sicnot

Perfil

País

Temperaturas em 2015 vão superar em um grau os níveis pré-industriais

As temperaturas médias globais na superfície terrestre em 2015 vão superar, pela primeira vez, em um grau celsius os níveis verificados na era pré-industrial, segundo uma previsão do Instituto Meteorológico britânico (Met Office) hoje divulgada.

LUSA

A entidade referiu que dados recolhidos entre janeiro e setembro deste ano anteveem uma temperatura média global superior em 1,02 graus celsius aos valores registados no período pré-industrial (1850-1900).

Se as temperaturas permanecerem como previsto, 2015 será o primeiro ano a transpor este limite.

"Isto representa um importante indicador como o planeta continua a aquecer devido à influência humana", referiu o Met Office, num comunicado.

Para Stephen Belcher, director do Met Office Hadley Centre, esta nova informação também deve ser interpretada em função dos fenómenos naturais que atingem o planeta.

"Vimos um forte El Niño [fenómeno climático cíclico] a desenvolver este ano no Pacífico tropical e isso terá tido algum impacto sobre a temperatura global deste ano", referiu o especialista.

"Tivemos fenómenos naturais semelhantes no passado, mas esta é a primeira vez que vamos atingir a meta de um grau celsius e é claro que é a influência humana que está a encaminhar o nosso atual clima para um território desconhecido", acrescentou Stephen Belcher.

A informação do Met Office é divulgada a menos de um mês da realização em Paris da Cimeira do Clima da ONU (COP21).

A COP21, que começa a 30 de novembro e se prolonga até 11 de dezembro, tem como objetivo conseguir um acordo internacional que limite as emissões de gases com efeito de estufa para conter o aumento da temperatura global nos dois graus celsius durante este século.

Lusa

  • Proteção Civil desmobiliza meios em Setúbal

    País

    A Proteção Civil vai começar a desmobilizar, hoje à tarde, meios de combate ao incêndio que deflagrou na terça-feira em Setúbal e que já está em fase de rescaldo, disse à agência Lusa o vereador da Proteção Civil Municipal.

  • Marcelo lembra ditadura para deixar elogios à liberdade de imprensa e separação de poderes
    0:29
  • Portugal condenado por decisão "discriminatória e preconceituosa"
    1:19

    País

    Portugal voltou a ser condenado pelo Tribunal Europeu dos Direitos do Homem, desta vez por causa de uma decisão discriminatória e preconceituosa. Trata-se do caso da mulher a quem o Supremo Tribunal Administrativo baixou o valor de uma indemnização por negligência médica. Entre os vários argumentos usados, os juízes portugueses consideraram que a sexualidade é menos importante quando se tem 50 anos e dois filhos.

  • "Lancei um tema que os portugueses há muito queriam discutir"
    11:26

    País

    O candidato do PSD à Câmara Municipal de Loures, André Ventura, foi entrevistado esta terça-feira na Edição da Noite da SIC Notícias. Em análise, a polémica em torno das declarações do candidato sobre a comunidade cigana.

    Entrevista SIC Notícias

  • Rajoy nega conhecimento de financiamentos ilegais no PP

    Mundo

    O primeiro-ministro espanhol negou hoje ter conhecimento de um esquema ilegal de financiamento, que envolve vários responsáveis do Partido Popular (PP, direita), que lidera. Durante uma audição no tribunal, Mariano Rajoy garantiu ainda que não aceitou nenhum pagamento ilícito.