sicnot

Perfil

País

Quatro distritos sob aviso amarelo devido à agitação marítima

Quatro distritos do continente e as ilhas açorianas de São Miguel e de Santa Maria estão hoje sob aviso amarelo, devido à previsão de agitação marítima e vento forte, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

(Arquivo)

(Arquivo)

(arquivo)

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), os distritos de Beja, Faro, Lisboa e Setúbal estão hoje sob aviso amarelo, o terceiro mais grave de uma escala de quatro, devido à previsão de agitação marítima, prevendo-se ondas de noroeste, com três a quatro metros entre as 04:00 e as 21:00 de hoje, sendo que em Faro o aviso para a agitação marítima prolonga-se até às 00:00 de terça-feira.

Os quatros distritos estão também sob aviso amarelo devido à previsão de vento moderado, por vezes forte, com rajadas até 80 km/hora na faixa costeira, entre as 04:00 e as 15:00 de hoje.

O aviso amarelo, o terceiro mais grave numa escala de quatro, significa risco para determinadas atividades dependentes do estado do tempo.

As ilhas açorianas de São Miguel e de Santa Maria estão sob aviso amarelo da meteorologia até às 12:00 de hoje, por causa da previsão de chuva, anunciou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O aviso, o segundo menos grave numa escala de quatro, vigorará entre as 03:00 e as 12:00, período em que se prevê chuva que poderá ser "pontualmente forte" nas duas ilhas do grupo oriental dos Açores.

Para hoje, o IPMA prevê para as regiões norte, céu geralmente muito nublado, com períodos de chuva, sendo pontualmente forte na região norte e interior centro a partir do início da tarde.

O vento será fraco a moderado (10 a 30 km/h) do quadrante leste, soprando temporariamente moderado a forte (30 a 45 km/h) com rajadas até 80 km/h na faixa costeira a sul do Cabo Carvoeiro até ao início da tarde, tornando-se do quadrante sul durante a tarde.

Já nas terras altas, o vento soprará moderado a forte (30 a 45 km/h) do quadrante leste, tornando-se do quadrante sul durante a manhã.

Prevê-se ainda uma pequena subida da temperatura mínima e descida da temperatura máxima na região norte e interior centro.

Para a região sul, o IPMA prevê também céu geralmente muito nublado, com períodos de chuva, sendo pontualmente forte no litoral a sul do Cabo de Sines até ao início da manhã.

O vento será fraco a moderado (10 a 25 km/h) do quadrante sul, soprando moderado a forte (25 a 45 km/h) no litoral, por vezes com rajadas até 80 km/h na faixa costeira, tornando-se do quadrante oeste no Algarve a partir do final da tarde.

Nas terras altas, o vento soprará moderado a forte (30 a 45 km/h) do quadrante sul.

Quanto às temperaturas, em Lisboa vão oscilar entre 14 e 17 graus Celsius, no Porto entre 14 e 18, em Braga entre 13 e 20, em Viana do Castelo entre 14 e 19, em Vila Real entre 12 e 15, em Bragança e Viseu entre 11 e 13, em Coimbra entre 14 e 17, em Leiria entre 13 e 20, na Guarda entre 9 e 10, em Castelo Branco entre 12 e 15, em Santarém entre 13 e 19, em Évora e Beja entre 11 e 17, em Faro entre 14 e 19, no Funchal entre 14 e 22, em Angra do Heroísmo entre 18 e 20 e Santa Cruz entre 15 e 18.

Lusa

  • Temporal no Algarve provoca inundações e inúmeros estragos
    1:31

    País

    O Algarve está sob aviso vermelho de mau tempo. A chuva intensa que tem caído desde manhã cedo e o vento forte já provocaram inúmeros estragos. Há casas inundadas, muros derrubados e árvores arrancada do chão. Portimão,Loulé e Albufeira são os concelhos mais afetados pelo temporal.

  • Mais de 50 milhões de italianos decidem futuro do país
    1:43

    Mundo

    Este domingo, está nas mãos de mais de 50 milhões de eleitores italianos o futuro do país. Mais do que um voto à reforma constitucional, o referendo terá consequências políticas diretas no Governo italiano. As urnas fecham às 23h00, 22h00 em Lisboa. Os primeiros resultados são esperados meia hora depois.