sicnot

Perfil

País

Socialistas Europeus instam Cavaco Silva a indigitar António Costa

O Partido Socialista Europeu (PSE) congratulou-se hoje com "o acordo histórico" entre os partidos políticos portugueses de esquerda e exortou o Presidente da República a dar ao PS um mandato para formar Governo.

António Costa, Secretário-geral do Partido Socialista (PS).

António Costa, Secretário-geral do Partido Socialista (PS).

MIGUEL A. LOPES

Os Socialistas Europeus assinalam que, nas eleições legislativas de 04 de outubro passado, "uma vasta maioria dos portugueses deram uma vantagem decisiva aos partidos de esquerda, mas o Presidente português, Cavaco Silva, preferiu dar à coligação conservadora minoritária o direito de formar Governo", tendo o seu programa sido hoje "obviamente rejeitado" no parlamento.

"Após quatro anos de austeridade, é agora altura de dar uma hipótese a um governo progressista. Instamos Cavaco Silva a ouvir a voz do povo e a dar um mandato ao Partido Socialista -- apoiado pelos partidos de esquerda -- para formar um Governo que possa dar estabilidade e crescimento a Portugal", conclui o comunicado divulgado hoje ao início da noite pelo PSE.

A moção de rejeição do PS ao Programa de Governo foi hoje aprovada na Assembleia da República com 123 votos favoráveis de socialistas, BE, PCP, PEV e PAN, o que implica a demissão do executivo PSD/CDS-PP.

Lusa

  • António Costa insiste que o acordo com a esquerda é sério
    2:29

    Novo Governo

    No final do debate desta tarde, António Costa insistiu que o acordo com a esquerda é sério. O secretário-geral do PS disse que aguarda serenamente a decisão do Presidente da República e garantiu que vai apresentar uma solução estável que assegura os compromissos internacionais de Portugal.

  • Acordos da esquerda assinados

    Novo Governo

    Estão assinados os acordos entre o PS, PCP, Bloco de Esquerda e PEV. A assinatura dos três documentos decorreu em privado, pelas 13:45, na interrupção para almoço do debate do Programa de Governo, no Parlamento. Os textos já foram publicados, António Costa divulgou entretanto no Facebook as fotos do momento.

  • Os números das eleições francesas
    0:50

    Eleições França 2017

    Os resultados definitivos mostram que Emmanuel Macron obteve 24% dos votos, na primeira volta das eleições francesas. Ficou quase três pontos à frente de Marine Le Pen, que conseguiu 21,3%. Os números oficiais, publicados pelo Ministério do Interior, dão ainda conta da taxa de abstenção: 22,2%, um ligeiro aumento face à primeira volta das presidenciais de 2012.

  • Estarão os portugueses a consumir vitamina D em excesso? 
    6:44
  • Investigadores criam nanovacina contra diferentes cancros

    Mundo

    Investigadores da Universidade do Texas, nos Estados Unidos, desenvolveram uma nanovacina (vacina administrada através de partículas microscópicas) contra diferentes cancros, como o da pele, do cólon e do reto, numa experiência com ratos, revela um estudo publicado esta segunda-feira.