sicnot

Perfil

País

Diretor-geral da Saúde garante que situação da bactéria em Gaia está controlada

Diretor-geral da Saúde garante que situação da bactéria em Gaia está controlada

O diretor-geral da Saúde, Francisco George, garante que a situação do Hospital de Gaia, provocada por uma bactéria, está controlada mas não exclui o aparecimento de novos casos. A dificuldade em combater a bactéria está na resistência que ela oferece aos antibióticos.

  • Bactéria infetou 30 doentes no Hospital de Gaia, oito morreram
    2:43

    País

    Oito pessoas morreram no Hospital de Gaia infetadas por uma bactéria que atingiu ao todo 30 doentes. Treze pessoas ainda estão internadas. A administração do Hospital de Gaia é acusada pelos médicos de ter escondido o caso durante mais de um mês. Depois da denúncia, a direção convocou uma conferência de imprensa de urgência para esta manhã, para dizer que não há razão para alarme.

  • Hospital de Gaia diz que não há doentes em cuidados intensivos com bactéria mortal
    1:15

    País

    O Hospital de Gaia garantiu hoje que não há, neste momento, nos seus cuidados intensivos doentes infetados com a bactéria, identificada em agosto naquela unidade, que contaminou 30 pessoas, das quais oito acabaram por morrer. De acordo com a Coordenadora do Grupo Coordenador Local do Programa de Prevenção e Controlo de Infeção e Resistência aos Antimicrobiano do Centro Hospitalar Gaia/Espinho (CHVNG/E), Margarida Mota, atualmente estão identificados 30 doentes com a bactéria, dos quais oito apresentavam evidência clínica de infeção, sendo os restantes considerados portadores assintomáticos.

  • Presidente da Federação dos Médicos critica administração do Hospital de Gaia
    1:11

    País

    Oito pessoas morreram e 22 foram infetadas no Hospital de Gaia pela bactéria Klebsiella pneumoniae muito resistente a antibióticos. A informação foi avançada na edição de hoje do Jornal de Notícias. A presidente da Federação Nacional dos Médicos, Merlinde Madureira, lança duras críticas à administração do Hospital de Gaia que tinha o dever de esclarecer a população.

  • O impacto e as consequências do referendo em Itália
    1:02
  • O novo coala do zoo de Lisboa
    3:10

    País

    A SIC acompanhou em exclusivo a transferência de uma coala da Alemanha para o Zoo de Lisboa. O animal veio de avião e foi batizado pelos passageiros que seguiam a bordo. Ficou com o nome de Goolara. O coala é uma fêmea, com quase dois anos, e veio para aumentar a família da mesma espécie em Portugal.

  • Jovens do exército russo aderem ao Desafio do Manequim
    1:01

    Mundo

    Na Rússia, o grupo de jovens do exército também já aderiu ao famoso Mannequin Challenge. O vídeo foi divulgado pelo Ministério da Defesa russo. O objetivo é mostrar o dia-a-dia do chamado exército de jovens, cuja principal missão passa por sensibilizar os russos para a necessidade de cumprir o serviço militar obrigatório.