sicnot

Perfil

País

PAN participa como observador na Conferência de Líderes do parlamento

A Conferência de Líderes da Assembleia da República decidiu hoje que o único deputado do PAN - Pessoas-Animais-Natureza, André Silva, vai participar neste órgão parlamentar que fixa a agenda das reuniões plenárias, com estatuto de observador.

ANDR\303\211 KOSTERS

Esta decisão foi comunicada aos jornalistas pelo porta-voz da Conferência de Líderes, Duarte Pacheco, que adiantou estar em análise uma proposta para que o deputado do PAN possa intervir nas interpelações ao Governo, debates de moções de censura e de confiança, debates quinzenais e no "debate sobre o estado da Nação" - apesar de o Regimento não o prever.

Segundo o deputado social-democrata, essa proposta foi colocada hoje em cima da mesa e os grupos parlamentares vão analisá-la, devendo tomar uma decisão sobre o assunto na próxima reunião da Conferência de Líderes, marcada para dia 11 de novembro, quarta-feira.

Quanto à participação na Conferência de Líderes, Duarte Pacheco referiu que o deputado do PAN "não tem direito regimental a estar presente" nas reuniões da Conferência de Líderes, porque não constitui um grupo parlamentar, mas foi decidido atribuir-lhe um "estatuto de observador" para que possa "ter acesso em primeira mão" às decisões que são tomadas.

Estando presente na Conferência de Líderes, André Silva poderá solicitar que iniciativas legislativas do PAN conexas com diplomas de outros partidos sejam agendados, apontou.

"Mas não pode participar na decisão, não tem voto", salientou o porta-voz da Conferência de Líderes.

Segundo o Regimento da Assembleia da República, "os representantes dos grupos parlamentares têm na Conferência de Líderes um número de votos igual ao número dos deputados que representam" e as decisões, "na falta de consenso, são tomadas por maioria".

Lusa

  • Corpos de portuguesas trasladados segunda-feira 
    1:27

    Ataque em Barcelona

    Os corpos das vítimas portuguesas do atentado de Barcelona vão ser trasladados para Portugal na segunda-feira. A garantia foi dada pelo Secretário de Estado das Comunidades que regressou este sábado à noite de Espanha. José Luís Carneiro avançou ainda que não há mais feridos de nacionalidade portuguesa. 

  • Incêndio lavra na Serra da Estrela
    1:44
  • Ribeira de Pena passa noite em claro
    1:32

    País

    Em Vila Real, as chamas levaram ontem ao corte da A7, no troço entre Ribeira de Pena e o Arco de Baúlhe. Foi uma noite em claro, com vários focos de incêndio.

  • José Eduardo dos Santos apelou ao voto em Angola
    2:07

    Mundo

    Faltam quatro dias para as eleições em Angola, as primeiras sem Eduardo dos Santos como candidato. Mesmo fora de cena, o ainda Presidente apareceu ao lado do cabeça de lista do MPLA para apelar ao voto e dizer que está convencido que João Lourenço vai ser o seu sucessor.

  • Um encontro português (e inesperado) em alto mar
    2:38