sicnot

Perfil

País

Maior festival de balões de ar quente em Portugal começa domingo no Alto Alentejo

Os céus do Alto Alentejo vão ficar mais coloridos, a partir de domingo, com o arranque do maior festival de balões de ar quente realizado em Portugal, que envolve 35 equipas de vários países europeus.

15 de novembro de 2014: 18º Festival Internacional de Balões de Ar Quente em Alter do Chão, Portugal

15 de novembro de 2014: 18º Festival Internacional de Balões de Ar Quente em Alter do Chão, Portugal

NUNO VEIGA

Promovido pela empresa Publibalão e com a colaboração do Alentejo sem Fronteiras - Clube de Balonismo, a 19.ª edição do Festival Internacional de Balões de Ar Quente vai decorrer até ao dia 15 deste mês, nos concelhos de Alter do Chão, Fronteira e Monforte, no distrito de Portalegre.

"Este ano tivemos alguns contratempos para montar o festival, mas felizmente foi tudo resolvido e está a dar um gozo enorme ver inscritas novas equipas, contar de novo com a colaboração de um município (Monforte) e apresentar novos locais de voo", disse hoje à agência Lusa Aníbal Soares, um dos responsáveis da organização.

Este ano, o evento vai contar com a participação de 35 equipas, de Portugal, Espanha, França, Bélgica, Reino Unido, Holanda e Alemanha.

Além de realizar voos cativos, o festival tem para oferecer, diariamente, voos livres (as habituais viagens de balão).

"A meteorologia aponta para bom tempo na próxima semana. Nós vamos assim ter uma semana de voos com previsões fabulosas e, por isso, as nossas expectativas estão bastante elevadas", disse.

Em edições anteriores, o número de equipas inscritas tem sido superior, mas, segundo Aníbal Soares, a "conjuntura económica" não permite a participação de um maior número de equipas no festival.

"As coisas não estão fáceis e nós também tivemos que reduzir as inscrições. Além da conjuntura económica, esta decisão também tem a ver com uma estratégia que temos, porque, para o ano, comemoramos 20 edições do festival", explicou.

Nesse sentido, para 2016, Aníbal Soares promete que a 20.ª edição do festival vai ser um "evento maior" e com um "maior número" de participantes para assinalar a data.

Considerando que este é um evento que "projeta" o Alentejo no mundo, o responsável lamentou, no entanto, que existam entidades regionais que "não entendem o impacto" que a iniciativa tem além-fronteiras e, por isso, não dão o seu contributo.

O Festival Internacional de Balões de Ar Quente, o mais antigo do género em Portugal, conta com raízes no distrito de Portalegre, tendo servido de base para a abertura, em 2012, da primeira escola do país para pilotos de balões de ar quente, em Fronteira.

Lusa

  • Quem deve ser o próximo treinador do FC Porto?

    Desporto

    Nuno Espírito Santo já não é treinador do FC Porto. O técnico e o clube chegaram a acordo mútuo para a rescisão do contrato, que o ligava por mais uma temporada aos dragões. Nuno Pinto da Costa tem agora que encontrar um novo treinador para orientar dos "dragões". Os nomes em cima da mesa são vários. Diga-nos quem deve ser o novo treinador do FC Porto.

  • Os treinadores do FC Porto desde o último título 

    Desporto

    Nunca o FC Porto esteve quatro anos consecutivos sem ganhar um título durante a presidência de Nuno Pinto da Costa. A ausência de vitórias teve início na época de 2013/14, quando começou uma autêntica dança de treinadores.

  • Julgamento do caso BPN deverá terminar quarta-feira
    4:38

    Economia

    O acórdão do processo principal do BPN vai ser tornado público esta quarta-feira, depois de quase sete anos de audições. O rosto principal é o de José Oliveira Costa mas há outros 14 arguidos sentados no banco dos réus.

  • "Michel Temer nunca teve vergonha, não tem cara de pessoa de bem"
    3:04

    Opinião

    Miguel Sousa Tavares analisou no habitual espaço de comentário do Jornal da Noite  da SIC, o escândalo com o Presidente do Brasil, Michael Temer. O comentador diz que já era previsível que Temer fosse apanhado com "o pé na poça" e afirma que o Presidente brasileiro nunca teve qualquer tipo de vergonha. Miguel Sousa Tavares fez ainda referência ao facto de Dilma Rousseff ser, entre todos os políticos brasileiros, a única que não tem processos contra ela.

    Miguel Sousa Tavares

  • Divulgado vídeo dos bambardeamentos contra o Daesh no Iraque
    0:42
  • Leão-marinho arrasta criança de doca em Vancouver
    0:51

    Mundo

    O momento em que um leão-marinho arrasta uma menina para a água foi gravado e publicado na internet. Sem nada que fizesse prever, o animal puxou a criança que estava sentada numa doca em Vancouver, no Canadá. A criança foi resgatada de imediato por um familiar e apesar do susto não sofreu ferimentos. O momento de aflição foi testemunhado por vários turistas.