sicnot

Perfil

País

Maior festival de balões de ar quente em Portugal começa domingo no Alto Alentejo

Os céus do Alto Alentejo vão ficar mais coloridos, a partir de domingo, com o arranque do maior festival de balões de ar quente realizado em Portugal, que envolve 35 equipas de vários países europeus.

15 de novembro de 2014: 18º Festival Internacional de Balões de Ar Quente em Alter do Chão, Portugal

15 de novembro de 2014: 18º Festival Internacional de Balões de Ar Quente em Alter do Chão, Portugal

NUNO VEIGA

Promovido pela empresa Publibalão e com a colaboração do Alentejo sem Fronteiras - Clube de Balonismo, a 19.ª edição do Festival Internacional de Balões de Ar Quente vai decorrer até ao dia 15 deste mês, nos concelhos de Alter do Chão, Fronteira e Monforte, no distrito de Portalegre.

"Este ano tivemos alguns contratempos para montar o festival, mas felizmente foi tudo resolvido e está a dar um gozo enorme ver inscritas novas equipas, contar de novo com a colaboração de um município (Monforte) e apresentar novos locais de voo", disse hoje à agência Lusa Aníbal Soares, um dos responsáveis da organização.

Este ano, o evento vai contar com a participação de 35 equipas, de Portugal, Espanha, França, Bélgica, Reino Unido, Holanda e Alemanha.

Além de realizar voos cativos, o festival tem para oferecer, diariamente, voos livres (as habituais viagens de balão).

"A meteorologia aponta para bom tempo na próxima semana. Nós vamos assim ter uma semana de voos com previsões fabulosas e, por isso, as nossas expectativas estão bastante elevadas", disse.

Em edições anteriores, o número de equipas inscritas tem sido superior, mas, segundo Aníbal Soares, a "conjuntura económica" não permite a participação de um maior número de equipas no festival.

"As coisas não estão fáceis e nós também tivemos que reduzir as inscrições. Além da conjuntura económica, esta decisão também tem a ver com uma estratégia que temos, porque, para o ano, comemoramos 20 edições do festival", explicou.

Nesse sentido, para 2016, Aníbal Soares promete que a 20.ª edição do festival vai ser um "evento maior" e com um "maior número" de participantes para assinalar a data.

Considerando que este é um evento que "projeta" o Alentejo no mundo, o responsável lamentou, no entanto, que existam entidades regionais que "não entendem o impacto" que a iniciativa tem além-fronteiras e, por isso, não dão o seu contributo.

O Festival Internacional de Balões de Ar Quente, o mais antigo do género em Portugal, conta com raízes no distrito de Portalegre, tendo servido de base para a abertura, em 2012, da primeira escola do país para pilotos de balões de ar quente, em Fronteira.

Lusa

  • Não há risco de colapso do viaduto de Alcântara
    1:35

    País

    O desvio de um pilar do viaduto de Alcântara obrigou esta quarta-feira ao corte do trânsito e da circulação de comboios da linha de Cascais. O estrago terá sido provocado por um camião que embateu na estrutura durante a noite. A circulação ferroviária foi retomada a meio da manhã, mas o viaduto só será reaberto esta quinta-feira.

  • Suspeito de homicídio à porta do Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em preventiva
    1:36

    País

    O suspeito de ser o autor dos disparos que mataram um jovem junto à discoteca Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em prisão preventiva. Segundo a investigação, tudo terá começado com um mero desacato, ainda dentro da discoteca, onde a vitima e o detido foram filmados a discutir. O homem de 23 anos está indiciado por dois crimes de homicídio, um na forma tentada.

  • Romeu e Julieta nasceram no mesmo dia e no mesmo hospital

    Mundo

    Na Carolina do Sul, nos EUA, dois bebés tinham o parto marcado para 26 de março mas decidiram nascer mais cedo: exatamente no mesmo dia, apenas com uma diferença de 18 horas. Os pais não se conheciam e, curiosamente, deram o nome aos recém nascidos de Romeo e Juliet (em português, Romeu e Julieta).

  • Túmulo de Jesus Cristo restaurado

    Mundo

    Após 10 meses de obras de restauro, o túmulo onde Jesus Cristo terá sido sepultado foi esta quarta-feira revelado numa cerimónia na igreja do Santo Sepulcro, em Jerusalém.