sicnot

Perfil

País

FENPROF apela para a forte participação dos docentes na concentração no dia 10

A Federação Nacional dos Professores apelou hoje para "uma forte participação" dos professores, educadores e investigadores, na concentração agendada para dia 10 pela CGTP, frente ao Parlamento, quando será apresentado o programa do Governo e moções de rejeição.

Lusa

"É importante estarmos lá todos", disse à agência Lusa o secretário-geral da FENPROF, Mário Nogueira, depois de publicar o apelo na página de Internet da federação sindical.

A concentração está marcada para as 15:00 e prolongar-se-á até às votações do programa do governo e das moções de rejeição elaboradas pela oposição.

A estrutura sindical defende a demissão do governo, alegando que não conta com o apoio maioritário do parlamento, pois "perdeu 800.000 votos nas eleições e, em resultado, 25 deputados".

Os docentes rejeitam políticas desenvolvidas na anterior legislatura pela coligação PSD-CDS/PP, como a delegação de competências do Ministério da Educação nas autarquias, a eliminação de disciplinas no currículo dos alunos, os cortes salariais e de pensões.

O desemprego, a precariedade laboral a que estão sujeitos, a política de concursos e a falta de financiamento do ensino artísticos são outros motivos evocados no apelo à participação dos professores na concentração.

"A mudança de governo é condição absolutamente necessária para que também possam mudar políticas e, assim, resolver problemas concretos com os quais também os professores e, em geral, a Educação se têm debatido", lê-se no texto publicado esta tarde.

A CGTP anunciou na semana passada a realização de uma concentração junto à Assembleia da República, em Lisboa, para o dia em que serão votadas as moções de rejeição ao Governo já anunciadas.

O programa de Governo será discutido nos dias 09 e 10 de novembro, por decisão da conferência de líderes parlamentares.

Lusa

  • O perfil do homicida de Barcelos
    2:42

    País

    Adelino Gomes Briote já tinha sido condenado por ofensas à integridade física da sogra e de uma filha. Em seis meses esta foi a segunda vez que o homem acusado do quádruplo homicídio em Barcelos esteve perante a justiça.

  • "Um Lugar ao Sol"
    17:05
  • Trump diz que Obamacare vai "colapsar"

    Mundo

    O Presidente norte-americano tentou desvalorizar a derrota política sofrida na sexta-feira no Congresso, ao desistir da revogação da lei de saúde pública do seu antecessor, conhecida como Obamacare, afirmando que esta vai colapsar por si mesma.

  • Milhares nas cerimónias fúnebres de dirigente do Hamas

    Mundo

    Milhares de palestinianos participaram nas cerimónias fúnebres de um dirigente do Hamas, assassinado esta sexta-feira, na Faixa de Gaza. Vários homens armados acompanharam o cortejo fúnebre até à mesquita, onde se fizeram as últimas orações.

  • Guerra na Síria não dá tréguas
    1:51

    Mundo

    Na Síria e ao mesmo tempo que decorrem novas negociações de paz, a guerra não dá tréguas. As imagens mostram o resultados dos últimos raides aéreos nos subúrbios de Damasco. O balanço provisório é de mais de 30 mortos e pelo menos 50 feridos.