sicnot

Perfil

País

Descoberto novo mamífero em Portugal, o rato-das-neves

Investigadores da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) anunciaram hoje a descoberta de uma nova espécie de mamífero em Portugal, o rato-das-neves, que vive nas montanhas do Parque Natural de Montesinho, em Bragança.

Gonçalo Rosa

Trata-se de um roedor com "longos bigodes (vibrissas) brancos, patas posteriores muito desenvolvidas e cauda comprida, é pardo, com tons que variam entre o cinzento e o branco e concentra-se exclusivamente em regiões montanhosas".

A espécie cientificamente chamada 'Chionomys nivalis' acaba de dar entrada no registo de mamíferos em Portugal, graças à colaboração do Centro de Investigação e de Tecnologias Agroambientais e Biológicas (CITAB) e do Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos (CIBIO-InBIO) da UTAD, como divulgou hoje a universidade.

"Esta espécie não é uma praga: concentra-se exclusivamente em regiões montanhosas e é bastante sensível a alterações do habitat. Além disso, como todos os roedores, tem um papel importante na disseminação de sementes", explicou Hélia Vale Gonçalves, especialista em micromamíferos, do CITAB.

A espécie foi observada no verão de 2014 pelo fotógrafo de vida selvagem Gonçalo Rosa, no âmbito de um trabalho fotográfico de algumas espécies de mamíferos presentes em Portugal.

De acordo com o relato divulgado pela universidade, numa manhã, ao verificar as imagens de uma câmara que tinha colocado debaixo de uma grande pedra de granito, o fotógrafo descobriu que um animal havia ativado a célula.

"O roedor fotografado não parecia ser de nenhuma espécie que eu conhecia", contou Gonçalo Rosa.

As fotografias foram enviadas para os investigadores Hélia Vale Gonçalves e Paulo Barros do Laboratório de Ecologia Aplicada, inserido no CITAB, da UTAD, que confirmaram de imediato que se tratava de uma nova espécie, em Portugal.

A investigadora Hélia Vale Gonçalves explicou que a equipa conseguiu capturar dois animais, que foram libertados depois de registadas as medidas biométricas (peso, comprimento da orelha, cauda, pata posterior e corpo) e recolhidas amostras para análise genética.

Os resultados obtidos "permitiram verificar que são geneticamente próximos, mas diferentes das populações já estudadas do centro de Espanha".

Outra investigadora, Joana Paupério revelou que "o rato-das-neves tem uma distribuição fragmentada na Europa, pois encontra-se restrito a zonas montanhosas, e as suas populações apresentam uma diferenciação genética considerável ao nível mitocondrial".

A investigadora apontou ainda que "a população detetada em Portugal está localizada no limite da área de distribuição, mas é geneticamente próxima das restantes populações ibéricas".

"As populações espanholas estão classificadas como quase ameaçadas, pelo que a descoberta desta população em Portugal tem elevada relevância para a conservação deste roedor", considerou.

A revista Italian Journal of Zoology acaba de publicar o artigo científico da equipa de investigadores que confirma a presença do mamífero em Portugal.

Os investigadores defendem ainda que "deverão ser conduzidos censos regionais rigorosos da distribuição dos micromamíferos para a efetiva conservação desta espécie".

Lusa

  • DJ Avicii morre aos 28 anos

    Cultura

    Tim Bergling, conhecido por Avicii e um dos mais famosos DJ's do mundo, morreu aos 28 anos. A notícia foi avançada pelo site TMZ, que adianta que o DJ e produtor sueco foi encontrado morto esta sexta-feira em Muscat, em Omã, e os detalhes da morte ainda não são conhecidos.

    SIC

  • Avicii tinha deixado os palcos há 2 anos por motivos de saúde
    2:14
  • "Não andámos a tomar calmantes, nem a dar abracinhos"
    0:52

    Desporto

    Rui Vitória recusa atirar a toalha ao chão. O treinador do Benfica acredita que ainda muito pode acontecer e revela a motivação da equipa depois da derrota com o FC Porto na Luz, que levou à perda da liderança a quatro jornadas do fim.

  • "Se não querem que vos baixem as calças, não se tornem modelos"

    Mundo

    "Se não querem que vos baixem as calças, não se tornem modelos", esta foi apenas uma das declarações de Karl Lagerfeld sobre as denúncias de abuso sexual, que estão a marcar o mundo do cinema, da música e da moda. Numa entrevista, o diretor criativo da Chanel e da Fendi declarou mesmo que estava farto do #MeToo, o movimento usado para denunciar estes casos de abusos por todo o mundo.

    SIC

  • Viagem de balão para ver as cerejeiras em flor
    14:27
  • Portugal compromete-se a enviar profissionais de saúde para África
    2:39
  • EUA acusam Síria de tentar apagar provas de alegado ataque químico em Douma
    1:28
  • Já pode escolher uma morte amiga do ambiente

    Mundo

    Preocupa-se com o ambiente? Recicla? Prefere andar a pé ou partilhar transportes? Então saiba que a partir de agora a morte também pode ser amiga do ambiente. Desde caixões degradáveis de vime a cremação líquida, já é possível diminuir o impacto ambiental da morte.

    SIC

  • Karlie Kloss, o "anjo" que quer ensinar raparigas a programar
    2:59