sicnot

Perfil

País

Chefe de serviço da Segurança Social e familiar detidos

notícia sic

A Polícia Judiciária e o Ministério Público estão a fazer buscas no edifício da Segurança Social em Lisboa. Em causa estarão crimes de corrupção e falsificação de documentos. Duas pessoas já foram detidas, um é chefe do Departamento de Remunerações do Centro Distrital da Segurança Social de Lisboa. Seria ele a cabeça de um esquema que terá lesado o Estado em muitos milhares de euros. O outro detido é um familiar seu, suspeito de angariar clientes para o esquema fraudulento.

(Arquivo)

(Arquivo)

O Ministério Público acredita que a troco de dinheiro, os suspeitos anulavam dívidas particulares e de empresas da construção civil à Segurança Social. Os arguidos terão adulterado também os cálculos para aumentar reformas e atribuir indevidamente subsídios de desemprego.

Além das buscas ao Centro Distrital da Segurança Social em Lisboa, a Judiciária e o Ministério Público estiveram também em seis residências e três empresas. Em causa estarão crimes de corrupção, falsificação de documentos e falsidade informática.

A SIC sabe que até ao momento foram constituídos 10 arguidos, entre pessoas singulares e coletivas.

  • O fim do julgamento do caso BPN, seis anos depois
    2:26

    País

    O antigo presidente do BPN José Oliveira Costa tentou adiar o fim do julgamento principal do caso com um recurso para o Tribunal Constitucional. Apesar disso, a leitura do acórdão continua marcada para esta quarta-feira, quase seis anos e meio depois de os 15 arguidos se terem sentado pela primeira vez no banco dos réus.

  • José Oliveira Costa, o rosto do buraco financeiro do BPN
    3:04

    País

    José Oliveira Costa foi o homem forte do BPN durante 10 anos e tornou-se o rosto do gigantesco buraco financeiro. Manteve-se em silêncio durante todo o julgamento, mas falou aos deputados da comissão de inquérito, para negar qualquer envolvimento no escândalo que fez ruir o BPN.

  • Saída do Procedimento por Défice Excessivo marca debate no Parlamento
    1:40
  • Filhos tentam anular casamento de pai de 101 anos

    País

    O casamento de um homem de 101 anos com uma mulher com metade da idade, em Bragança, está a ser contestado judicialmente pelos filhos do idoso, que acusam aquela que era empregada da família de querer ser herdeira.