sicnot

Perfil

País

Teste para prever risco de temperaturas baixas vai ser implementado em Lisboa e Porto

Um teste piloto para prever o risco das temperaturas mínimas na mortalidade da população vai ser implementado nos distritos do Porto e de Lisboa, anunciou hoje o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

(Reuters/Arquivo)

(Reuters/Arquivo)

REUTERS

Segundo um comunicado do IPMA, o teste, desenvolvido no âmbito do Projeto Friesa, vai ser implementado em conjunto com o Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge já este inverno.

O teste vai permitir "prever diariamente o risco das temperaturas mínimas na mortalidade da população", com o objetivo de desenvolver um sistema de vigilância capaz de reduzir o risco e o potencial impacto na morte de pessoas, refere o documento.

"Este sistema, uma vez implementado, facultará aos decisores na área da saúde, em especial em Saúde Pública, informação atempada que apoie a preparação e adequação dos níveis e tipos de intervenção em situações de perigosidades associados ao frio com efeitos na saúde", esclarece o comunicado.

Desde 1999 que já existe em português um sistema de monitorização e vigilância das ondas de calor com potencial impacto na mortalidade.

Segundo o relatório do Programa Nacional de Vigilância da Gripe referente à época gripa 2014/2105, a gripe e o tempo frio fizeram no último inverno mais de 5.500 mortes além do que era esperado.

Lusa

  • Cristas acusa Costa de mentir sobre acordo da concertação social
    3:01

    Economia

    A presidente do CDS acusou esta terça-feira o primeiro-ministro de mentir no debate quinzenal, ao dizer que o acordo da concertação social já estava assinado. Foi o momento mais aceso, com Assunção Cristas a dizer que António Costa não tem condições para chefiar o Governo.

  • Trump prestará juramento com a duas bíblias

    Mundo

    Donald Trump prestará juramento, na próxima sexta-feira, como o 45.º Presidente dos Estados Unidos, usando duas Bíblias - a sua, oferecida pela sua mãe, e a que Abraham Lincoln usou na sua posse, há 150 anos.

  • Medalha idêntica à de Anne Frank encontrada em campo nazi

    Mundo

    Um grupo de investigadores encontrou uma medalha praticamente igual à de Anne Frank, nas escavações ao campo nazi de extermínio Sobibor, na Polónia. Os especialistas do Memorial do Holocausto Yad Vashem em Israel acreditam que a medalha pertencia a Karoline Cohn, que pode ter conhecido Anne Frank.

  • Esta foto pode salvar a sua vida

    Mundo

    Podemos até estar familiarizados com os sinais do cancro da mama, mas quando se trata de identificar sintomas visuais nos nossos próprios seios, já não é tão fácil. Por isto, uma designer resolveu mostrar como descobrir sinais através de uma ajuda improvável: limões.

    Rita Ferro Alvim