sicnot

Perfil

País

Ativistas entregam hoje no MNE pedido de libertação de Luaty Beirão

Um grupo de ativistas desloca-se hoje ao Ministério dos Negócios Estrangeiros, em Lisboa, para entregar um pedido de libertação de Luaty Beirão e de mais 14 ativistas angolanos.

JOS\303\211 SENA GOUL\303\203O

A iniciativa é dos promotores da petição "Pela intervenção do Governo português na libertação de Luaty Beirão". Ontem o ativista angolano recebeu a visita do embaixador de Portugal em Luanda, na clínica onde está internado.

João da Câmara diz que encontrou Luaty ainda lúcido e a discorrer com clareza e remeteu mais esclarecimentos para o Ministério dos Negócios Estrangeiros.

Numa carta que enviou ao MPLA, António Costa disse que está a acompanhar com preocupação o estado de saúde de Luaty. Mostrou-se ainda disponível para ajudar a resolver o caso, mas não especificou de que forma pode fazê-lo.


Luaty Beirão, que está em greve de fome há 33 dias, foi detido a 20 de junho, acusado de preparar uma rebelião e um atentado contra o Presidente.

  • Marcelo saúda "forma rápida" como Conselho de Ministros "tratou de tudo"
    1:03

    País

    O Presidente da República lembra que é preciso convergência de forma a adotar rapidamente as medidas mais urgentes do plano de emergência. No concelho de Tábua, Marcelo Rebelo de Sousa destacou ainda os esforços do Conselho de Ministros, mas lembrou que as medidas anunciadas são apenas o início de um processo e não o fim.