sicnot

Perfil

País

Temperaturas em 2015 vão superar em um grau os níveis pré-industriais

As temperaturas médias globais na superfície terrestre em 2015 vão superar, pela primeira vez, em um grau celsius os níveis verificados na era pré-industrial, segundo uma previsão do Instituto Meteorológico britânico (Met Office) hoje divulgada.

LUSA

A entidade referiu que dados recolhidos entre janeiro e setembro deste ano anteveem uma temperatura média global superior em 1,02 graus celsius aos valores registados no período pré-industrial (1850-1900).

Se as temperaturas permanecerem como previsto, 2015 será o primeiro ano a transpor este limite.

"Isto representa um importante indicador como o planeta continua a aquecer devido à influência humana", referiu o Met Office, num comunicado.

Para Stephen Belcher, director do Met Office Hadley Centre, esta nova informação também deve ser interpretada em função dos fenómenos naturais que atingem o planeta.

"Vimos um forte El Niño [fenómeno climático cíclico] a desenvolver este ano no Pacífico tropical e isso terá tido algum impacto sobre a temperatura global deste ano", referiu o especialista.

"Tivemos fenómenos naturais semelhantes no passado, mas esta é a primeira vez que vamos atingir a meta de um grau celsius e é claro que é a influência humana que está a encaminhar o nosso atual clima para um território desconhecido", acrescentou Stephen Belcher.

A informação do Met Office é divulgada a menos de um mês da realização em Paris da Cimeira do Clima da ONU (COP21).

A COP21, que começa a 30 de novembro e se prolonga até 11 de dezembro, tem como objetivo conseguir um acordo internacional que limite as emissões de gases com efeito de estufa para conter o aumento da temperatura global nos dois graus celsius durante este século.

Lusa

  • Pescador desaparecido no rio Minho, em Alvaredo, Melgaço

    País

    O pescador desapareceu na noite deste sábado no rio Minho, em Alvaredo, no concelho de Melgaço, distrito de Viana do Castelo. Segundo a Autoridade Nacional de Proteção Civil estão envolvidos nas buscas 15 operacionais e quatro viaturas.

  • Portugal vai testar capacidade de resposta a ciberataque
    0:22

    País

    O exercício está marcado para os dias 09 e 10 de maio e é o primeiro a nível nacional a testar um ciberataque em Portugal. O teste é organizado pelo Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS) para apurar "o "grau de preparação" das várias entidades públicas e privadas, mas já conclusões a ter em conta. Segundo o coordenador do CNCS, Pedro Veiga confirma-se tendência para os ataques serem cada vez mais sofisticados e é preciso alertar a população para o que publicam na internet e se pode colocar em risco a privacidade e a segurança.

  • Mont-Saint-Michel evacuado "por precaução"

    Mundo

    O monumento do Monte Saint-Michel, no oeste de França, foi evacuado hoje de manhã "por precaução", tendo sido retirados os turistas e habitantes devido à presença de um suspeito que ameaçou as forças da ordem, anunciou a polícia francesa.

  • As suspeitas que recaem sobre Ricardo Salgado e Manuel Pinho
    2:00