sicnot

Perfil

País

Recolha urgente de bens para refugiados em Lesbos promovida em Portugal e Espanha

Um grupo de voluntários, apoiados pela associação "Famílias Como as Nossas", está a promover, em Lisboa e no Porto, uma recolha urgente de bens destinados aos refugiados que afluem à ilha grega de Lesbos.

reuters

Roupa, calçado, artigos de higiene pessoal e para bebé estão entre os pedidos no âmbito da campanha "Vamos Aquecer Lesbos".

Trata-se de uma iniciativa humanitária comjunta de Portugal e Espanha, de acordo com a informação divulgada.

"Estamos a trabalhar com uma associação espanhola que vai mandar um contentor para a Grécia no dia 20, pelo que temos de fazer chegar os bens a Madrid até ao dia 16, devidamente triados e embalados", disse à agência Lusa Célia Pires, uma das voluntárias envolvidas na iniciativa.

Os artigos recolhidos seguem para Espanha num camião em caixas de cartão, pelo que o ideal é entregar os artigos já em caixas, mesmo que não estejam triados.

"Se não puderem trazer as caixas, recebemos da mesma forma, estamos a fazer este pedido porque temos dificuldade em arranjar tantas caixas, mas toda a ajuda que nos chegar é preciosa", afirmou a mesma fonte.

A organização desta iniciativa mantém contactos com as equipas que estão a trabalhar no terreno, no apoio aos milhares de refugiados que conseguem chegar à costa grega depois de atravessarem o Mediterrâneo em embarcações precárias e desprovidos de bens essenciais.

"As equipas que estão no terreno vão-nos dizendo o que é mais necessário", referiu Célia Pires.

As doações podem ser entregues até sexta-feira em Linda-a-Velha (Central Mensageiro), até sábado num armazém em Carnaxide ou até quinta-feira no Porto (Mensageiro).

A Grécia é a principal porta de entrada dos migrantes na Europa. Mais de 218 mil migrantes e refugiados atravessaram o Mediterrâneo para chegarem à Europa em outubro, dos quais 210 mil entraram na Grécia, principalmente na ilha de Lesbos, segundo o Alto Comissariado das Nações Unias para os Refugiados

  • Cinco mil trabalhadores da PT manifestaram-se em Lisboa
    3:55

    Economia

    Perto de cinco mil trabalhadores da PT manifestaram-se esta sexta-feira, em Lisboa. Os números são avançados pelos sindicatos. Os trabalhadores contestam a transferência de funcionários para empresas parceiras da Altice e outras empresas do grupo, sem as mesmas garantias e direitos. A Altice garante que as transferências são legais mas alguns funcionários já levaram o caso a tribunal.

  • Uma viagem aérea pela Lagoa Negra
    1:02
  • Videovigilância regista impacto de sismo na Grécia

    Mundo

    Um sismo de magnitude 6.7 atingiu na quinta-feira o mar Egeu e causou pelo menos dois mortos e mais de 200 feridos. O momento e o impacto causado pelo abalo foram registados através de uma câmara de videovigilância de um café, na ilha grega de Kos, um dos locais mais afetados.

  • A sátira a Sean Spicer no Saturday Night Live
    1:36

    Mundo

    O estilo de Sean Spicer foi controverso desde o início. A relação conflituosa do ex-assessor da Casa Branca com os jornalistas foi muitas vezes satirizada na comunicação social. Um exemplo é um momento do Saturday Night Live, protagonizado pela atriz Meliissa McCarthy.

  • Músico indiano toca guitarra durante cirurgia ao cérebro

    Mundo

    Abhishek Prasad foi submetido a uma cirurgia ao cérebro esta quinta-feira, num hospital na cidade indiana de Bangalore, após anos e anos a sofrer de dolorosos espasmos nas mãos. O insólito do caso foi que o músico indiano teve de tocar guitarra para ajudar os médicos durante a intervenção cirúrgica.