sicnot

Perfil

País

PCP solidário com luta travada por milhões de portugueses

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, manifestou hoje a sua solidariedade pela luta travada por milhões de portugueses e que permitiu a queda do Governo de coligação PSD/CDS.

MANUEL DE ALMEIDA

"Vim aqui transmitir uma grande saudação e também uma grande solidariedade com os trabalhadores portugueses que, de uma forma notável, persistente, determinou o que aconteceu ali dentro hoje", afirmou Jerónimo se Sousa, que esta tarde se juntou à manifestação da CGTP que decorreu em frente ao parlamento, em Lisboa.

O líder do PCP enalteceu "essa luta que foi travada por milhões de portugueses que tanto lutaram", apesar das dificuldades.

"Quando tantas vidas foram infernizadas e quando tudo convidada a desistir, foi essa luta a causa mais forte para determinar o que aconteceu hoje na Assembleia da República", reforçou Jerónimo de Sousa.

A moção de rejeição do PS ao Programa do XX Governo Constitucional foi hoje aprovada com 123 votos favoráveis de socialistas, BE, PCP, PEV e PAN, o que implica a demissão do executivo PSD/CDS-PP.

Também hoje, o PS assinou três acordos distintos com PCP, BE e PEV, destinados a construir uma solução política alternativa ao Governo PSD/CDS-PP, cujo programa foi rejeitado na Assembleia da República.

Lusa

  • Jovens adoptados e filha do líder da IURD com versões diferentes dos acontecimentos
    4:06

    País

    Os jovens adoptados e a filha do bispo Edir Macedo, que alegadamente os adoptou, têm versões diferentes sobre o que aconteceu. Vera e Luís Katz garantem que foram adoptados por uma família norte-americana, com que viveram até aos 20 anos. Viviane Freitas, filha do líder da Igreja Universal do Reino de Deus, conta que foi mãe das crianças durante três anos, apesar de lhe ter sido negada a adopção.

  • Cabecilha da seita Verdade Celestial é "mentiroso, egocêntrico e psicótico"
    2:22

    País

    O cabecilha da seita "Verdade Celestial" foi condenado a 23 anos de pena de prisão por abusos sexuais de crianças e adolescentes. O juiz diz que o cabecilha do grupo era mentiroso patológico, egocêntrico, impulsivo e com personalidade psicótica. Dos oito acusados, duas mulheres foram absolvidas e seis arguidos foram condenados a penas efetivas. A rede de abusadores foi desmantelada há dois anos, numa quinta de Palmela.

  • Mau tempo obriga ao cancelamento de centenas de voos na Europa
    1:21
  • Antigos quadros da Facebook declaram-se preocupados com efeitos da rede social

    Mundo

    Alguns dos antigos quadros da empresa Facebook estão a começar a exprimir sérias dúvidas sobre a rede social que ajudaram a criar, foi noticiado. A Facebook explora "uma vulnerabilidade na psicologia humana" para criar dependência entre os seus utilizadores, afirmou o primeiro presidente da empresa, Sean Parker, num fórum público.