Exoplaneta rochoso com atmosfera detetado perto do Sistema Solar

Uma equipa internacional, que integra o investigador Nuno Cardoso Santos, do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA), Porto, anunciou esta quarta-feira na revista Nature a descoberta do exoplaneta GJ 1132b, que os investigadores julgam ser semelhante a Vénus.

O planeta rochoso com atmosfera foi detetado na "vizinhança" do Sistema Solar, a 39,14 anos-luz de distância.

Dana Berry / AP

Um exoplaneta é um planeta que orbita uma estrela que não seja o Sol e, desta forma, pertence a um sistema planetário distinto do nosso.

De acordo com os investigadores, o planeta GJ 1132b recebe 19 vezes mais radiação da sua estrela que a Terra recebe do Sol, mas a estrela GJ 1132 é uma anã vermelha (também designada anã M), com 20% do tamanho do Sol, e por isso calcula-se que a temperatura do planeta estará apenas entre 135 graus Celsius (C) e 305º C. Esta temperatura é muito mais baixa do que a de qualquer outro exoplaneta rochoso conhecido.

"Apesar de a temperatura ser demasiado elevada para que exista água líquida no planeta, permite ainda a presença de uma atmosfera. Devido à sua proximidade, se existir uma atmosfera, será possível para telescópios atuais e da próxima geração (como o telescópio espacial James Webb, ou o E-ELT do ESO), observarem e caracterizarem a atmosfera deste planeta", salienta a equipa.

Desta forma "será possível saber a influência que as forças de maré e a intensa atividade estelar das anãs vermelhas têm sobre a evolução de atmosferas do tipo terrestre, algo que terá impacto a longo prazo na procura de vida em planetas que orbitam este tipo de estrelas", sublinha.

No artigo "A rocky planet transiting a nearby low-mass star", da revista Nature, os investigadores esclarecem que "o GJ 1132b foi descoberto através do método dos trânsitos (medição da diminuição da luz de uma estrela, provocada pela passagem de um exoplaneta à frente dessa estrela), com observações do observatório MEarth-South".

Desta forma, a equipa determinou o diâmetro do planeta, que mais tarde foi confirmado com observações do TRAPPIST (telescópio robótico belga dedicado à deteção e caracterização de exoplanetas) e do PISCO (instrumento multibanda instalado no Magellan Clay Telescope, no Chile).

Para determinar a massa do planeta, que em conjunto com o diâmetro permite calcular a densidade e com isso determinar a sua composição rochosa, a equipa aplicou "o método das velocidades radiais a observações efetuadas com o espetrógrafo HARPS (ESO)".

Em comunicado enviado à Lusa, Nuno Santos (IA e Universidade do Porto) afirma que "esta descoberta mostra a importância de ter a capacidade para complementar observações de trânsitos com medidas de velocidades radiais, uma complementaridade que será fundamental para o sucesso de missões futuras como o PLATO2.0, da ESA".

Todas estas observações permitiram determinar que o planeta tem 1,6 vezes a massa e 1,2 vezes o diâmetro da Terra, e orbita a sua estrela em apenas 1,6 dias, a uma distância de 2,25 milhões de quilómetros (por comparação, Mercúrio orbita o Sol a cerca de 55 milhões de quilómetros).

Dada a sua proximidade, "este planeta será um alvo favorito dos astrónomos durante anos", acrescenta o primeiro autor do artigo, Zachory Berta-Thompson, do Massachusetts Institute of Technology (MIT).

O Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA) é considerado a maior unidade de investigação na área das Ciências do Espaço em Portugal, englobando a maioria da produção científica nacional na área. Foi avaliado como "Excelente" na última avaliação que a Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) encomendou à European Science Foundation (ESF).

• NASA anuncia descoberta de "primo mais velho da Terra"

A NASA anunciou hoje que descobriu um planeta semelhante à Terra que orbita em volta de uma estrela parecida com o Sol, à mesma distância. A conclusão foi obtida graças às observações feitas pelo telescópio Kepler e o exoplaneta batizado Kepler 452b.

• Prisão preventiva para marroquino suspeito de apoiar o Daesh

O juiz do Tribunal Central de Instrução Criminal impôs esta quinta-feira prisão preventiva ao cidadão marroquino, detido na Alemanha e entregue a Portugal, suspeito de adesão e apoio ao grupo extremista Daesh e recrutamento e financiamento ao terrorismo.

• "A isto chama-se pura hipocrisia"

Caso CGD

Pedro Passos Coelho classifica a atuação do Governo na gestão da Caixa Geral de Depósitos como um "manual de cinismo político insuportável", declarações feitas pelo líder do PSD durante a reunião do Conselho Nacional em Lisboa.

• O momento em que Trump quis ser um camionista

O Presidente norte-americano Donald Trump reuniu-se esta quinta-feira com representantes da indústria de camionagem. Não é apenas do encontro que lhe falamos, mas principalmente da invulgar receção feita por Trump, que entrou para um camião, fingiu que o conduzia e buzinou... em pleno jardim da Casa Branca.

• FBI investiga possível campanha de espiões russos contra Hillary

A suspeita de ligação entre a equipa de Donald Trump e operacionais russos está a aumentar. A CNN diz que a equipa do Presidente do Estados Unidos da América se coordenou com os russos para atingir Hillary Clinton. O FBI está a investigar registos telefónicos, de viagens, relatórios e transações para offshores.

• Mais de 20 milhões estão a morrer à fome em África

África enfrenta a maior crise desde 1945, com mais de 20 milhões de pessoas a morrer de fome em três países, Sudão do Sul, Somália e Nigéria, disse esta quinta-feira um responsável do Programa Alimentar Mundial das Nações Unidas.

• Jovem violada em direto no Facebook não se sente em segurança

A jovem de 15 anos que foi abusada sexualmente por cinco ou seis homens durante um vídeo em direto para o Facebook está a receber tratamento. A mãe da jovem deu uma entrevista, na qual disse que a filha já não se sente em segurança na sua vizinhança, depois de receber ameaças na internet.

• Menina "rouba" chapéu ao Papa

Estella Westrick tem apenas três anos, mas já conseguiu chegar aos jornais de todo o mundo, depois de "roubar" o chapéu do Papa. Durante uma visita da família na quarta-feira ao Vaticano, a criança - que não parece estar muito contente no vídeo - foi pegada ao colo por um dos funcionários do Vaticano, que a levou depois até ao Papa. Nesta altura, Estella aproveitou para tirar o solidéu episcopal, arrancando gargalhadas de toda a gente, especialmente do Papa Francisco.

• O edifício mais longo do mundo

Se pensa que já viu tudo em relação aos edifícios mais longos e complexos do mundo, pense duas vezes. O edifício mais longo do mundo pode estar prestes a chegar e promete fazer de Nova Iorque uma cidade ainda mais atrativa.