sicnot

Perfil

País

Medidas que limitam circulação de "tuk tuk" em Lisboa em vigor na próxima semana

A Câmara de Lisboa informou hoje que as medidas que limitam a circulação de veículos de animação turística nas freguesias da Estrela, Misericórdia, Santo António, Santa Maria Maior e São Vicente devem entrar em vigor na próxima semana.

ESTELA SILVA

Segundo informação transmitida à Lusa por fonte oficial da autarquia, também nessa altura será divulgada a lista das ruas onde a circulação deste tipo de veículos estará proibida e colocada a respetiva sinalética.

Num despacho publicado em boletim municipal no final de novembro, o presidente do município, Fernando Medina (PS), determinou que fossem desenvolvidas "diligências com vista à colocação [...] de sinalética de proibição de acesso e consequente circulação dos veículos" turísticos em "áreas que causem mais perturbações nas freguesias da Estrela, Misericórdia, Santo António, Santa Maria Maior e São Vicente".

Em causa estão veículos ligeiros, motociclos, quadriciclos, triciclos ou ciclomotores de animação turística, entre os quais os minicarros "tuk tuk".

Paralelamente, Medina exigiu sinalização nos locais destas freguesias onde os carros turísticos poderão circular, mas apenas entre 09:00 e as 21:00.

O autarca encarregou também a Unidade de Coordenação Territorial, em articulação com a Direção Municipal de Mobilidade e Transportes, de proceder, no prazo de 15 dias, à "criação, no terreno, de bolsas de estacionamento".

Ao todo, serão criados 116 lugares de paragem para serviços turísticos que não utilizem veículos pesados.

Na mesma informação, Medina explicou que está "em preparação um novo regulamento que [...] permitirá instituir novas regras relativas ao exercício da atividade".

Enquanto isso, "importa assegurar a tomada de [...] medidas que garantam melhor convivência entre a atividade destas empresas e a vivência urbana dos demais cidadãos".

Em declarações à Lusa, o presidente da Junta de Santa Maria Maior, Miguel Coelho (PS), vincou não querer "o fim dos 'tuk tuk'", mas admitiu esperar que "nas zonas onde não faz sentido circularem, eles não circulem, para benefício dos residentes".

O responsável indicou ter proposto à Câmara que estes veículos não circulem em Alfama, no Castelo (à exceção dos carros elétricos na Costa do Castelo) e na Mouraria.

Já na Misericórdia, a Junta sugeriu que a interdição abrangesse "praticamente todas as ruas", exceto a zona ribeirinha, Calçada do Combro e Rua do Alecrim, segundo Carla Madeira (PS).

A autarca considerou que estas medidas vão "promover uma maior qualidade de vida dos moradores, que têm sido fustigados. Já lhes basta o barulho dos bares".

Vasco Morgado (PSD), da Junta de Santo António, indicou que ali apenas haverá limitação de horários, sem proibição de circulação, "porque eles [operadores turísticos] não fazem visitas guiadas nesta zona, apenas a atravessam para ir para outras".

Ainda assim, sustentou que estas medidas "vêm tarde".

Por seu turno, o autarca da Estrela, Luís Newton (PSD), defendeu que "era importante que estas licenças [de veículos turísticos] saíssem da competência do Governo para as câmaras", para haver um maior controlo, e adiantou querer impedir o acesso destes operadores ao bairro da Madragoa.

´Lusa

  •  Câmara de Lisboa limita acessos aos Tuk Tuk
    2:33

    New Articles

    A Câmara Municipal de Lisboa vai limitar alguns acessos aos Tuk Tuk, nomeadamente em algumas zonas históricas. Com isto, a autarquia pretende criar um equilíbrio entre os direitos de quem vive em Lisboa e dos turistas que visitam a cidade. Além desta medida serão, também, criados 110 locais de estacionamento distribuídos por 23 localizações.

  • Alfama e Mouraria limitam acesso dos Tuk Tuk
    2:35

    País

    O número de Tuk Tuk que circula pela cidade de Lisboa não para de aumentar. E as queixas dos moradores dos bairros históricos também não. Para combater o incómodo causado por estes triciclos motorizados, a Junta de Freguesia dos bairros de Alfama e Mouraria colocou em várias ruas placas de sinalização que desaconselham a entrada dos Tuk Tuk.

