sicnot

Perfil

País

Sete distritos sob aviso amarelo devido à chuva forte

Sete distritos estão hoje sob aviso amarelo, o terceiro mais grave de uma escala de quatro, devido à previsão de chuva forte, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

De acordo com o IPMA, os distritos de Castelo Branco, Portalegre, Évora, Beja, Santarém, Faro e Setúbal estão hoje sob aviso amarelo devido à previsão de chuva ou aguaceiros por vezes fortes e que poderão ser acompanhados de trovoada.

O instituto informa na sua página da Internet que o aviso tem início às 9:00 e termina às 21:00 de hoje.

Também a Madeira está hoje sob aviso amarelo devido à previsão de vento forte com rajadas da ordem dos 70 quilómetros por hora e de agitação marítima, prevendo-se ondas do quadrante norte com 4 a 5 metros de altura, entre a 1:00 e as 12:00 de hoje.

O aviso amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe uma "situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica".

O IPMA prevê para hoje no continente céu geralmente muito nublado, períodos de chuva ou aguaceiros, que poderão ser por vezes fortes, condições favoráveis à ocorrência de trovoada, vento fraco a moderado do quadrante leste, soprando moderado a forte nas terras altas.

Está também prevista neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais e pequena subida da temperatura máxima.

Na Madeira prevê-se períodos de céu muito nublado, aguaceiros, em especial nas vertentes norte e nas terras altas, vento moderado a forte do quadrante norte, com rajadas da ordem de 70 quilómetros por hora em especial até ao final da manhã, sendo de 90 quilómetros por hora nas terras altas.

Está também prevista uma pequena subida da temperatura mínima.

Em Lisboa as temperaturas vão oscilar entre os 16 e os 22 graus Celsius, no Porto entre 14 e 22, em Bragança e Viseu entre 12 e 28, na Guarda 11 e 16, em Castelo Branco entre 14 e 20, em Santarém entre 14 e 23, em Évora entre 13 e 21, em Beja entre 14 e 21, em Setúbal entre 15 e 22, em Faro entre 17 e 22 e no Funchal entre 19 e 24.

Lusa

  • Hoje joga Portugal (mas antes há um Uruguai-Rússia em direto na SIC)

    Mundial 2018 / O Mundial

    Começa a última jornada da fase de grupos do Mundial, com quatro jogos por dia. Às 15:00, numa partida transmitida em direto na SIC, a anfitriã Rússia e o Uruguai resolvem qual poderá ser o adversário de Portugal nos oitavos de final. Isto, dependendo claro da prestação da seleção nacional frente ao Irão, ao fim da tarde, uma vez que a qualificação não está garantida (e pode até depender do resultado do Espanha-Marrocos).

  • Gato reencontra dono 10 anos depois de ter desaparecido

    Mundo

    A Blue Cross recolheu no mês passado um gato que tinha sido dado como desaparecido em 2008, num altura em que o dono Mark Salisbury residia em Ipswich, Suffolk, no Reino Unido. Graças ao microchip de Harry, a associação britânica que se dedica à proteção animal, conseguiu localizar Salisbury, que agora vive em Gloucestershire.

  • "É a primeira vez que vai ser testado o programa do Nuno Crato"
    0:57

    País

    Os alunos do 11º e 12º anos de escolaridade fazem hoje o exame de matemática, uma das provas mais importantes no acesso à universidade e para a conclusão do ensino obrigatório. No final do secundário, são quase 50 mil os alunos que hoje fazem a prova que acarreta algumas alterações instituídas ainda pelo ex-ministro Nuno Crato, como explicou à SIC Notícias o diretor do Liceu Camões, em Lisboa.

  • "Isto é a demagogia à solta"
    0:45

    Opinião

    Quem o diz é Luís Marques Mendes a propósito da aprovação esta semana da lei do CDS-PP que elimina o adicional do imposto sobre os combustíveis. O comentador da SIC critica a oposição por ter levado a votação uma lei inconstitucional e acusa ainda os parceiros de Governo de deslealdade. 

    Luís Marques Mendes