sicnot

Perfil

País

Ativistas entregam hoje no MNE pedido de libertação de Luaty Beirão

Um grupo de ativistas desloca-se hoje ao Ministério dos Negócios Estrangeiros, em Lisboa, para entregar um pedido de libertação de Luaty Beirão e de mais 14 ativistas angolanos.

JOS\303\211 SENA GOUL\303\203O

A iniciativa é dos promotores da petição "Pela intervenção do Governo português na libertação de Luaty Beirão". Ontem o ativista angolano recebeu a visita do embaixador de Portugal em Luanda, na clínica onde está internado.

João da Câmara diz que encontrou Luaty ainda lúcido e a discorrer com clareza e remeteu mais esclarecimentos para o Ministério dos Negócios Estrangeiros.

Numa carta que enviou ao MPLA, António Costa disse que está a acompanhar com preocupação o estado de saúde de Luaty. Mostrou-se ainda disponível para ajudar a resolver o caso, mas não especificou de que forma pode fazê-lo.


Luaty Beirão, que está em greve de fome há 33 dias, foi detido a 20 de junho, acusado de preparar uma rebelião e um atentado contra o Presidente.

  • "O que é isto, mamã?"
    36:23
  • Câmara de Lisboa reorganiza rede municipal de teatros
    2:52

    Cultura

    É uma pequena revolução na rede de teatros municipais em Lisboa. A Câmara, através da EGEAC, vai assumir a gestão do antigo teatro onde funcionou a Cornucópia, e que fechou há exatamente um ano. A autarquia de Lisboa vai ainda concessionar a gestão do Teatro Maria Matos, e abrir uma nova sala, para teatro infantil, em Belém. A informação foi avançada à SIC pela vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Lisboa, Catarina Vaz Pinto.

    Notícia SIC

  • O ensino à distância em Portugal
    4:12

    País

    Em Portugal, o ensino básico e secundário à distância já conta com 300 alunos e com a preciosa ajuda das novas tecnologias. É através do computador que a escola viaja e acompanha os alunos, alguns com doenças que não os permitem ir às aulas, outros que são atletas de alta competição e que têm a maior parte do tempo ocupado por treinos ou ainda os que fazem parte de famílias itenerantes, como é o caso dos que vivem no circo e andam de terra em terra.

  • Aprender a jogar badminton ao ritmo do samba
    2:54

    Mundo

    No Brasil, a correspondente da SIC foi conhecer um projeto social no Rio de Janeiro que mistura samba e desporto. Um desporto que ainda é pouco praticado mas que tem sido fundamental para transformar a vida de jovens das favelas e para descobrir novos talentos do badminton brasileiro.

    Correspondente SIC