sicnot

Perfil

País

Charlie Hebdo elogia "união da esquerda" em Portugal

O politólogo francês Jean-Yves Camus destaca hoje no seu habitual comentário no jornal satírico Charlie Hebdo a "união da esquerda" contra a austeridade em Portugal e encoraja a esquerda espanhola e francesa a seguirem o exemplo.

© Carlo Allegri / Reuters

"Em Portugal, a união da esquerda faz a força", lê-se no título do texto, que não tem um tom sarcástico.

"Contra as políticas de austeridade, os comunistas e a esquerda antiliberal parecem dispostos a fazer uma frente comum com o PS. Como na Grécia, com concessões ao realismo para salvar o essencial: bater a direita antissocial", escreve Camus.

Para o politólogo, o secretário-geral do PS, António Costa, fez "renascer a esperança na sua família política" ao propor um acordo à esquerda e os seus aliados "deram mostras de realismo, mostrando que a esquerda antiliberal pode ser mais do que um protesto e/ou uma utopia", quando aceitaram abandonar o princípio de uma saída do euro.

O politólogo, especialista em extrema-direita, congratula-se por outro lado com "o belo símbolo" de Portugal demonstrar que não tem de ser "esta família política a beneficiar com a recessão", como em França, e de o país mostrar "tolerância cultural" ao tratar como "um não-assunto" a origem goesa do "mestiço" António Costa.

"A esquerda espanhola deve refletir nas lições das eleições portuguesas se quer, a 20 de dezembro, pôr fim ao reino do muito direitista Partido Popular. A esquerda francesa também se podia interessar", aconselha.

Lusa

  • Tudo isto circula na internet. Nada disto é verdade
    3:12
  • Peso dos salários na economia diminuiu
    2:34

    Economia

    Portugal é dos países onde o peso dos salários na economia mais diminuiu. Ou seja, os salários portugueses foram dos mais encolheram com a crise. A conclusão é da Organização Internacional do Trabalho que sublinha as implicações negativas ao nível social e económico.

  • Inaugurado Ikea de Loulé
    3:51

    Economia

    Centenas de pessoas aguardavam à porta do Ikea de Loulé para a inauguração da nova loja no Algarve, uma semana depois do acidente que matou uma trabalhadora. A cerimónia decorreu de forma sóbria, ainda que com alguma pompa e circunstância.

  • Descoberta nova espécie de tiranossauro

    Mundo

    Uma nova espécie de dinossauros predadores, um tiranossauro com uma forma incomum de evolução, foi descoberta por uma equipa internacional de cientistas, segundo um artigo científico hoje publicado pela revista Nature.