sicnot

Perfil

País

Quinze anos de cadeia para homem que matou vizinho ao causar acidente na Mealhada

O Tribunal de Aveiro condenou hoje a 15 anos de prisão um septuagenário suspeito de ter provocado deliberadamente um acidente, no IC2, na Mealhada, para matar um casal vizinho que viajava num quadriciclo.

(Arquivo)

(Arquivo)

SIC

O sinistro ocorreu na manhã do dia 20 de dezembro de 2014, quando o carro conduzido pelo arguido, de 71 anos, colidiu frontalmente com a viatura das vítimas, que seguia em sentido contrário, provocando a morte do elemento masculino.

O coletivo de juízes deu como provado que o acidente "foi provocado intencionalmente" pelo arguido, devido a um conflito que o mesmo tinha com as vítimas desde 2013.

"O tribunal concluiu que, efetivamente, provocou aquele embate com a finalidade de matar ou causar pelo menos lesões fatais que levassem à morte do casal", disse o juiz presidente, durante a leitura do acórdão.

O septuagenário foi condenado a 13 anos de prisão, por um crime de homicídio qualificado, e a quatro anos e meio, por um crime de homicídio qualificado na forma tentada.

Em cúmulo jurídico foi-lhe aplicada a pena única de 15 anos de prisão.

O juiz presidente explicou que "a pena poderia ser muito mais grave", mas atendendo à idade do arguido, e por ter reparado os prejuízos, ainda que por via da seguradora, o tribunal optou por "uma pena mais próxima do mínimo legal".

O arguido vai manter-se em prisão preventiva até se esgotar o prazo para recorrer da condenação.

Durante o julgamento, o arguido negou ter provocado deliberadamente o acidente, sem conseguir, contudo, explicar como aconteceu o embate.

Perante o coletivo de juízes, o septuagenário admitiu ainda ter um "desentendimento" com o casal vizinho, devido a "mentiras" da vizinha, que se ofereceu para "tirar o quebranto" (mau-olhado) à esposa, começando a partir de determinada altura a duvidar se "as rezas" seriam para fazer bem ou mal.

Na acusação, o Ministério Público (MP) diz que o arguido planeou matar as vítimas, sabendo que ao sábado de amanhã se deslocavam à feira da Mealhada num quadriciclo (veículo vulgarmente conhecido como "papa reformas") e decidiu esperar por elas numa reta, que fazia parte do seu trajeto habitual.

Ao avistar a viatura do casal, o arguido "imprimiu velocidade ao seu veículo e de forma súbita e imediata guinou o volante para a esquerda e direcionou-o contra o veículo das vitimas em contra mão, tendo o mesmo embatido de forma violenta", descreve o MP.

As três pessoas envolvidas no acidente foram assistidas no local e foram transportadas para o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, mas o vizinho não resistiu aos ferimentos e acabou por morrer.

O MP não tem dúvidas de que o arguido "visou por termo à vida das vítimas", realçando que o mesmo sabia que o embate de um automóvel com um quadriciclo "seria suscetível de o destruir e de lhes causar lesões mortais, tanto mais que se tratavam de pessoas idosas".

Lusa

  • Morreu o vocalista da banda Linkin Park

    Cultura

    Um dos vocalistas da banda de metal alternativo Linkin Park, Chester Bennington, morreu, em casa, numa cidade do condado de Los Angeles, aos 41 anos. Chester Bennington ter-se-á suicidado, de acordo com a plataforma TMZ. O músico juntou-se aos Linkin Park em 1999, três anos após a formação da banda, que editou o seu álbum de estreia, "Hybrid Theory", em 2000. O disco, do qual fazem parte temas como "In the End", "Crawling" e "One Step Closer", vendeu dez milhões de cópias só nos Estados Unidos.

  • O perfil do novo herói do surf português
    3:43
  • "Temos de melhorar o sistema de prevenção e combate dos incêndios"
    18:07

    País

    O ministro da Agricultura, Luís Capoulas Santos, foi convidado da Edição da Noite da SIC Notícias, desta quinta-feira. Em análise esteve o chumbo do PCP na criação de um banco nacional de terras, a reforma da floresta em Portugal, as falhas no sistema de comunicação do SIRESP, a lei da rolha nos bombeiros, a seca no país e ainda a pesca da sardinha, que poderá vir a ser proibida durante 15 anos. 

    Entrevista SIC Notícias

  • CGTP acusa PT de ilegalidades no dia da greve
    0:46

    Economia

    A CGTP pede a intervenção do Governo na PT. Esta quinta-feira, na SIC Notícias, Arménio Carlos acusou a empresa de estar a cometer mais uma ilegalidade, ao ter requisitado trabalhadores para cumprir serviços mínimos uma semana antes do permitido por lei.

  • Altice responde a António Costa
    1:33

    Economia

    A Altice respondeu ao Governo, na sequência das críticas de António Costa, lamentando que Portugal não reconheça a importância dos investimentos que o grupo faz no país. A dona da PT inaugurou esta quinta-feira um novo call center em Vieira do Minho e, na sexta-feira, está marcada uma greve geral dos trabalhadores da PT.

  • Protesto dos enfermeiros é "ilegal"
    2:37
  • O que resta do navio de salvamento mais famoso de Portugal?
    15:26

    Aqui há História

    Os baixios da barra do Tejo já foram cemitério de centenas de embarcações. Uma delas foi o Patrão Lopes, o navio de salvamento que saía para o mar quando todos fugiam das tempestades. Foram cinco dias em agonia até naufragar no Bugio, num caso que acabou na barra do tribunal. 80 anos depois, a SIC mergulhou no Patrão Lopes porque "Aqui Há História".

  • Sismo de magnitude 6.9 na Turquia

    Mundo

    Um forte sismo com magnitude 6.9 na escala de Richter fez-se sentir esta quinta-feira a sul da cidade turca de Bodrum. A informação foi avançada pela agência norte-americana de Geologia.