sicnot

Perfil

País

Chefe de serviço da Segurança Social e familiar detidos

notícia sic

A Polícia Judiciária e o Ministério Público estão a fazer buscas no edifício da Segurança Social em Lisboa. Em causa estarão crimes de corrupção e falsificação de documentos. Duas pessoas já foram detidas, um é chefe do Departamento de Remunerações do Centro Distrital da Segurança Social de Lisboa. Seria ele a cabeça de um esquema que terá lesado o Estado em muitos milhares de euros. O outro detido é um familiar seu, suspeito de angariar clientes para o esquema fraudulento.

(Arquivo)

(Arquivo)

O Ministério Público acredita que a troco de dinheiro, os suspeitos anulavam dívidas particulares e de empresas da construção civil à Segurança Social. Os arguidos terão adulterado também os cálculos para aumentar reformas e atribuir indevidamente subsídios de desemprego.

Além das buscas ao Centro Distrital da Segurança Social em Lisboa, a Judiciária e o Ministério Público estiveram também em seis residências e três empresas. Em causa estarão crimes de corrupção, falsificação de documentos e falsidade informática.

A SIC sabe que até ao momento foram constituídos 10 arguidos, entre pessoas singulares e coletivas.

  • Coreia do Norte foi "isolada à força"

    Mundo

    O empresário espanhol León Smit, que organiza visitas à Coreia do Norte, diz que o país foi "isolado à força", sendo "muito difícil" estabelecer relações comerciais com Pyongyang, sob o regime de Kim Jong-un.

  • Fuga de Vale de Judeus em junho de 1975 no Perdidos e Achados
    0:36

    Perdidos e Achados

    Prisão Vale de Judeus, final de tarde de domingo, dia 29 de junho de 1975. O plano da fuga terá sido desenhado por uma vintena de homens. Serrada a presiana metálica era preciso passar, para fora do edifício, as cabeceiras dos beliches onde os presos dormiam. Ao longo de cerca de uma hora 89 detidos, agentes da PIDE/DGS, a Polícia Internacional e de Defesa do Estado português extinta depois da revolução de 1974, fogem do estabelecimento prisional.

    Segunda-feira no Jornal da Noite