sicnot

Perfil

País

Inspetores da ASAE em greve a 3 de novembro

Os inspetores da ASAE vão fazer um dia de greve no aniversário desta autoridade, a 3 de novembro, num protesto que foi aprovado em assembleia geral da Associação Sindical dos Funcionários da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASF-ASAE).

Esta medida de protesto deve-se à situação sócio profissional dos trabalhadores da ASAE, com especial relevância para a ausência de um estatuto de carreira profissional. (Arquivo)

Esta medida de protesto deve-se à situação sócio profissional dos trabalhadores da ASAE, com especial relevância para a ausência de um estatuto de carreira profissional. (Arquivo)

LUSA

"Fazendo jus à vontade expressa pelos associados, a ASF-ASAE decretou o próximo dia 03 de novembro de 2015 como um dia de greve, que culminará com a realização de uma manifestação, que decorrerá no Porto, junto à Biblioteca Municipal Almeida Garrett", informa a associação sindical em comunicado hoje divulgado.

Esta medida de protesto deve-se à situação sócio profissional dos trabalhadores da ASAE, com especial relevância para a ausência de um estatuto de carreira profissional.

A associação sindical, naquele comunicado, critica a forma "pouco clara e ambígua" como a direção da ASAE se tem relacionado com os seus funcionários e o "silêncio e o total alheamento da tutela" perante os alertas e reivindicações dos trabalhadores, que estão "preocupados com o continuado e negligente definhar" da ASAE, seja no que diz respeito à "gritante falta de recursos humanos seja de meios materiais".

O sindicato diz ainda que há uma "flagrante falta de estratégia" para encarar o futuro da ASAE, uma autoridade demasiado importante para o país por ser um garante da segurança alimentar dos portugueses.

"Custa-nos a acreditar como é possível um Governo não ter acreditado num organismo que é o único órgão de polícia criminal com competência específica nas áreas da saúde pública e criminalidade económica, sabendo de antemão que, ao não fazê-lo, estava a afastar-se irresponsavelmente da sua função reguladora do exercício das atividades económicas e de salvaguarda da saúde pública", acrescenta no comunicado.

Na reunião magna da direção da associação sindical foi aprovada uma moção visando a realização de um dia de greve com manifestação, decorrendo na mesma data e local as celebrações do X aniversário da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica, promovidas pela direção da ASAE.

Lusa

  • CGTP espera milhares na 1ª manifestação nacional do ano
    1:49

    País

    A CGTP-IN conta ter "dezenas de milhares de trabalhadores" de todo o país e setores de atividade na primeira manifestação nacional do ano, marcada para esta tarde, em Lisboa, em defesa da valorização do trabalho e dos trabalhadores.Estão previstas centenas de autocarros e quatro comboios especiais, um de Braga e três do Porto, para transportar os manifestantes para a capital.De Coimbra saíram 13 autocarros, com cerca de 700 trabalhadores, de setores diferentes para exigir ao governo reposição de direitos perdidos.

  • A semana em revista

    Mundo

    Com a semana a chegar ao fim, a SIC Notícias apresenta-lhe, num único artigo, os destaques que marcaram a atualidade nos últimos dias. Um espaço onde pode ficar a saber, ou simplesmente recordar, os temas que marcaram a semana noticiosa.

    André de Jesus

  • Registadas mais de 500 queimadas em 12 horas

    País

    A Proteção Civil registou esta sexta-feira, no distrito de Viana do Castelo, entre as 06:00 e as 18:00, 515 queimadas, mais cerca de uma centena das contabilizadas na quinta-feira, sendo que três terão dado origem a incêndios florestais.