sicnot

Perfil

País

Candidatura para apoio de 12 M€ ao ensino artístico abre terça-feira

O Ministério da Educação e Ciência (MEC) anunciou hoje que a candidatura ao apoio financeiro extraordinário para o ensino artístico especializado, no valor de 12 milhões de euros, vai abrir na terça-feira.

Segundo o MEC, o aviso de abertura do concurso extraordinário no âmbito do financiamento do ensino artístico especializado foi publicado na página da Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional (ANQEP) e tem um montante global disponível de 12 milhões de euros ao longo de tês anos (quatro milhões por ano).

"O valor é destinado a um reforço de verbas nos casos em que se registou um decréscimo do financiamento médio em função da harmonização do valor pago por aluno a nível nacional", refere o MEC, em comunicado.

O Ministério da Educação e Ciência adianta que este novo procedimento será destinado às entidades proprietárias de estabelecimentos de ensino artístico especializado (EAE) em que se regista um decréscimo de financiamento atribuído.

Para o MEC, esta medida "permitirá garantir a estabilidade e a continuidade das condições do acesso dos alunos às ofertas curriculares do ensino artístico, após terem sido uniformizados os valores de referência e os critérios de financiamento, salvaguardando os princípios da transparência, da igualdade e da concorrência".

O Ministério explica que a fonte e o modelo de financiamento às escolas do ensino artístico e especializado foram alterados este ano letivo, tendo-se também realizado "um concurso público a nível nacional, de forma a garantir maior equidade e transparência, e estabelecido o financiamento em triénios, de forma a garantir uma maior estabilidade às escolas e alunos".

O MEC sublinha que, após a conclusão do processo de candidatura, verificou-se que os resultados apurados aquando da publicação das listas provisórias revelavam uma diminuição dos valores de financiamento e do número de alunos abrangidos em algumas Comunidades Intermunicipais que afetaram algumas escolas, com maior incidência na Área Metropolitana de Lisboa e no Algarve.

Nesse sentido, o MEC anunciou um novo procedimento de financiamento ao EAE para complementar o anterior e garantir "a possibilidade de ingresso nas ofertas de iniciação artística e a continuidade dos alunos que já integraram essas ofertas em anos anteriores e permitindo o apoio financeiro a um maior número de alunos".

Várias escolas do EAE do país têm denunciado quebras nas verbas a receber pelo Estado, tendo chegado a realizar-se ações de protestos contra os cortes de financiamento.

Lusa

  • Ensino artístico em protesto no dia internacional da música
    1:04

    País

    No dia internacional da música, pais, professores e alunos do ensino artístico especializado voltam aos protestos por causa do financiamento. Esta tarde há várias manifestações marcadas em Lagos, Évora ou Castelo Branco porque, apesar de as aulas já terem começado, não se sabe quando e de que forma será distribuída a verba deste ano.

  • Protesto contra cortes no ensino artístico
    2:01

    País

    Professores, pais e alunos juntaram-se esta manhã para protestar contra os cortes no ensino artistico. O ministério da educação garante que a verba de 55 milhões é semelhante ao ano passado, mas os directores das escolas falam em reduções que obrigam a retirar crianças das turmas e a despedir os professores.

  • Nomeados para os Óscares são anunciados hoje

    Óscares 2017

    As nomeações para a 89ª. edição dos Óscares, os prémios da Academia norte-americana de cinema, são conhecidos esta terça-feira e pela primeira vez o anúncio será feito apenas via Internet. Para ver também aqui em direto, na SIC Notícias, a partir das 13:00.

    Aqui às 13:00

  • "O Sporting é o um barco à deriva"
    2:26
    O Dia Seguinte

    O Dia Seguinte

    2ªFEIRA 21:50

    A crise do Sporting foi o principal tema em O Dia Seguinte, esta segunda-feira. José Guilherme Aguiar censura Bruno de Carvalho por ter convidado Jorge Jesus para a comissão de honra da recandidatura. Já Rogério Alves não tem dúvidas que a contestação tem aumentado de tom devido à proximidade das eleições do Sporting. Rui Gomes da Silva pensa que toda a direção leonina é responsável pelo mau momento atual do clube.

  • Deputado do PS abandona partido e pode colocar em causa maioria parlamentar
    2:28

    País

    Domingos Pereira foi eleito pelo círculo de Braga. Agora, vai demitir-se do Partido Socialista e entregar o cartão de militante. Contudo, mantém-se no Parlamento, passando assim a deputado independente na Assembleia da República. Pode estar em causa a maioria parlamentar quando o PCP se abstiver.

    Notícia SIC

  • Pedro Dias recusou mostrar caligrafia
    2:29

    País

    Pedro Dias forneceu esta segunda-feira ADN aos peritos do laboratório da polícia científica. O suspeito dos crimes de Aguiar da Beira também foi intimado a entregar amostras da própria caligrafia, mas recusou fazê-lo.

  • "Todo o mundo no voo estava a orar em voz alta"
    4:00
  • "O México não acredita em muros"
    0:45

    Mundo

    Em resposta a Donald Trump, o Presidente mexicano diz que o país não acredita em muros, mas em pontes. Enrique Peña Nieto diz ainda que o México vai procurar dialogar com os Estados Unidos sem confrontos, mas também sem submissão.

  • Governo avança com plano para a utilização da bicicleta

    País

    O ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, anunciou esta seguda-feira em Caminha a elaboração, este ano, de um Plano Nacional para a Promoção da Bicicleta e Outros Modos de Transporte Suaves para estimular a utilização daquele meio de transporte.