sicnot

Perfil

País

Amnistia Internacional reúne-se com Rui Machete sobre "os presos de consciência" angolanos

A Amnistia Internacional vai ser recebida na quinta-feira pelo ministro Rui Machete sobre "os presos de consciência angolanos e a situação de direitos humanos em Angola", disse hoje à Lusa Teresa Pina, diretora da organização em Portugal.

JULIEN WARNAND

"Lisboa tem de encarar esta questão como uma questão de Direitos Humanos em Angola, além dos casos humanitários que surgiram depois destas 15 detenções, porque assumiu responsabilidades no início do ano quando se tornou membro da Comissão dos Direitos Humanos da Nações Unidas", disse à Lusa Teresa Pina que se reúne a partir das 11:00 de quinta-feira com o ministro dos Negócios Estrangeiros, no Palácio das Necessidades.

O pedido foi formulado pela Amnistia Internacional (AI) na sequência do caso dos 15 jovens detidos em Luanda em junho e acusados de tentativa de golpe de Estado.

Dos 15 presos, dois encontram-se em greve de fome: Luaty Beirão e Arnaldo Bingo.

A organização não-governamental já tinha partilhado este ano junto do MNE preocupações sobre os direitos de expressão e direitos humanos em Angola, relacionados com os casos do ativista e jornalista Rafael Marques e de Marcos Mavungo, que foi entretanto condenado a seis anos de cadeia pelo tribunal de Cabinda.

A Amnistia Internacional participa hoje na vigília pela libertação dos presos políticos angolanos que vai decorrer a partir das 18:30 no Rossio, em Lisboa.

Na vigília participam a plataforma LAPA -- Liberdade aos Ativistas Presos em Angola; a SOLIM, Solidariedade Imigrante; o S.O.S. Racismo e a associação cívica TIAC (Transparência e Integridade).

No Porto, a vigília realiza-se à mesma hora em frente ao consulado de Angola.

  • Luaty Beirão responsabiliza Presidente angolano por consequências de greve de fome
    4:02

    Mundo

    Luaty Beirão responsabiliza o Presidente de Angola pelas consequências da greve de fome que cumpre em Luanda há 28 dias. Luaty considera que os seus direitos constitucionais estão a ser desrespeitados. O ativista luso-angolano de 33 anos está detido desde 20 de junho, acusado, com outros 16 arguidos, de participação num atentado contra o Presidente. O período de detenção provisória terminou a 20 de setembro. No dia 21, Luaty Beirão iniciou a greve de fome.

  • Estamos quase na hora de verão

    País

    Esta madrugada muda a hora. Quando for 1h00, os relógios adiantam para as 2h00. Será uma noite com menos tempo de sono, mas os dias vão ficar mais longos com o chamado horário de verão.

  • Hora do Planeta, apagam-se as luzes para despertar consciências
    2:19
  • Divorciados vão poder dividir filhos no IRS 

    Economia

    Os divorciados vão passar a poder dividir os filhos no IRS (imposto sobre o rendimento singular) e o Governo está a estudar soluções para que em 2018 haja um novo sistema para lidar com a guarda conjunta de filhos.

  • "Os governos são diferentes mas o povo é o mesmo"
    0:45

    Economia

    O Presidente da República atribui o resultado do défice do ano passado ao espírito de sacrifício do povo português. Num jantar em Coimbra para assinalar o Dia do Estudante, Marcelo Rebelo de Sousa considerou ainda que o valor do défice de 2016 é a prova de que com governos diferentes conseguem-se os mesmos objetivos.

  • Ataques aéreos dos EUA em Mossul podem ter causado a morte de 200 civis
    1:22
  • Pai do piloto da Germanwings defende inocência do filho

    Mundo

    O pai de Andreas Lubitz declarou esta sexta-feira que o filho não é o responsável pelo embate do avião da Germanwings contra um local montanhoso, que fez 150 mortos. O Ministério Público alemão concluiu em janeiro que o incidente em 2015 foi apenas da responsabilidade do piloto.

  • Quando o cancro chega por mero acaso
    1:55

    Mundo

    Cerca de dois terços das mutações que ocorrem nas células cancerígenas devem-se ao acaso, segundo um estudo da Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos. Em Portugal, o Diretor do Programa Nacional Doenças Oncológicas alerta para a importância de um diagnóstico precoce e um estilo de vida saudável como forma de reduzir a fatalidade.