sicnot

Perfil

País

Quatro distritos sob aviso amarelo devido à agitação marítima

Quatro distritos do continente e as ilhas açorianas de São Miguel e de Santa Maria estão hoje sob aviso amarelo, devido à previsão de agitação marítima e vento forte, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

(Arquivo)

(Arquivo)

(arquivo)

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), os distritos de Beja, Faro, Lisboa e Setúbal estão hoje sob aviso amarelo, o terceiro mais grave de uma escala de quatro, devido à previsão de agitação marítima, prevendo-se ondas de noroeste, com três a quatro metros entre as 04:00 e as 21:00 de hoje, sendo que em Faro o aviso para a agitação marítima prolonga-se até às 00:00 de terça-feira.

Os quatros distritos estão também sob aviso amarelo devido à previsão de vento moderado, por vezes forte, com rajadas até 80 km/hora na faixa costeira, entre as 04:00 e as 15:00 de hoje.

O aviso amarelo, o terceiro mais grave numa escala de quatro, significa risco para determinadas atividades dependentes do estado do tempo.

As ilhas açorianas de São Miguel e de Santa Maria estão sob aviso amarelo da meteorologia até às 12:00 de hoje, por causa da previsão de chuva, anunciou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O aviso, o segundo menos grave numa escala de quatro, vigorará entre as 03:00 e as 12:00, período em que se prevê chuva que poderá ser "pontualmente forte" nas duas ilhas do grupo oriental dos Açores.

Para hoje, o IPMA prevê para as regiões norte, céu geralmente muito nublado, com períodos de chuva, sendo pontualmente forte na região norte e interior centro a partir do início da tarde.

O vento será fraco a moderado (10 a 30 km/h) do quadrante leste, soprando temporariamente moderado a forte (30 a 45 km/h) com rajadas até 80 km/h na faixa costeira a sul do Cabo Carvoeiro até ao início da tarde, tornando-se do quadrante sul durante a tarde.

Já nas terras altas, o vento soprará moderado a forte (30 a 45 km/h) do quadrante leste, tornando-se do quadrante sul durante a manhã.

Prevê-se ainda uma pequena subida da temperatura mínima e descida da temperatura máxima na região norte e interior centro.

Para a região sul, o IPMA prevê também céu geralmente muito nublado, com períodos de chuva, sendo pontualmente forte no litoral a sul do Cabo de Sines até ao início da manhã.

O vento será fraco a moderado (10 a 25 km/h) do quadrante sul, soprando moderado a forte (25 a 45 km/h) no litoral, por vezes com rajadas até 80 km/h na faixa costeira, tornando-se do quadrante oeste no Algarve a partir do final da tarde.

Nas terras altas, o vento soprará moderado a forte (30 a 45 km/h) do quadrante sul.

Quanto às temperaturas, em Lisboa vão oscilar entre 14 e 17 graus Celsius, no Porto entre 14 e 18, em Braga entre 13 e 20, em Viana do Castelo entre 14 e 19, em Vila Real entre 12 e 15, em Bragança e Viseu entre 11 e 13, em Coimbra entre 14 e 17, em Leiria entre 13 e 20, na Guarda entre 9 e 10, em Castelo Branco entre 12 e 15, em Santarém entre 13 e 19, em Évora e Beja entre 11 e 17, em Faro entre 14 e 19, no Funchal entre 14 e 22, em Angra do Heroísmo entre 18 e 20 e Santa Cruz entre 15 e 18.

Lusa

  • Temporal no Algarve provoca inundações e inúmeros estragos
    1:31

    País

    O Algarve está sob aviso vermelho de mau tempo. A chuva intensa que tem caído desde manhã cedo e o vento forte já provocaram inúmeros estragos. Há casas inundadas, muros derrubados e árvores arrancada do chão. Portimão,Loulé e Albufeira são os concelhos mais afetados pelo temporal.

  • Deputado do PS abandona partido e pode colocar em causa maioria parlamentar
    2:28

    País

    Domingos Pereira foi eleito pelo círculo de Braga. Agora, vai demitir-se do Partido Socialista e entregar o cartão de militante. Contudo, mantém-se no Parlamento, passando assim a deputado independente na Assembleia da República. Pode estar em causa a maioria parlamentar quando o PCP se abstiver.

    Notícia SIC

  • Pedro Dias recusou mostrar caligrafia
    2:29

    País

    Pedro Dias forneceu esta segunda-feira ADN aos peritos do laboratório da polícia científica. O suspeito dos crimes de Aguiar da Beira também foi intimado a entregar amostras da própria caligrafia, mas recusou fazê-lo.

  • Autoridades italianas prosseguem buscas por desaparecidos em avalancha
    0:54
  • "O México não acredita em muros"
    0:45

    Mundo

    Em resposta a Donald Trump, o Presidente mexicano diz que o país não acredita em muros, mas em pontes. Enrique Peña Nieto diz ainda que o México vai procurar dialogar com os Estados Unidos sem confrontos, mas também sem submissão.

  • Carolina do Mónaco celebra o 60.º aniversário
    2:13

    Mundo

    Carolina do Mónaco celebra esta segunda-feira o 60.º aniversário. Em 60 anos, foi criança mediática, jovem rebelde e, agora, matriarca sem ser rainha. Carolina do Mónaco nunca saiu das revistas, por ser filha de Grace Kelly e Rainier do Mónaco, por ter somado namorados pouco recomendáveis para princesas, por ter perdido o pai dos seus filhos num terrível acidente.

  • Ator morre baleado durante gravações de videoclip na Austrália

    Mundo

    Um ator morreu depois de ter sido baleado durante as gravações de um videoclip da banda Bliss n Eso, na cidade australiana de Brisbane. A vítima foi identificada como Johann Ofner, de 28 anos. O homem chegou a receber a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos.