sicnot

Perfil

País

MP quer levar a julgamento canadiano acusado de violar regras de livre concorrência

O Ministério Público quer levar a julgamento um homem de nacionalidade canadiana doutorado em Economia em Harvard pela prática do crime de manipulação de mercado sobre títulos da dívida soberana portuguesa.

Segundo a acusação a que a SIC teve acesso, o arguido, residente em Londres, terá obtido uma mais-valia superior a 800 mil euros através da manipulação de títulos da dívida portuguesa contribuindo para a subida das taxas de juro da dívida pública.


De acordo com o Ministério Público, para influenciar os investidores e assim potenciar os ganhos e as mais-valias, terá publicado em 2010 vários artigos em blogs e até num jornal de referência mundial.


Os artigos nunca mencionavam os interesses pessoais do arguido e terão tido impacto na subida das taxas de juro da dívida pública.
O homem está agora acusado de violar as regras de livre concorrência e a confiança do mercado.

  • António Costa evita perguntas sobre estágios não remunerados
    1:55
  • "É evidente que não fecho a porta ao Eurogrupo"
    1:38

    Economia

    O ministro das Finanças diz que não fecha a porta ao Eurogrupo. A declaração é feita numa entrevista ao semanário Expresso. No entanto, Mário Centeno deixa a ressalva que qualquer ministro das Finanças do Eurogrupo pode ser presidente.

  • Trump adia decisão sobre permanência nos acordos de Paris
    1:48
  • Raízes de ciência e rebentos de esperança
    14:14