sicnot

Perfil

País

IPMA registou rajada de vento com 169 km/hora no sábado em Portugal

A depressão que atingiu sábado Portugal continental provocou vento forte entre os 90 e os 140 quilómetros/hora, tendo a rajada máxima atingido os 169 quilómetros/hora, informou hoje o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

(Lusa/Arquivo)

(Lusa/Arquivo)

LUSA

"Valores de rajadas superiores a 90 quilómetros/hora ocorreram em vários locais do litoral e nas terras altas, registando-se os valores mais elevados do vento médio e da rajada no litoral oeste a sul do cabo Mondego, em especial entre o Cabo Carvoeiro e o Cabo Raso", refere o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), num comunicado enviado à agência Lusa.

Segundo o IPMA, no período entre as 08:00 e as 15:00, naquela zona do país, a intensidade do vento atingiu "valores excecionalmente elevados, entre 70 e 90 quilómetros/hora e rajadas de 140 quilómetros/hora.

"Valores mais elevados de vento médio e de rajada foram registados na estação do IPMA do Cabo da Roca, onde a rajada máxima atingiu o valor 169 km/h, às 11:30" de sábado, salienta o comunicado.

A depressão provocou também chuva, tendo Elvas e Proença-a-Nova, no sábado, e Coimbra, no domingo, registado valores de precipitação superior a 20mm (20 milímetros por metro quadrado).

"Os valores mais elevados da precipitação acumulada em 24 registaram-se nas Penhas Douradas, com 83 milímetros (mm), e no Fundão, com 64mm, (entre as 13 horas sábado e as 13 horas de domingo) e em Elvas, com 77 mm, entre as 11 horas de sábado e as 17 horas de domingo", acrescenta o IPMA.

O mau tempo que se fez sentir no sábado passado em território continental provocou quedas de árvores, inundações e dois feridos ligeiros.

Lusa

  • O perfil do homicida de Barcelos
    2:42

    País

    Adelino Gomes Briote já tinha sido condenado por ofensas à integridade física da sogra e de uma filha. Em seis meses esta foi a segunda vez que o homem acusado do quádruplo homicídio em Barcelos esteve perante a justiça.

  • "Um Lugar ao Sol"
    17:05
  • Trump diz que Obamacare vai "colapsar"

    Mundo

    O Presidente norte-americano tentou desvalorizar a derrota política sofrida na sexta-feira no Congresso, ao desistir da revogação da lei de saúde pública do seu antecessor, conhecida como Obamacare, afirmando que esta vai colapsar por si mesma.

  • Milhares nas cerimónias fúnebres de dirigente do Hamas

    Mundo

    Milhares de palestinianos participaram nas cerimónias fúnebres de um dirigente do Hamas, assassinado esta sexta-feira, na Faixa de Gaza. Vários homens armados acompanharam o cortejo fúnebre até à mesquita, onde se fizeram as últimas orações.

  • Guerra na Síria não dá tréguas
    1:51

    Mundo

    Na Síria e ao mesmo tempo que decorrem novas negociações de paz, a guerra não dá tréguas. As imagens mostram o resultados dos últimos raides aéreos nos subúrbios de Damasco. O balanço provisório é de mais de 30 mortos e pelo menos 50 feridos.