sicnot

Perfil

País

Associação tenta recorde mundial da escovagem de dentes para promover saúde oral

A Associação Miúdos Otimistas, Miúdos Saudáveis, em parceria com a Quercus, vai tentar juntar 2.500 pessoas na quarta-feira para tentar bater o recorde mundial da escovagem de dentes em grupo e assim promover a saúde oral.

Arquivo Ap

Em declarações à Lusa, Carmem Lima, técnica do centro de Informação e Resíduos da Quercus, explicou que a iniciativa está aliada ao projeto 'EcoEscovinha' desenvolvido pela Associação Moms (Associação Miúdos Otimistas, Miúdos Saudáveis), que pretende alertar para a prevenção das cáries e das doenças orais.

"Além de se tentar bater o recorde mundial da maior escovagem de dentes coletiva no estádio do Jamor, vamos também tentar recolher o maior número de escovas de dentes para enviar para reciclagem", explicou a responsável.

Carmem Lima disse que foi feito um convite a crianças e jovens cujas escolas já participam no programa 'EcoEscovinha', apesar de a iniciativa estar também aberta a todos aqueles que quiserem participar.

As escovas de dentes usadas e que já não têm utilidade, que forem entregues na próxima quarta-feira no Estádio Nacional, no Jamor, em Oeiras, vão ser depois encaminhadas para uma empresa que recicla resíduos de plástico mistos e posteriormente transformadas em bancos ou contentores de jardim.

Durante o ano letivo de 2014/2015 participaram 200 escolas no projeto desenvolvido pela Moms, tendo sido recolhidas mais de 23.000 escovas de dentes, com um peso de cerca de 335 quilos.

A iniciativa irá decorrer entre as 10:00 e as 18:00 no complexo desportivo do Jamor.

  • Passos explica porque se irritou com Costa
    0:42

    Economia

    Depois das imagens em que surgiu visivelmente irritado com António Costa, no último debate quinzenal, Passos Coelho veio agora explicar porquê. Na discussão com o primeiro-ministro, o líder do PSD não gostou que Costa tivesse insinuado que a fuga de 10 mil milhões de euros para offshores tenha ocorrido por inação do Governo anterior.

  • Ferro Rodrigues desvaloriza críticas do CDS
    3:24

    Caso CGD

    Marcelo Rebelo de Sousa fez questão de receber em público Ferro Rodrigues antes de um almoço com o presidente da Assembleia da República. O Presidente também recebeu a representante do CDS-PP, Assunção Cristas, que foi apresentar queixa de Ferro Rodrigues e da maioria de esqueda em relação à comissão de inquérito da Caixa Geral de Depósitos. Ferro Rodrigues desvalorizou as críticas.

  • Luaty Beirão agredido em manifestação em Luanda
    1:27

    Mundo

    Luanda tem sido palco de várias manifestações contra a forma como está a decorrer o processo eleitoral em Angola. Esta sexta-feira, uma dessas manifestações acabou em confrontos com as autoridades. Entre os manifestantes estava o ativista Luaty Beirão.

  • Regime de Pyongyang nega envolvimento na morte de Kim Jong-nam 
    1:53

    Mundo

    A polícia da Malásia diz que o irmão do líder da Coreia do Norte foi morto com uma arma química. Os investigadores encontraram vestígios de gás VX no corpo de Kim Jong-nam, um gás letal proibido pelas convenções internacionais. O Governo da Coreia do Sul pediu esta sexta-feira ao regime de Pyongyang que admita que está por detrás da morte de Kim Jong-nam mas o mesmo já veio negar o envolvimento no assassinato.