sicnot

Perfil

País

Açores sob aviso laranja devido à agitação marítima e vento forte

O arquipélago dos Açores está hoje sob aviso laranja devido à previsão de vento forte e agitação marítima, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

© Eloy Alonso / Reuters

De acordo com o IPMA, o grupo ocidental (ilhas do Corvo e Flores) está sob aviso laranja entre as 02:00 e as 18:00 de hoje devido à previsão de vento forte e agitação marítima.

Os grupos oriental (São Miguel e Santa Maria) e central (Graciosa, Pico, Faial, Terceira e São Jorge) estão também sob aviso laranja devido à previsão de vento forte entre as 02:00 e as 09:00.

O aviso laranja é o segundo mais grave de uma escala de quatro e refere-se a uma situação meteorológica "de risco moderado a elevado".

O instituto prevê para hoje no grupo ocidental períodos de céu muito nublado com abertas, aguaceiros mais frequentes durante a madrugada e que poderão ser de granizo e vento noroeste forte com rajadas até 110 quilómetros por hora durante a madrugada, tornando-se gradualmente moderado a fresco.

Para o grupo central prevê-se períodos de céu muito nublado com abertas, aguaceiros mais frequentes durante a madrugada e manhã e que poderão ser de granizo, aguaceiros de neve nos pontos mais altos da Montanha do Pico acima da cota 1300 metros e vento noroeste muito fresco a forte com rajadas até 100 quilómetros por hora, tornando-se gradualmente moderado.

O IPMA prevê para o grupo oriental períodos de céu muito nublado com abertas, descida acentuada da temperatura do ar, aguaceiros mais frequentes durante a madrugada e que poderão ser de granizo e vento noroeste forte com rajadas até 90 quilómetros por hora, tornando-se gradualmente moderado.

Na Horta e em Angra do Heroísmo as temperaturas vão oscilar entre 8 e 15 graus Celsius, em Ponta Delgada entre 10 e 16 e em Santa Cruz das Flores entre 8 e 16.

Lusa

  • Prisão preventiva para homicida de Barcelos
    1:43

    País

    O alegado homicida de Barcelos vai ficar em prisão preventiva, por quatro crimes de homicídio. Adelino Briote foi ouvido este sábado de manhã no Tribunal de Braga, depois de na sexta-feira ter alegadamente degolado quatro pessoas na freguesia de Tamel, em Barcelos.

  • Homem suspeito de matar a mulher em Esmoriz

    País

    Um homem é suspeito de ter esfaqueado este sábado mortalmente a mulher em Esmoriz, concelho de Ovar, num contexto de violência doméstica, disse à agência Lusa fonte da Guarda Nacional Republicana (GNR).

  • Morte de portuguesa no Luxemburgo afinal não aconteceu

    País

    A morte de uma portuguesa em Bettembourg, no sul do Luxemburgo, não terá acontecido. O Jornal do Luxemburgo avançou, esta manhã, que a emigrante portuguesa tinha sido baleada mortamente pelo filho, uma informação entretanto desmentida por outro jornal online. Segundo o Bom Dia Luxemburgo, o que aconteceu foi afinal uma rusga policial.

  • Estamos quase na hora de verão

    País

    Esta madrugada muda a hora. Quando for 1h00, os relógios adiantam para as 2h00. Será uma noite com menos tempo de sono, mas os dias vão ficar mais longos com o chamado horário de verão.

  • Hora do Planeta, apagam-se as luzes para despertar consciências
    2:19
  • Milhares nas cerimónias fúnebres de dirigente do Hamas

    Mundo

    Milhares de palestinianos participaram nas cerimónias fúnebres de um dirigente do Hamas, assassinado esta sexta-feira, na Faixa de Gaza. Vários homens armados acompanharam o cortejo fúnebre até à mesquita, onde se fizeram as últimas orações.