Maior festival de balões de ar quente em Portugal começa domingo no Alto Alentejo
05.11.2015 21h00
Os céus do Alto Alentejo vão ficar mais coloridos, a partir de domingo, com o arranque do maior festival de balões de ar quente realizado em Portugal, que envolve 35 equipas de vários países europeus.

15 de novembro de 2014: 18º Festival Internacional de Balões de Ar Quente em Alter do Chão, Portugal
NUNO VEIGA
Promovido pela empresa Publibalão e com a colaboração do Alentejo sem Fronteiras - Clube de Balonismo, a 19.ª edição do Festival Internacional de Balões de Ar Quente vai decorrer até ao dia 15 deste mês, nos concelhos de Alter do Chão, Fronteira e Monforte, no distrito de Portalegre.
"Este ano tivemos alguns contratempos para montar o festival, mas felizmente foi tudo resolvido e está a dar um gozo enorme ver inscritas novas equipas, contar de novo com a colaboração de um município (Monforte) e apresentar novos locais de voo", disse hoje à agência Lusa Aníbal Soares, um dos responsáveis da organização.
Este ano, o evento vai contar com a participação de 35 equipas, de Portugal, Espanha, França, Bélgica, Reino Unido, Holanda e Alemanha.
Além de realizar voos cativos, o festival tem para oferecer, diariamente, voos livres (as habituais viagens de balão).
"A meteorologia aponta para bom tempo na próxima semana. Nós vamos assim ter uma semana de voos com previsões fabulosas e, por isso, as nossas expectativas estão bastante elevadas", disse.
Em edições anteriores, o número de equipas inscritas tem sido superior, mas, segundo Aníbal Soares, a "conjuntura económica" não permite a participação de um maior número de equipas no festival.
"As coisas não estão fáceis e nós também tivemos que reduzir as inscrições. Além da conjuntura económica, esta decisão também tem a ver com uma estratégia que temos, porque, para o ano, comemoramos 20 edições do festival", explicou.
Nesse sentido, para 2016, Aníbal Soares promete que a 20.ª edição do festival vai ser um "evento maior" e com um "maior número" de participantes para assinalar a data.
Considerando que este é um evento que "projeta" o Alentejo no mundo, o responsável lamentou, no entanto, que existam entidades regionais que "não entendem o impacto" que a iniciativa tem além-fronteiras e, por isso, não dão o seu contributo.
O Festival Internacional de Balões de Ar Quente, o mais antigo do género em Portugal, conta com raízes no distrito de Portalegre, tendo servido de base para a abertura, em 2012, da primeira escola do país para pilotos de balões de ar quente, em Fronteira.
Lusa
Na Homepage
- 4:01
- 2:03
- 1:29
Lei das barrigas de aluguer volta para o Parlamento
Os juízes do Tribunal Constitucional chumbaram algumas normas basilares da lei das barrigas de aluguer. Os processos já iniciados vão avançar e está agora nas mãos do Parlamento a alteração da lei.
25.04.2018 às 14h32
-
Comissão do Ambiente quer evitar "mais asneiras ambientais" no Tejo
O presidente da comissão parlamentar de Ambiente apelou esta quarta-feira ao Governo para que não se precipite no âmbito do processo de limpeza de resíduos no rio Tejo e pediu para que se evitem mais asneiras ambientais.
25.04.2018 às 20h33
-
Portugal continua no "pelotão da frente" na luta contra alterações climáticas
25.04.2018 às 18h07
-
-
- 4:03
Luaty Beirão satisfeito com sinais de mudança de paradigma em Angola
Sete meses depois da tomada de posse de João Lourenço como presidente de Angola, o país vive um tempo de revoluções. Mudanças inéditas que, nas palavras do ativista Luaty Beirão, permitem ter esperança num futuro melhor. O músico esteve em Lagos, a convite da Câmara Municipal, para falar sobre Livros e Liberdade.
25.04.2018 às 21h17
- 7:37
-
Encerrado site responsável por quatro milhões de ataques informáticos
Um site da internet responsável por mais de quatro milhões de ataques informáticos em todo o mundo foi encerrado, no âmbito de uma operação internacional que conduziu a várias detenções, anunciaram esta quarta-feira as autoridades britânicas.
25.04.2018 às 21h12
- 1:27