sicnot

Perfil

País

Chuva que caiu domingo no Algarve inferior a máximos históricos já registados

A quantidade chuva que caiu no domingo na zona entre Portimão e Olhão foi inferior a máximos históricos registados e deveu-se a uma depressão centrada no norte de África, informou hoje o Instituto do Mar e da Atmosfera.

LU\303\215S FORRA

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a zona mais afetada pela forte chuva que caiu domingo foi a linha entre Portimão e Olhão, com Albufeira e Quarteira a serem as zonas mais afetadas.

"Estima-se que o valor da precipitação ocorrida entre as 04 e 14 horas em Albufeira e Quarteira tenha variado entre 106 e 139 milímetros, com um valor médio estimado de 122 milímetros", refere em comunicado o IPMA.

O instituto refere que nas suas estações meteorológicas automáticas do aeroporto de Faro e de Portimão os "máximos horários de precipitação observados foram de 11 milímetros em Portimão às 11 horas e de 20 milímetros em Faro às 12 horas, tendo aquela estação registado um valor máximo de 74 milímetros em seis horas, entre as 06:00 e as 12:00".

O IPMA indica também que na estação meteorológica automática do aeroporto de Faro o "máximo histórico horário é cerca de 3,4 vezes superior ao observado no presente episódio e que os máximos históricos de seis horas e de 24 horas são cerca de 1,5 vezes superiores aos observados".

"Na estação de Portimão os máximos históricos horários em seis horas são cerca de duas vezes superiores aos observados naquele episódio e o máximo histórico de 24 horas é cerca de 1,3 vezes superior ao observado", acrescenta o IPMA.

A medição da pluviosidade exprime-se em milímetros de altura (mm) ou em litros por metro quadrado (l/m2). A cada litro por metro quadrado corresponde a um milímetro de altura.

Lusa

  • Descida da TSU inconstitucional?
    2:37

    TSU

    Especialistas ouvidos pela SIC põem em causa a constitucionalidade da descida da Taxa Social Única dos patrões, como contrapartida pelo aumento do salário mínimo. Como se trata de um imposto pago pelas empresas, só o Parlamento pode decidir uma alteração nas taxas. Neste caso, o Governo decidiu sozinho.

  • Autocarro com seguranças atacado em Braga
    0:42

    Desporto

    Dois autocarros que transportavam elementos de uma empresa de segurança foram atingidos por tiros e pedras depois do jogo entre o Sporting de Braga e o Vitória de Guimarães. O ataque deu-se a poucos quilómetros do Estádio Municipal de Braga. A PSP e a PJ estiveram no local a recolher provas.