sicnot

Perfil

País

Salgado não foi notificado de qualquer decisão sobre pensão

A defesa do ex-presidente do BES disse hoje que Ricardo Salgado não foi notificado de qualquer decisão sobre a sua pensão, nem pelas autoridades de supervisão nem pelo Novo Banco, a quem cabe o pagamento da prestação.

(Arquivo)

(Arquivo)

Lusa

"O dr. Ricardo Salgado não foi notificado de qualquer decisão da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões ou do Novo Banco, S.A. relativamente à sua pensão ou de qualquer outro ex-administrador do BES", afirmou em comunicado o seu advogado, Francisco Proença de Carvalho.

A nota de imprensa hoje divulgada considera ainda que as notícias que têm surgido sobre a pensão do ex-presidente do BES são "inaceitáveis e populistas tentativas de condicionamento de importantes decisões judiciais", que acontecem precisamente quando a Justiça está a reavaliar as medidas de coação a que o ex-banqueiro está sujeito.

Ricardo Salgado está em prisão domiciliária desde 24 de julho, no âmbito do processo "Universo Espírito Santo".

"Por respeito aos tribunais e porque o processo está em segredo de justiça, a defesa do dr. Ricardo Salgado manterá o seu comportamento de manifestar apenas no processo judicial a sua posição sobre as matérias em discussão. E adota este comportamento porque acredita que os agentes judiciais são imunes a pressões mediáticas e aplicarão, apenas e só, a lei", termina o comunicado.

Esta quarta-feira, a TVI noticiou que antigo líder do Banco Espírito Santo (BES) vai passar a receber uma pensão mensal de 90 mil euros, cerca do triplo do que vinha recebendo (29 mil euros), depois da anulação de uma decisão do ano passado de Vítor Bento, quando era presidente do Novo Banco, em que limitou as pensões de antigos gestores.

A Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF) considerou na quinta-feira que compete à sociedade gestora do Fundo de Pensões BES a decisão de pagar ou não a totalidade da reforma aos seus pensionistas, designadamente a Ricardo Salgado.

Lusa

  • Dois em cada três idosos em Portugal são sedentários

    País

    É a camada da população mais inativa e com comportamentos que revelam um estilo de vida menos saudável, segundo um estudo divulgado hoje, que analisou os dados de mais de 10.600 portugueses representativos da população, entre os quais mais de 2.300 pessoas com mais de 65 anos.

  • "Michel Temer nunca teve vergonha, não tem cara de pessoa de bem"
    3:04

    Opinião

    Miguel Sousa Tavares analisou no habitual espaço de comentário do Jornal da Noite  da SIC, o escândalo com o Presidente do Brasil, Michael Temer. O comentador diz que já era previsível que Temer fosse apanhado com "o pé na poça" e afirma que o Presidente brasileiro nunca teve qualquer tipo de vergonha. Miguel Sousa Tavares fez ainda referência ao facto de Dilma Rousseff ser, entre todos os políticos brasileiros, a única que não tem processos contra ela.

    Miguel Sousa Tavares

  • O que muda com a saída do Procedimento por Défice Excessivo?
    2:10
  • Julgamento do caso BPN deverá terminar quarta-feira
    4:38

    Economia

    O acórdão do processo principal do BPN vai ser tornado público esta quarta-feira, depois de quase sete anos de audições. O rosto principal é o de José Oliveira Costa mas há outros 14 arguidos sentados no banco dos réus.

  • Marcelo opta pelo silêncio sobre a eutanásia
    1:09

    Eutanásia

    Marcelo Rebelo de Sousa diz que só tomará uma posição sobre a eutanásia quando o diploma chegar a Belém. O chefe de Estado garante que vai ficar em silêncio, para não condicionar o debate e também "para ficar de mãos livres para decidir".