sicnot

Perfil

País

Aluno que empunhou arma em colégio de Coimbra sofre de depressão

O aluno de 14 anos que ameaçou hoje com uma arma uma professora e o diretor de um colégio no concelho de Coimbra andava a ser seguido numa consulta de pedopsiquiatria, revelou o estabelecimento de ensino.

António Franco, diretor do Colégio da Imaculada Conceição, em Cernache, a sul de Coimbra, disse à agência Lusa que o jovem, a frequentar o oitavo ano pela segunda vez, sofre atualmente de uma depressão e estava a ser acompanhado por médicos do Hospital Pediátrico de Coimbra.

"Nunca tive a sensação de que ele queria alvejar alguém", adiantou António Franco, admitindo que a escola estava a par do problema de saúde do aluno, órfão de mãe, e que por isso "já o tinha debaixo de olho", apesar de não o associar a eventuais comportamentos violentos.

Cerca das 09:00, após ter "pintado a cara como um palhaço", com tintas e outros materiais depois encontrados nos sanitários, o rapaz entrou na sala de aula e, empunhando um revolver com munições, tentou falar de diversos assuntos "com uma série de pessoas", entre estudantes e professores.

"Estava completamente descompensado e tinha um discurso sem nexo", contou o diretor do colégio, suspeitando que aluno terá levado a arma de fogo de casa.

O comandante do Destacamento Territorial de Coimbra da GNR, capitão Campos, também admitiu à Lusa que a arma estava legalizada e guardada na residência da família, decorrendo ainda as investigações para confirmar estas e outras informações.

O capitão Campos disse à agência Lusa que, ao fim da tarde, o jovem ainda estava com médicos do Hospital Pediátrico de Coimbra, onde "deverá ficar internado" até poder ser apresentado a um magistrado do Ministério Público.

Lusa

  • Aluno de 14 anos ameaçou uma professora com um revólver
    2:24

    País

    Um aluno de 14 anos ameaçou com um revólver uma professora e o diretor de um colégio de Cernache, em Coimbra. O revólver estava carregado. Ao que a SIC conseguiu apurar, o jovem já estava sinalizado pela pedopsiquatria do colégio, como explica o repórter Miguel Ângelo Marques..

  • Porque erram os árbitros?
    2:03

    Desporto

    Num momento em que a polémica em redor da arbitragem está acesa e que nem o videoárbitro parece ter contribuído para a pacificar o futebol, em Leiria juntaram-se treinadores e homens do apito para se entender porque erram os árbitros.

  • "Não andámos a tomar calmantes, nem a dar abracinhos"
    0:52

    Desporto

    Rui Vitória recusa atirar a toalha ao chão. O treinador do Benfica acredita que ainda muito pode acontecer e revela a motivação da equipa depois da derrota com o FC Porto na Luz, que levou à perda da liderança a quatro jornadas do fim.

  • "Se não querem que vos baixem as calças, não se tornem modelos"

    Mundo

    "Se não querem que vos baixem as calças, não se tornem modelos", esta foi apenas uma das declarações de Karl Lagerfeld sobre as denúncias de abuso sexual, que estão a marcar o mundo do cinema, da música e da moda. Numa entrevista, o diretor criativo da Chanel e da Fendi declarou mesmo que estava farto do #MeToo, o movimento usado para denunciar estes casos de abusos por todo o mundo.

    SIC

  • Viagem de balão para ver as cerejeiras em flor
    14:27
  • Niassa foi o 4.º lince-ibérico libertado a ser atropelado em Portugal
    1:33

    País

    Uma fêmea de lince-ibérico foi encontrada morta com sinais de atropelamento na A22, próximo de Olhão. A fêmea, criada em cativeiro, tinha sido libertada no Vale do Guadiana em fevereiro de 2017. É o quarto lince-ibérico, que tinha sido libertado na natureza, que morre atropelado em Portugal.

  • "Há uma aceitação do lince no território"
    3:33

    País

    Apesar de já se terem registado em Portugal quatro atropelamentos de linces libertados na natureza, em entrevista à SIC, Pedro Rocha, do Departamento do Alentejo do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), disse que o programa de reintrodução "tem corrido bastante bem", não só devido às condições do habitat e disponibilidade de alimento, mas também porque "há uma aceitação do lince no território". Desde 2015, foram libertados no Vale do Guadiana 33 linces e 16 já nasceram em estado selvagem.

  • EUA acusam Síria de tentar apagar provas de alegado ataque químico em Douma
    1:28
  • Já pode escolher uma morte amiga do ambiente

    Mundo

    Preocupa-se com o ambiente? Recicla? Prefere andar a pé ou partilhar transportes? Então saiba que a partir de agora a morte também pode ser amiga do ambiente. Desde caixões degradáveis de vime a cremação líquida, já é possível diminuir o impacto ambiental da morte.

    SIC

  • O "anjo" que quer ensinar raparigas a programar
    2:59