sicnot

Perfil

País

Partido Livre acredita em acordo de esquerda "forte o suficiente para garantir mandato duradouro"

O partido Livre acredita que o ainda desconhecido acordo entre as forças de esquerda para um novo governo será "forte o suficiente para garantir um mandato duradouro", mostrando-se disponível para ajudar os partidos.

O líder do partido Livre/Tempo de vançar, Rui Tavares (em pé, à direita).

O líder do partido Livre/Tempo de vançar, Rui Tavares (em pé, à direita).

Lusa

O Livre congratulou-se hoje com o anunciado acordo entre os partidos de esquerda e lembrou que "fazer pontes entre as diferentes forças da esquerda" sempre foi uma das mensagens defendidas pelo partido desde a sua fundação.

Numa declaração feita na sua página oficial de Facebook, o Livre "congratula-se com a confirmação de que o PS, BE, PCP e PEV conseguiram estabelecer um acordo para uma maioria parlamentar de apoio a um governo de esquerda".

O Livre acredita que, apesar de ainda não serem conhecidos os moldes exatos do acordo conseguido entre as forças de esquerda, "será certamente forte o suficiente para garantir um mandato duradouro".

No comunicado, acrescenta que "como tem sido a sua prática, o LIVRE continuará disponível para ajudar os restantes partidos na procura de soluções para o país e para a União Europeia. Esta disponibilidade será refletida num acompanhamento interventivo, construtivo e permanente da atividade parlamentar e governativa".

O partido considera que o entendimento agora alcançado vai "ao encontro de uma das mensagens apresentadas pelo partido desde a sua fundação: a necessidade de fazer pontes entre as diferentes forças de esquerda".

Para o Livre, "a confirmar-se a queda do atual governo (...) não resta ao Presidente da República outra hipótese que não seja a de convidar a força política que garantiu uma maioria no Parlamento, no caso o PS, a formar governo".

Durante o fim de semana, o líder do PS, António Costa, anunciou o fecho de acordos e uma moção de rejeição ao programa do governo de coligação PSD/CDS-PP enquanto o PCP anunciava a sua disponibilidade para apoiar o executivo socialista nos quatro anos de legislatura.

As eleições legislativas realizaram-se a 04 de outubro, tendo a coligação Portugal à Frente (PSD/CDS-PP) sido a mais votada, embora sem maioria absoluta. O novo governo liderado por Pedro Passos Coelho foi empossado pelo Presidente da República no dia 30 de outubro.

Os deputados da Assembleia da Republica começam hoje a discutir o programa do governo PSD/CDS-PP, tendo PS, BE,PCP e PEV anunciado a apresentação de moções de rejeição, que implicam a queda do executivo se forem aprovadas.

  • O que é a Taxa Social Única
    2:54

    Economia

    A TSU é uma conversa antiga entre governos, oposição e parceiros sociais. E nos últimos anos tem sido umas das principais moedas de troca, quer para subir salários quer para incentivar a contratação. Pedro Benevides explica o que é a TSU e de que forma está a dividir as opiniões no parlamento.

  • Salgado impedido de sair do país e de contactar outros arguidos
    1:21

    Operação Marquês

    O ex-presidente do BES, Ricardo Salgado, ficou esta quarta-feira impedido de se ausentar para o estrangeiro sem autorização prévia e proibido de contactar com os arguidos da Operação Marquês, determinou o Tribunal Central de Instrução Criminal. O jornalista da SIC Luís Garriapa esteve no TCIC, onde deu a conhecer as medidas de coação, depois de uma "longa maratona de nove horas".

  • Temperatura global de 2016 foi a mais alta desde 1880

    Mundo

    A temperatura média na superfície terrestre e oceânica em 2016 foi a mais alta desde 1880, no terceiro ano consecutivo de recordes do aquecimento global, anunciou esta quarta-feira a agência dos Estados Unidos para a atmosfera e os oceanos.

  • CIA desvenda segredos de quase 50 anos de História

    Mundo

    A CIA publicou online quase 12 milhões de documentos confidenciais. Basta uma ligação à Internet para navegar por entre 50 anos de relatórios outrora secretos. Entre os milhões de páginas, estão documentos sobre um eventual assassínio de Fidel Castro, detalhes sobre os crimes de guerra nazis, relatórios sobre avistamentos de OVNI e um estudo sobre telepatia denominado "Projeto Star Gate".

  • Cadela sobrevive após engolir faca de cozinha

    Mundo

    Na Escócia, uma história de sobrevivência, no mínimo, bicuda. Uma cadela engoliu uma faca de cozinha com mais de 20 centímetros, manteve-a dentro de si durante algumas semanas mas sobreviveu, depois de ser operada de urgência..