sicnot

Perfil

País

Suspeitos de corrupção na Segurança Social detidos com caução

O chefe da Segurança Social que foi detido na terça-feira por suspeitas de corrupção vai ter de pagar uma caução de 30 mil euros para poder aguardar o julgamento em tribunal.

(Arquivo)

(Arquivo)

SIC

As medidas de coação, aplicadas pelo juiz de instrução criminal aos dois arguidos foram conhecidas esta quinta-feira. Após o interrogatório judicial, ambos ficaram indiciados pela prática de crimes de corrupção passiva para ato ilícito, falsidade informática, abuso de poder e peculato.

Além da caução, o responsável pela equipa de gestão de remunerações do Centro Distrital de Lisboa fica suspenso de funções, proibido de entrar nas instalações da Segurança Social e de contactar com funcionários da mesma instituição.

Ao segundo detido, familiar do funcionário e co-autor de parte dos crimes, foi imposta a proibição de contactos e de frequentar instalações da Segurança Social, a proibição de se ausentar para o estrangeiro e uma caução de 15 mil euros.

Os dois manipulavam dados do sistema informático a troco de dinheiro e outros benefícios. Assim, permitiam, de forma fraudulenta, o aumento de pensões de reforma e subsídios.

  • Ministro garante segurança nas escolas com uso de poliuretano
    0:52

    País

    O ministro da Educação garante que as escolas estão em segurança e que não há perigo com um material como o poliuretano. Tiago Brandão Rodrigues respondia, esta quarta-feira, a uma pergunta dos Verdes sobre a substituição de amianto nas escolas.

  • Estoril garante que estrutura da bancada não está em causa
    2:23

    Desporto

    O Laboratório Nacional de Engenharia Civil deverá emitir esta quinta-feira um parecer preliminar sobre a bancada norte do estádio do Estoril-Praia. O clube garante que a estrutura não está em causa e que, tal como a câmara de Cascais, aguarda por conclusões para uma edificação feita no vale da Amoreira.

  • Ronaldo estará mesmo de saída do Real Madrid
    2:01
  • Encontradas 86 pedras preciosas numa casa em Albufeira
    0:48
  • Polícia descobre arte de esconder 750 quilos de droga em ananases
    2:25
  • Moscovo só teve seis minutos de luz solar em dezembro

    Mundo

    Os portugueses estão tão habituados ao sol, que nunca imaginariam passar um mês inteiro sem ele. O fenómeno aconteceu na capital russa. Moscovo bateu o recorde em dezembro, quando passou o mês inteiro sem luz solar direta. As pessoas de Moscovo viram o sol apenas durante seis minutos e a espreitar timidamente por entre as nuvens.

  • A maior lua de Saturno tem nível do mar tal como a Terra

    Mundo

    Titã, a maior lua de Saturno, tem uma altura média da superfície do mar, tal como a Terra, revela um estudo divulgado esta quarta-feira, que se baseia em observações feitas pela sonda norte-americana Cassini, cuja missão terminou em setembro.