sicnot

Perfil

País

Ondas podem atingir os cinco metros entre hoje a amanhã

Ondas podem atingir os cinco metros entre hoje a amanhã

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera lançou um aviso amarelo para agitação marítima na costa ocidental. Hoje e amanhã, as ondas poderão atingir os cinco metros de altura.

Dez distritos do continente e a Madeira estão hoje sob aviso amarelo devido à previsão de agitação marítima forte, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Segundo o IPMA, os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro e o arquipélago da Madeira estão sob aviso amarelo, o terceiro mais grave de uma escala de quatro, devido à previsão de agitação marítima, prevendo-se ondas com 4 a 5 metros.

Os dez distritos do continente estão sob aviso amarelo entre as 08:00 de hoje e as 18:00 de quarta-feira enquanto na Madeira vai estar em vigor entre 09:00 e as 18:00 de hoje.

O aviso amarelo, o terceiro mais grave numa escala de quatro, significa risco para determinadas atividades dependentes do estado do tempo.

O IPMA prevê para hoje nas regiões do norte e centro períodos de céu muito nublado, aguaceiros, possibilidade de ocorrência de trovoada, vento em geral fraco de sudoeste, soprando moderado no litoral a partir do início da tarde e sendo moderado a forte nas terras altas e pequena descida de temperatura.

No sul prevê-se períodos de céu muito nublado, aguaceiros, diminuindo gradualmente de intensidade e frequência, vento em geral fraco do quadrante oeste, soprando moderado no litoral oeste, a partir do início da tarde, e nas terras altas e pequena descida de temperatura.

Em Lisboa as temperaturas vão oscilar entre os 14 e os 18 graus Celsius, no Porto entre 11 e 17, em Vila Real entre 9 e 12, em Viseu entre 9 e 11, em Bragança entre 7 e 12, na Guarda entre 6 e 10, em Coimbra entre 11 e 15, em Castelo Branco entre 10 e 15, em Santarém entre 11 e 18, em Évora entre 9 e 17, em Beja entre 11 e 18, em Faro entre 14 e 20, e no Funchal 17 e 23.

Com Lusa

  • "Ainda falta muito em termos de estudo"
    3:51

    Opinião

    Uma equipa internacional de astrónomos, detetou, fora do Sistema Solar, sete planetas semelhantes à Terra, onde a água poderá existir em estado líquido. O anúncio foi feito esta quarta-feira pela NASA. Pedro Machado, do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, esteve na Edição da Tarde para falar sobre esta descoberta.

  • Vídeo mostra aterragem de Harrison Ford que quase causou um desastre

    Mundo

    Harrison Ford quase provocou um grave acidente quando, ao pilotar um dos seus aviões, falhou a pista de aterragem e esteve muito perto de chocar contra um um Boeing 737, com mais de 100 pessoas a bordo. O incidente com o ator norte-americano, considerado um piloto experiente, aconteceu na passada segunda-feira, dia 13, no Condado de Orange, na Califórnia, e o momento foi captado em vídeo.

  • Descoberta nova espécie de primatas em Angola

    Mundo

    Uma equipa britânica de cientistas descobriu uma nova espécie de galagos anões, um primata pertencente à família dos galonídeos - comum na África subsariana -, na floresta ameaçada da Kumbira, localizada na província do Cuanza Sul, noroeste de Angola.