grandes histórias

    Donald Trump tomou posse como 45º Presidente dos EUA dia 20 de janeiro de 2017, faz este sábado, 100 dias. Prometeu grandes mudanças, mas os planos acabaram por chocar de frente com a realidade e a burocracia de Washington, como foi o caso do Obamacare. Foi a primeira ordem executiva que assinou, no dia em que tomou posse, mas a revogação está longe de acontecer.