sicnot

Perfil

País

Parlamento agenda debates sobre aborto, adoção e reposição de feriados

O Parlamento vai debater nos dias 19 e 20 de novembro projetos do BE, PS, PCP e PEV sobre a revogação das taxas moderadoras na interrupção voluntária de gravidez, a adoção por casais de homossexuais e reposição de feriados.

(Arquivo)

(Arquivo)

Lusa

Estes agendamentos foram decididos hoje em Conferência de Líderes, com a ressalva de que, em caso de rejeição do programa do Governo PSD/CDS-PP no dia 10, a eventual apresentação do programa de um outro Governo terá prioridade sobre todos os outros agendamentos.

Os projetos de lei do BE, PS, PCP e PEV para revogar as alterações à legislação sobre a interrupção voluntária de gravidez aprovadas por PSD e CDS-PP no final da anterior legislatura e para permitir a adoção de crianças por casais de homossexuais vão ser debatidos no dia 19 de novembro.

Os diplomas sobre a reposição dos feriados eliminados em 2012 pelo anterior executivo PSD/CDS-PP vão ser debatidos no dia 20, em que haverá votações de todas as iniciativas legislativas debatidas nessa semana.

Lusa

  • Governo retifica orçamento para acomodar mais de 700 milhões em despesas até setembro

    País

    O Governo foi obrigado a retificar o Orçamento do Estado deste ano, para acomodar mais 700 milhões de euros, em despesas até setembro. As alterações são da competência das Finanças e não tiveram de passar pelo Parlamento. De acordo com a Unidade Técnica de Apoio Orçamental (UTAO), o reforço deve-se ao aumento dos custos com pessoal e dos gastos com a aquisição de bens e serviços, que representam cerca de 520 milhões de euros. Mesmo assim, a Unidade Técnica de Apoio Orçamental duvida que estas duas rubricas fiquem dentro dos limites fixados no orçamento até ao final do ano.

  • 950 militares cercam a Rocinha, no Rio de Janeiro
    2:36
  • Terra volta a termer no México

    Mundo

    Um sismo de magnitude 6,2, na escala de Richter, foi registado às 05h30, hora local, 23h30, em Lisboa. Até ao momento não há registo de vítimas ou danos materiais.

  • Franceses em protesto contra reformas de Macron
    1:04

    Mundo

    O Presidente francês volta hoje a ser alvo de manifestações contra a reforma laboral. Os protestos foram organizados por Jean Luc Melenchon, o candidato da extrema-esquerda que concorreu contra Macron.

  • Tony Carreira em Paris com sala cheia
    2:36

    Cultura

    O cantor Tony Carreira actuou ontem em Paris e teve sala cheia a aplaudir os temas que o tornaram conhecido há quase 30 anos. As recentes acusações de plágio não parecem afectar a popularidade do artista, que vai continuar em tournée. A Sic acompanhou o artista neste concerto.