sicnot

Perfil

País

PAN participa como observador na Conferência de Líderes do parlamento

A Conferência de Líderes da Assembleia da República decidiu hoje que o único deputado do PAN - Pessoas-Animais-Natureza, André Silva, vai participar neste órgão parlamentar que fixa a agenda das reuniões plenárias, com estatuto de observador.

ANDR\303\211 KOSTERS

Esta decisão foi comunicada aos jornalistas pelo porta-voz da Conferência de Líderes, Duarte Pacheco, que adiantou estar em análise uma proposta para que o deputado do PAN possa intervir nas interpelações ao Governo, debates de moções de censura e de confiança, debates quinzenais e no "debate sobre o estado da Nação" - apesar de o Regimento não o prever.

Segundo o deputado social-democrata, essa proposta foi colocada hoje em cima da mesa e os grupos parlamentares vão analisá-la, devendo tomar uma decisão sobre o assunto na próxima reunião da Conferência de Líderes, marcada para dia 11 de novembro, quarta-feira.

Quanto à participação na Conferência de Líderes, Duarte Pacheco referiu que o deputado do PAN "não tem direito regimental a estar presente" nas reuniões da Conferência de Líderes, porque não constitui um grupo parlamentar, mas foi decidido atribuir-lhe um "estatuto de observador" para que possa "ter acesso em primeira mão" às decisões que são tomadas.

Estando presente na Conferência de Líderes, André Silva poderá solicitar que iniciativas legislativas do PAN conexas com diplomas de outros partidos sejam agendados, apontou.

"Mas não pode participar na decisão, não tem voto", salientou o porta-voz da Conferência de Líderes.

Segundo o Regimento da Assembleia da República, "os representantes dos grupos parlamentares têm na Conferência de Líderes um número de votos igual ao número dos deputados que representam" e as decisões, "na falta de consenso, são tomadas por maioria".

Lusa

  • Portugal a tremer de frio
    3:07

    País

    Portugal continua a registar temperaturas negativas, sobretudo no Norte do país. Em Trás-os-Montes, por exemplo, marcaram mínimas de 11 graus abaixo de zero e os termómetros desceram tanto que congelaram rios, canalizações de água e até aquecimentos de escolas. Mas nem tudo é mau pois os produtores falam em boa época para curar fumeiro.

  • Artista que criou poster de Obama quer invadir EUA com símbolos de esperança

    Mundo

    Shepard Fairey - o artista por trás do tão conhecido cartaz vermelho e azul "Hope" de Barack Obama, durante a campanha eleitoral de 2008 nos EUA - produziu uma série de novas imagens a tempo da tomada de posse de Donald Trump, na sexta-feira. Agora, o artista e a sua equipa querem manifestar uma posição política com a campanha "We The People", contra as ideias que o Presidente eleito tem defendido.

  • Podem as plantas ver, ouvir e até reagir?

    Mundo

    Um professor de Ciências Vegetais da Universidade de Missouri, nos Estados Unidos, passou quatro décadas a investigar as relações entre vegetais e insetos. Na visão de Jack Schultz, as plantas são "como animais muito lentos", que conseguem ver, ouvir, cheirar e até têm comportamentos próprios.

  • Zoo da Indonésia acusado de querer matar ursos à fome

    Mundo

    Um grupo de ativistas da Indonésia acusa o Jardim Zoológico de Bandung de estar a matar à fome os seus animais, incluindo os ursos-do-sol, para ser fechado. Um vídeo recentemente publicado mostra os ursos, que aparecem muito magros e a implorar por comida.