sicnot

Perfil

País

PJ investiga fogo em contentor de lixo que alastrou à sede distrital do PS Porto

Um incêndio num contentor do lixo alastrou hoje de madrugada ao átrio da sede da Federação Distrital do Porto do Partido Socialista (PS) e a Polícia Judiciária foi chamada a investigar por se supor que houve "mão criminosa", disse fonte da PSP.

"Alguém ateou fogo a um contentor do lixo junto da Federação Distrital do PS do Porto, na rua de Santa Isabel, que acabou por alastrar ao átrio da entrada da Federação. Por haver suspeita de mão criminosa foi contactado o piquete da Polícia Judiciária", disse à Lusa fonte da PSP.

Além desta polícia, estiveram no local os Bombeiros Sapadores do Porto, que receberam o alerta de incêndio às 03:40.

Contactado pela Lusa, o presidente da Federação Distrital do Porto do PS, José Luís Carneiro, disse que vai aguardar "serenamente" pelos resultados da investigação.

"Temos de aguardar serenamente pela investigação em curso, por forma a podermos concluir sobre as motivações de um ato que se traduziu na destruição de diverso património material do PS", declarou o líder da distrital socialista do Porto e deputado na Assembleia da República.

Os factos, afirmou ainda, "estão a ser investigados pela polícia e não podemos, de bom juízo, estabelecer imediata e diretamente um nexo de causalidade entre os acontecimentos políticos do dia de ontem [terça-feira] e os factos que se traduziram num ato de vandalismo efetuado na sede da Federação Distrital do Porto do PS".

O dia de terça-feira foi marcado politicamente pela aprovação, no Parlamento, de uma moção de rejeição do PS ao Programa do XX Governo Constitucional, o que implica a demissão do executivo PSD/CDS-PP.

Outra fonte ligada ao PS Porto explicou, entretanto, que o incêndio no contentor a arder junto à porta da sede provocou vários danos materiais, designadamente os vidros que estoiraram.

Lusa

  • Salgado impedido de sair do país e de contactar outros arguidos
    1:21

    Operação Marquês

    O ex-presidente do BES, Ricardo Salgado, ficou esta quarta-feira impedido de se ausentar para o estrangeiro sem autorização prévia e proibido de contactar com os arguidos da Operação Marquês, determinou o Tribunal Central de Instrução Criminal. O jornalista da SIC Luís Garriapa esteve no TCIC, onde deu a conhecer as medidas de coação, depois de uma "longa maratona de nove horas".

  • Temperatura global de 2016 foi a mais alta desde 1880

    Mundo

    A temperatura média na superfície terrestre e oceânica em 2016 foi a mais alta desde 1880, no terceiro ano consecutivo de recordes do aquecimento global, anunciou esta quarta-feira a agência dos Estados Unidos para a atmosfera e os oceanos.

  • CIA desvenda segredos de quase 50 anos de História

    Mundo

    A CIA publicou online quase 12 milhões de documentos confidenciais. Basta uma ligação à Internet para navegar por entre 50 anos de relatórios outrora secretos. Entre os milhões de páginas, estão documentos sobre um eventual assassínio de Fidel Castro, detalhes sobre os crimes de guerra nazis, relatórios sobre avistamentos de OVNI e um estudo sobre telepatia denominado "Projeto Star Gate".

  • Cadela sobrevive após engolir faca de cozinha

    Mundo

    Na Escócia, uma história de sobrevivência, no mínimo, bicuda. Uma cadela engoliu uma faca de cozinha com mais de 20 centímetros, manteve-a dentro de si durante algumas semanas mas sobreviveu, depois de ser operada de urgência..