sicnot

Perfil

País

BE e ministro Costa Neves falaram de relações institucionais em reunião "sem história"

As relações institucionais com um Governo "a prazo" estiveram hoje em cima da mesa no encontro do Bloco de Esquerda com o ministro dos Assuntos Parlamentares, que o líder da bancada bloquista resumiu como "uma reunião sem grande história".

"Falámos das relações institucionais que existem com um Governo que está a prazo, mas que em todo o caso é aquele que neste momento existe. Mas, não avançámos mais do que isso", afirmou o líder parlamentar do BE, Pedro Filipe Soares, em declarações jornalistas no final do encontro com o novo ministro dos Assuntos Parlamentares, Carlos Costa Neves.

O encontro, que decorreu numa das salas da bancada do BE na Assembleia da República e durou cerca de meia hora, foi resumido por Pedro Filipe Soares como tendo sido "uma reunião sem grande história, a não ser uma repetição de um ato que é normal neste tipo de situações".

"Acedemos ao pedido de reunião que nos foi feito com a disponibilidade institucional que é prevista", acrescentou, insistindo que se trata de "um Governo a prazo" e que o encontro foi apenas "uma ação institucional, sem qualquer consequência do ponto de vista político".

Ainda segundo o líder do grupo parlamentar do BE "não esteve em cima da mesa qualquer tipo de acordo", até porque "não fazia sentido", e a conversa girou toda à volta do tema das relações institucionais.

Pedro Filipe Soares adiantou também que não foi transmitida qualquer indicação sobre a data em que o programa do Governo será entregue na Assembleia da República e que, por agora, o BE está a trabalhar com o prazo adiantado na última conferência de líderes, ou seja, "quinta-feira ao final do dia ou sexta-feira de manhã".

De fora do encontro estiveram igualmente as anunciadas moções de rejeição ao programa do Governo, segundo o líder da bancada do BE.

Questionado sobre as negociações do BE com o PS, Pedro Filipe Soares escusou-se a comentar as notícias que referem que já existe acordo, limitando-se a dizer que "é um processo em curso".

À tarde o ministro dos Assuntos Parlamentares vai reunir-se com os líderes parlamentares da coligação PSD/CDS-PP, com o PS e com o PCP, estando previsto que fale aos jornalistas apenas no final do encontro com a bancada comunista

  • Primeiro-ministro hoje na cidade da Praia 

    País

    O primeiro-ministro, António Costa, está hoje em Cabo Verde para a a IV cimeira bilateral entre Portugal e aquele país africano, aproveitando a passagem pela cidade da Praia para inaugurar a escola portuguesa.

  • As polémicas do primeiro mês de Donald Trump como Presidente
    3:17
  • Deputados britânicos debatem hoje petição que desvaloriza visita de Donald Trump

    Mundo

    Os deputados britânicos debatem hoje uma petição que reclama que a futura visita de Estado do Presidente norte-americano, Donald Trump, seja reduzida a uma visita oficial, enquanto dezenas de milhares de pessoas se manifestam sobre o mesmo assunto. Dezenas de milhares de pessoas são esperadas hoje nas ruas de várias cidades do Reino Unido, em protestos organizados para coincidir com a discussão no parlamento (na Câmara dos Comuns) de uma petição 'online' que já tem quase dois milhões de subscritores.

  • Portugal sem resposta de Moçambique sobre português desaparecido em Maputo
    1:25

    País

    Portugal tem tentado, sem sucesso, obter respostas das autoridades moçambicanas sobre o rapto de um empresário português há sete meses. De acordo com a notícia avançada este domingo pelo jornal Público, uma carta enviada há duas semanas pelo Presidente da República ao homólogo moçambicano não teve resposta. O Governo de Moçambique tem ignorado pedidos de informação das autoridades portuguesas.

  • Benefícios fiscais trouxeram a Portugal 10 mil estrangeiros em 2015

    Economia

    Os benefícios fiscais em Portugal atraíram mais de 10 mil estrangeiros no ano passado. A maioria vem com o estatuto de residente não habitual, que dá isenção total de IRS aos reformados por dez anos e 20% de isenção no imposto para profissionais que estiverem ligados a atividades de valor acrescentado como Psicologia, Investigação ou Medicina.

  • Táxi capaz de sobrevoar filas de trânsito ainda este ano no Dubai

    Mundo

    É o sonho de muitos que passam horas intermináveis em filas de trânsito. Trata-se de um drone com capacidade para transportar pessoas. "Operações regulares" deste insólito aparelho terão início em julho, no Dubai. O anúncio foi feito pela entidade que gere os transportes da cidade. Apenas um passageiro, com o peso máximo de 100 kg, pode seguir viagem neste táxi revolucionário, capaz de sobrevoar vias congestionadas pelo trânsito.