sicnot

Perfil

País

Inspetores da ASAE em greve a 3 de novembro

Os inspetores da ASAE vão fazer um dia de greve no aniversário desta autoridade, a 3 de novembro, num protesto que foi aprovado em assembleia geral da Associação Sindical dos Funcionários da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASF-ASAE).

Esta medida de protesto deve-se à situação sócio profissional dos trabalhadores da ASAE, com especial relevância para a ausência de um estatuto de carreira profissional. (Arquivo)

Esta medida de protesto deve-se à situação sócio profissional dos trabalhadores da ASAE, com especial relevância para a ausência de um estatuto de carreira profissional. (Arquivo)

LUSA

"Fazendo jus à vontade expressa pelos associados, a ASF-ASAE decretou o próximo dia 03 de novembro de 2015 como um dia de greve, que culminará com a realização de uma manifestação, que decorrerá no Porto, junto à Biblioteca Municipal Almeida Garrett", informa a associação sindical em comunicado hoje divulgado.

Esta medida de protesto deve-se à situação sócio profissional dos trabalhadores da ASAE, com especial relevância para a ausência de um estatuto de carreira profissional.

A associação sindical, naquele comunicado, critica a forma "pouco clara e ambígua" como a direção da ASAE se tem relacionado com os seus funcionários e o "silêncio e o total alheamento da tutela" perante os alertas e reivindicações dos trabalhadores, que estão "preocupados com o continuado e negligente definhar" da ASAE, seja no que diz respeito à "gritante falta de recursos humanos seja de meios materiais".

O sindicato diz ainda que há uma "flagrante falta de estratégia" para encarar o futuro da ASAE, uma autoridade demasiado importante para o país por ser um garante da segurança alimentar dos portugueses.

"Custa-nos a acreditar como é possível um Governo não ter acreditado num organismo que é o único órgão de polícia criminal com competência específica nas áreas da saúde pública e criminalidade económica, sabendo de antemão que, ao não fazê-lo, estava a afastar-se irresponsavelmente da sua função reguladora do exercício das atividades económicas e de salvaguarda da saúde pública", acrescenta no comunicado.

Na reunião magna da direção da associação sindical foi aprovada uma moção visando a realização de um dia de greve com manifestação, decorrendo na mesma data e local as celebrações do X aniversário da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica, promovidas pela direção da ASAE.

Lusa

  • Não há risco de colapso do viaduto de Alcântara
    1:35

    País

    O desvio de um pilar do viaduto de Alcântara obrigou esta quarta-feira ao corte do trânsito e da circulação de comboios da linha de Cascais. O estrago terá sido provocado por um camião que embateu na estrutura. A circulação ferroviária foi retomada a meio da manhã, mas o viaduto só será reaberto esta quinta-feira.

  • Suspeito de homicídio à porta do Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em preventiva
    1:36

    País

    O suspeito de ser o autor dos disparos que mataram um jovem junto à discoteca Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em prisão preventiva. Segundo a investigação, tudo terá começado com um mero desacato, ainda dentro da discoteca, onde a vítima e o detido foram filmados a discutir. O homem de 23 anos está indiciado por dois crimes de homicídio, um na forma tentada.

  • Romeu e Julieta nasceram no mesmo dia e no mesmo hospital

    Mundo

    Na Carolina do Sul, nos EUA, dois bebés tinham o parto marcado para 26 de março mas decidiram nascer mais cedo: exatamente no mesmo dia, apenas com uma diferença de 18 horas. Os pais não se conheciam e, curiosamente, deram o nome aos recém nascidos de Romeo e Juliet (em português, Romeu e Julieta).

  • Gelo nos polos recua para recordes mínimos

    Mundo

    A extensão de gelo polar dos oceanos Ártico e Antártico atingiu recordes mínimos a 13 de fevereiro, perdendo o equivalente a uma área maior do que o México, informou esta quarta-feira a agência espacial norte-americana NASA.

  • Túmulo de Jesus Cristo restaurado

    Mundo

    Após 10 meses de obras de restauro, o túmulo onde Jesus Cristo terá sido sepultado foi esta quarta-feira revelado numa cerimónia na igreja do Santo Sepulcro, em Jerusalém.