sicnot

Perfil

País

Associação tenta recorde mundial da escovagem de dentes para promover saúde oral

A Associação Miúdos Otimistas, Miúdos Saudáveis, em parceria com a Quercus, vai tentar juntar 2.500 pessoas na quarta-feira para tentar bater o recorde mundial da escovagem de dentes em grupo e assim promover a saúde oral.

Arquivo Ap

Em declarações à Lusa, Carmem Lima, técnica do centro de Informação e Resíduos da Quercus, explicou que a iniciativa está aliada ao projeto 'EcoEscovinha' desenvolvido pela Associação Moms (Associação Miúdos Otimistas, Miúdos Saudáveis), que pretende alertar para a prevenção das cáries e das doenças orais.

"Além de se tentar bater o recorde mundial da maior escovagem de dentes coletiva no estádio do Jamor, vamos também tentar recolher o maior número de escovas de dentes para enviar para reciclagem", explicou a responsável.

Carmem Lima disse que foi feito um convite a crianças e jovens cujas escolas já participam no programa 'EcoEscovinha', apesar de a iniciativa estar também aberta a todos aqueles que quiserem participar.

As escovas de dentes usadas e que já não têm utilidade, que forem entregues na próxima quarta-feira no Estádio Nacional, no Jamor, em Oeiras, vão ser depois encaminhadas para uma empresa que recicla resíduos de plástico mistos e posteriormente transformadas em bancos ou contentores de jardim.

Durante o ano letivo de 2014/2015 participaram 200 escolas no projeto desenvolvido pela Moms, tendo sido recolhidas mais de 23.000 escovas de dentes, com um peso de cerca de 335 quilos.

A iniciativa irá decorrer entre as 10:00 e as 18:00 no complexo desportivo do Jamor.

  • "Os governos são diferentes mas o povo é o mesmo"
    0:45

    Economia

    O Presidente da República atribui o resultado do défice do ano passado ao espírito de sacrifício do povo português. Num jantar em Coimbra para assinalar o Dia do Estudante, Marcelo Rebelo de Sousa considerou ainda que o valor do défice de 2016 é a prova de que com governos diferentes conseguem-se os mesmos objetivos.

  • Recuo na saúde é primeira derrota de peso para Donald Trump
    1:18

    Mundo

    O Presidente norte-americano sofreu esta sexta-feira uma derrota de peso. O líder da Câmara dos Representantes retirou a proposta do plano de saúde de Trump, que se preparava para um chumbo na câmara baixa do Congresso. Para já, mantém-se o Obamacare.

  • Pai do piloto da Germanwings defende inocência do filho

    Mundo

    O pai de Andreas Lubitz declarou esta sexta-feira que o filho não é o responsável pelo embate do avião da Germanwings contra um local montanhoso, que fez 150 mortos. O Ministério Público alemão concluiu em janeiro que o incidente em 2015 foi apenas da responsabilidade do piloto.