sicnot

Perfil

País

Portugal receberá 130 refugiados "brevemente"

O diretor da Agência Europeia para o Asilo (EASO), José Carreira, previu hoje que "130 refugiados vão chegar brevemente a Portugal", referindo que a chegada pode ocorrer "nas próximas semanas".

Lusa

Lusa

Pedro Nunes

À margem da cimeira euro-africana sobre migrações, em Malta, o responsável explicou ter sido junto da EASO que Portugal "manifestou a possibilidade para acolher imediatamente 130 pessoas" e que os refugiados chegados a Portugal estão ao abrigo do acolhimento de pessoas que estão fora da União Europeia.

Questionado sobre a demora em relação ao mecanismo de recolocação, dentro da União Europeia, José Carreia admitiu a possibilidade de "não existirem 130 migrantes disponíveis e identificados, que possam viajar ao fim de tarde ou amanhã de manhã ou depois".

"Mas creio que, nas próximas semanas isso se irá verificar", afirmou o responsável, recordando que o processo de recolocação avalia o encontro de vontades entre os migrantes em ir para determinados destinos e a disponibilidade em termos de números e datas dos países para receberem pessoas.

Os aspetos de segurança e familiares também são levados em conta, afirmou José Carreira.

Na semana passada, o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras disse à Lusa que o primeiro grupo de refugiados, composto por 30 pessoas, deve chegar a Portugal no final do mês.

Lusa

  • Coutinho e Neymar salvam Brasil já na compensação

    Mundial 2018 / Brasil

    O Brasil venceu a Costa Rica por 2-0 numa partida a contar para a 2ª jornada do grupo E do Mundial da Rússia. Contas feitas, o Brasil sobe para o primeiro lugar do grupo, com 4 pontos, seguido da Sérvia com 3 pontos. A Suíça (1 ponto) e a Costa Rica (0 pontos) ocupam, assim, os últimos lugares da tabela.

  • O choro intenso de Neymar explicado pelo próprio
    0:51
  • Moutinho e Raphael Guerreiro de "baixa", Fonte disponível "para tocar bombo"
    1:52
  • Mulher morre após ser mandada para casa pelo Centro Hospitalar do Oeste
    2:23

    País

    Uma mulher morreu depois de ter tido alta no Centro Hospitalar do Oeste. Há fortes suspeitas que tenha sido vítima de um diagnóstico mal feito por uma empresa de telemedicina. O Bastonário da Ordem dos Médicos quer avaliar todos os contratos do Estado com serviços de telemedicina e impedir que as empresas e os hospitais fujam às responsabilidades. Até agora ninguém foi responsabilizado, a família apresentou várias queixas e Entidade Reguladora da Saúde abriu um inquérito.

  • Antigo campeão nacional de Ori-BTT, de 19 anos, morreu em colisão com carro
    1:42

    País

    Um ciclista de 19 anos morreu e o pai ficou gravemente ferido, numa colisão com uma viatura que fazia uma inversão de marcha, em Loulé, na quarta-feira. Quando o acidente aconteceu, o jovem estava a treinar para um campeonato na Hungria, onde ia participar dentro de poucos dias. Duarte Lourenço, que chegou a ser campeão nacional de Ori-BTT, pertencia ao escalão de Juniores, devido à sua idade, mas por vontade própria fazia escalão Sénior.