sicnot

Perfil

País

Isabel Moreira acusa Portas de "extremismo antidemocrático"

A deputada do PS Isabel Moreira acusa Paulo Portas de "extremismo antidemocrático" por considerar que um governo de esquerda é um "golpe de secretaria".

https://www.facebook.com/isabel.moreira

https://www.facebook.com/isabel.moreira


Numa carta aberta, publicada no Facebook esta manhã, a deputada recorda que o vice primeiro-ministro defendeu em 2011 que se a direita tivesse maioria no Parlamento deveria governar.

Por isso, Isabel Moreira defende que o facto de Paulo Portas dizer agora que o país está perante um "golpe de secretaria" mostra que, para o líder do CDS, "vale tudo" para criar um "bom slogan".


Isabel Moreira escreve ainda que considerar o Parlamento como uma secretaria é uma ofensa para todos os portugueses.

Carta aberta:

"Pequeníssima carta aberta ao Dr. Paulo Portas:
Excelência ,
1. É do seu conhecimento que num debate com Pedro Passos Coelho defendeu, e bem, que os governos se formam no parlamento - deu o exemplo de uma hipotética maioria parlamentar de direita que o povo elegesse.
2. Nós, humildes cidadãos , estamos recordados das suas palavras, de resto corretíssimas e em conformidade com o sistema de governo em que vivemos.
3. Defendeu, portanto, a total legitimidade do diálogo atual do PS com a CDU e o BE, com vista a que da AR emane um governo de suporte maioritário de esquerda, porque os cidadãos elegem deputados que decidem quem governa, não elegem governos .
5. Vem agora v. Excelência afirmar a linha que seguirá na oposição : estamos perante um " golpe de secretaria".
6. Sei que não está sem memória do que disse no referido debate, pelo que imagino que para si tudo valha para um " slogan ".
7. Para além do que releva dos juízos que cada um faça da sua conduta, vejo- me forçada a dizer-lhe que o extremismo anti-democrático encontrou na sua pessoa um representante de boa oratória .
8. Mais gostaria de acrescentar que ter a casa da democracia como uma " secretaria" é ofensivo para todas e todos os portugueses recordados de uma assembleia nacional, essa sim, muito parecida com uma secretaria .
9. Fica aqui a minha singela carta aberta, sabendo que me cruzarei consigo proximamente . Eu, como deputada eleita pelo povo ; o senhor, como secretário. De resto, em vários sentidos .

Cumprimentos ,

Isabel Moreira"

  • "A nossa lei tem demasiados buracos"
    0:44

    País

    Rui Cardoso acusa a classe política de não querer resolver os problemas da corrupção em Portugal. Entrevistado na Edição da Noite da SIC Notícias o magistrado do Ministério Público considera que ainda há um longo caminho a percorrer no combate à corrupção.

  • Salah Abdeslam deixa cadeira vazia na leitura da sua sentença
    2:05

    Mundo

    O único suspeito vivo dos ataques de Paris em 2015 foi esta segunda-feira condenado a 20 anos de prisão por um tribunal belga, num processo paralelo: um tiroteio em março de 2016, em Bruxelas. Tanto Salah Abdeslam como o cúmplice não quiseram estar na leitura da sentença. O julgamento de Salah Abdeslam pelos ataques de Paris só deverá acontecer no próximo ano, em França.

  • Beyoncé e a irmã caem e o vídeo torna-se viral

    Cultura

    Beyoncé voltou este fim de semana a subir ao palco do Coachella, depois de ter atuado na primeira semana do festival que decorreu no deserto da Califórnia, nos EUA. A cantora norte-americana voltou a brilhar, mas foi o momento em que caiu no palco com a irmã, Solange, que acabou por se tornar viral.

    SIC

  • Cientistas querem sequenciar genomas de 15 milhões de espécies

    Mundo

    Um consórcio internacional de cientistas, que por enquanto não inclui portugueses, propõe-se sequenciar, catalogar e analisar os genomas (conjuntos de informação genética) de 15 milhões de espécies, uma tarefa que levará dez anos a fazer, foi divulgado esta segunda-feira.