  • Pablo Bravo: o chileno suspeito de um assalto milionário em Gaia
    6:01

    País

    As autoridades receiam um aumento da violência nos assaltos de redes sul-americanas em Portugal, à semelhança do que tem acontecido noutros países europeus. Pablo Bravo é um chileno com um longo cadastro criminal que, em Portugal, é suspeito de um assalto milionário a um hipermercado, em Gaia e, dias depois, foi detido em flagrante, em Paris, a tentar roubar uma loja de relógios de luxo.

    Notícia SIC

  • Obras para as novas instalações da SIC já começaram
    1:54

    País

    As obras do novo estúdio da SIC e SIC Notícias vão começar. A ampliação do edifício do grupo Impresa vai unir os funcionários do grupo num único espaço, com uma área de 750 metros. O Presidente da Câmara de Oeiras entregou esta terça-feira a licença de obra.

  • Cada vez mais pessoas viajam no Carnaval e Páscoa
    3:08

    Economia

    A procura de viagens na altura do Carnaval e Páscoa tem vindo a aumentar e vários destinos já estão esgotados já que muitas pessoas optam por tirar dias de férias nesta altura do ano. Em contagem decrescente, as agências de viagens não têm tido mãos a medir com promoções e ofertas para destinos variados e adequados a várias bolsas.

  • As crianças que estão a morrer à fome em África

    Mundo

    A UNICEF alertou esta terça-feira que a má nutrição aguda que afeta a Nigéria, Somália, Sudão do Sul e Iémen coloca este ano em "iminente" risco de morte 1,4 milhões de crianças devido à fome que existe naqueles países. São milhares de casos de um incessante desespero numa luta diária pela sobrevivência.

  • Mundo tornou-se "mais sombrio e mais instável" em 2016

    Mundo

    O mundo tornou-se em 2016 "um local mais sombrio e mais instável", devido ao agravamento de conflitos como a Síria e dos "discursos do ódio" na Europa e Estados Unidos, considerou hoje a Amnistia Internacional no seu relatório anual.

  • Semáforos no chão para os mais distraídos

    Mundo

    Na cidade holandesa de Bodegraven, está a ser testado um sistema de semáforos para quem usa o telemóvel na rua. Estes semáforos têm a forma de faixas, que são colocadas no chão, e a luz muda de cor consoante o trânsito, tal como os semáforos já existentes.

    André de Jesus

  • Carro "desgovernado" entra em loja e atropela cliente

    Mundo

    O cliente de um mini-mercado no condado de Bronx, em Nova Iorque, sobreviveu de forma incrível ao impacto de um automóvel que entrou loja adentro. Apesar da violência das imagens, o homem sobreviveu e conseguiu mesmo sair da loja pelo próprio pé até ser transportado para o hospital.

  • Bilhete de desculpas valeu uma bolsa de estudo

    Mundo

    Um jovem chinês ganhou uma bolsa de estudos no valor de 10 mil yuan (cerca de 1.380 euros), depois de danificar acidentalmente um carro de luxo. Isto, porque após os estragos, o jovem deixou um bilhete de desculpas ao dono, assim como todo o dinheiro que tinha com ele, como compensação.

  • Pulseira deixa sentir os movimentos do bebé ainda na barriga da mãe

    Mundo

    A pulseira Fibo permite que os futuros pais (ou mães) consigam sentir os seus filhos a dar pontapés ainda na barriga da mãe. Desenvolvida por um designer de joias da Dinamarca, a pulseira vai transmitir os movimentos do bebé no útero, de modo a que os pais possam partilhar essa experiência da gravidez.

  • Cães desfilam no Rio de Janeiro
    1:00

    Mundo

    O tradicional cortejo de Carnaval brasileiro só acontece daqui a uns dias, mas no Rio de Janeiro já há inúmeros desfiles pelas ruas. Na praia de Copacabana, os animais mascararam-se de humanos.